
Gestão Acadêmica
Como contratar professores para o ensino superior?
Veja todos os trâmites legais para entender como contratar professores para o ensino superior!
Leitura: 8 min
Em uma sala de aula de educação infantil e educação fundamental existem alguns pilares essenciais para o seu bom funcionamento. Um deles é o auxiliar de professor.
Esse profissional possui um papel muito importante na construção de um ambiente de aprendizado funcional e é uma peça-chave quando falamos de uma educação completa.
As instituições de ensino que investem nesse profissional podem contar com uma estrutura mais completa e se destacam diante da concorrência.
No texto de hoje, vamos abordar tudo que os diretores precisam saber antes de contratar um auxiliar de professor.
Vamos começar? Boa leitura!
O auxiliar de professor é um profissional que trabalha em colaboração com o professor titular, sendo ensinado e direcionado por ele para oferecer assistência e suporte aos alunos em sala de aula.
O auxiliar de professor existe para dar suporte direto nas atividades pedagógicas e administra o comportamento dos alunos, agindo como uma ferramenta de construção do aprendizado.
Para anunciar uma vaga de auxiliar de professor, é necessário ter bem alinhado em seu projeto quais as funções específicas desse profissional.
Trouxemos algumas delas para você saber o que observar em uma entrevista e, até mesmo – caso a sua escola já tenha algum auxiliar de professor – poder identificar se o seu colaborador está exercendo o trabalho da melhor forma.
Veja logo abaixo quais são as principais funções do Auxiliar de Professor:
A profissão do auxiliar de professor está regulamentada pela Lei de Diretrizes Educacionais, a LDB, que especifica que o auxiliar de professor deve possuir formação "em nível superior, admitindo-se, como formação mínima, a oferecida em nível médio, na modalidade normal".
Ou seja, é possível ser um auxiliar de professor com nível de formação médio, mas o ideal é que o profissional esteja, no mínimo, com um curso de licenciatura em andamento, caracterizando-se como estagiário.
É prática muito comum que a auxiliar de professor fique sozinha em um ou dois turnos com a turma, porém, existe um agravo dessa situação: muitas vezes, essa profissional exerce a função sem ter uma formação superior.
Isso é um problema porque, de acordo com a LDB 9.394/96, o ensino básico e fundamental deve ser exercido por profissional qualificado.
Por isso, o auxiliar de professor não necessariamente precisa de um diploma para exercer a função, mas para efetivamente assumir o ensino na sala de aula, a formação superior será pré-requisito.
Existem alguns indicadores que irão sinalizar a você, como diretor, que a sua precisa de uma auxiliar de professor. Trouxemos alguns deles para lhe ajudar a chegar a uma conclusão:
O número de crianças em sala de aula que pode justificar a contratação de um auxiliar de professor pode variar de acordo com o estado do Brasil.
Por exemplo: no caso do Distrito Federal, as portarias nº 38 e 117, de 2013, da Secretaria de Educação (SEDF), instituem que desde a creche até o maternal II, a presença do auxiliar de professor é obrigatória.
Além disso, também especifica que haverão dois a três profissionais, conforme a quantidade de crianças for aumentando.
Por isso, é importante verificar as decisões locais das Secretarias de Educação e adaptar a sua escola a elas.
Agora, vamos aprofundar um pouco mais esse assunto, olhando para o lado da parceria entre o professor titular e o auxiliar de professor. Continue lendo o nosso texto para ficar por dentro desse fator tão importante e também saber como contratar esse profissional.
Vamos continuando:
Imagina aqueles dias em que o titular não está com o melhor humor? O auxiliar pode animá-lo ou retirar dele alguma tarefa que naquele dia específico não seria muito bem feita pelo professor titular. É apenas uma das possibilidades positivas dessa parceria.
Você, como diretora, pode criar momentos de reuniões, de conexão e trocas para reforçar a importância da busca conjunta pelo crescimento dos alunos e melhoria do rendimento.
Além disso, você também pode incentivar por meio de recompensas. Enfim, libere a criatividade, só não esqueça de reforçar sempre essa importância, ok?
Para exercer sua função de forma plena e satisfatória, o auxiliar de professor precisa de um ambiente favorável ao seu desenvolvimento.
Isso inclui a possibilidade clara de ser promovido, além de materiais didáticos para manter-se em constante aprendizado, treinamentos e colegas de trabalho solícitos e sempre abertos a colaborar e estar em sintonia.
Estamos chegando ao fim do nosso texto e é a hora de falar sobre o assunto mais esperado dele: como contratar um auxiliar de professor e ficar satisfeito com isso?
Separamos algumas boas práticas para encontrar as melhores opções.
Vamos continuando?
Mas, espere um pouco, antes de falarmos sobre essas boas práticas, você precisa saber qual a remuneração média de um auxiliar de professor, até para que possa organizar o orçamento da escola para efetuar as contratações.
A média salarial de um auxiliar de professor, segundo a Glassdoor, é R$1.540,00. Mas, dependendo da região do Brasil, esse valor pode aumentar ou diminuir, não podendo ser menos do que o mínimo salarial, é claro.
Para fazer uma contratação digna de orgulho, é necessário seguir alguns passos bem importantes que serão como bússola para você nesse processo.
Veja aqui abaixo essas boas práticas de contratação:
Ter colaboradores que almejam crescer em sua instituição de ensino é um sinal saudável do ambiente harmônico proporcionado e uma consequência do investimento em bons profissionais com boas remunerações.
Se este é o caso da sua escola, diretora, saiba que será muito comum que o auxiliar de professor deseje se tornar um professor titular com o passar do tempo e, para isso, sugerimos que sua escola invista em treinamentos, materiais de desenvolvimento profissional, ou seja, capacitação contínua para colher louros lá na frente.
Como aprendemos hoje, o auxiliar de professor é um profissional indispensável na construção de uma sala de aula saudável, que cresce continuamente e no desenvolvimento de alunos que poderão experimentar aprendizado real e não a mera frequência escolar.
Contratar auxiliares de professor não é uma tarefa simples, mas com o conteúdo que trouxemos para você, será possível concluir mais esse desafio com mais facilidade, não temos dúvida disso.
E, para facilitar ainda mais a sua rotina de gestão escolar, o iScholar é o melhor ERP Educacional para cumprir essa tarefa ao seu lado.
Acelere processos, ganhe tempo e economize dinheiro com o iScholar. Com o nosso sistema será possível transformar sua escola em uma grande instituição de ensino, que vai experimentar crescimento sem burocracias.
Existimos para fazer a parte difícil para que você possa focar em desenvolver ideias criativas para potencializar sua escola.
Faça um teste hoje clicando no banner logo abaixo.
Bem, ficamos por aqui, obrigado por ler até o final e até o próximo texto.
Com 18 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!