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Captação de alunos: 7 dicas para atrair mais matrículas

Escrito por Hillary Moraes

Captação de alunos: 7 dicas para atrair mais matrículas

Com uma ampla variedade de opções de instituições de ensino disponíveis para as famílias escolherem, as escolas particulares buscam diferentes estratégias para aumentar o número de matrículas.

Para atender às metas de captação de alunos, essas escolas têm vários desafios: contratar e reter professores de qualidade, deixar a infraestrutura e equipamentos sempre em ótimas condições e acompanhar as expectativas dos estudantes e seus responsáveis.

Por isso, é importante conhecer e aplicar ações que auxiliem na captação de alunos. A seguir, reunimos sete dicas essenciais para escolas que desejam atrair mais matrículas.

Leia também: Saiba porque sua escola precisa de um diário escolar on-line

1. Defina e compartilhe sua proposta de valor

Pense sobre os objetivos e diferenciais importantes que distinguem sua instituição de ensino da concorrência. Os professores, funcionários, alunos e pais podem te ajudar nessa tarefa, afinal eles podem compartilhar opiniões relevantes acerca das qualidades da escola. Depois de conhecer bem as forças da instituição em relação à concorrência, use-as estrategicamente para atrair novas matrículas.

Quando as famílias estão avaliando várias opções, você precisa se destacar entre elas. Uma maneira poderosa e relativamente simples de fazer isso é contando a história da sua escola, o que você tem a oferecer e como sua escola pode ajudar a desenvolver os alunos.

2. Determine quem são seus clientes potenciais

Desenvolva um perfil dos alunos ou pais que sua escola busca atrair (quem são, o que procuram e como alcançá-los). Caso você já tenha um perfil bem definido, verifique se não há uma oportunidade de expandir esse público para além do grupo o qual você tradicionalmente buscava atingir.

Esse mapeamento é muito importante para que seus esforços sejam bem direcionados, evitando a atração de um público que no final das contas não é atendido por sua escola por possuir outros interesses.

3. Utilize dados de estratégias passadas para te ajudar

Os dados são uma parte essencial para aumentar o número de matrículas. Antes de seguir com as estratégias de captação, você precisa saber como sua equipe tem atuado historicamente nesse processo.

A revisão dessas ações pode te ajudar a descobrir uma grande variedade de informações, como os tipos de alunos com maior probabilidade de se matricularem em sua escola, quais e-mails receberam mais aberturas e respostas e quais foram os motivos apontados pelos alunos ou pais que não realizaram a matrícula.

Dessa forma, você pode usar dados diversos para se orientar, ver o que já foi feito e o que precisa ser diferente dessa vez para alcançar seus objetivos.

4. Use provas sociais

A prova social tem grande relevância em qualquer nicho de negócio, porque as pessoas se importam com o que as outras pensam e dizem sobre determinado produto ou serviço. Um exemplo de prova social são os depoimentos que podem ser recolhidos das pessoas envolvidas na sua escola, incluindo pais, professores e alunos.

As pesquisas de satisfação são uma ótima maneira de obter feedback e comentários que você pode compartilhar. Use essas avaliações positivas para ajudar a promover sua escola.

5. Tenha uma presença online ativa

Quando você já pensou em todas as ações dos tópicos anteriores, a próxima pergunta seria: onde compartilhar a proposta de valor, os depoimentos e todo tipo de material para alcançar os potenciais clientes? É aqui que a mídia social e estratégias de marketing digital entram em jogo.

Além dos esforços com o marketing tradicional, hoje em dia é importante estudar seu público e verificar se ele está ativo na internet. A influência desse meio é tão forte que é comum pesquisar produtos ou serviços para acessar os canais online da marca e ver o que é falado sobre ela antes de tomar qualquer decisão.

Portanto, não deixe de ter uma presença online ativa para sua instituição de ensino, pois pode fazer uma grande diferença na captação de novos alunos.

Saiba como utilizar o marketing digital para atrair matrículas

6. Priorize o bom atendimento

Uma das primeiras impressões que um cliente tem de um estabelecimento é a forma que ele é atendido. Portanto, é preciso se atentar a esse aspecto na sua instituição de ensino. Quando potenciais clientes aparecem querendo saber mais sobre a instituição, como eles são atendidos?

Algumas situações que podem tornar essa experiência desagradável é a demora no atendimento ou ineficiência ao passar informações. Esses cenários podem ser evitados quando a equipe da secretaria não é sobrecarregada e está preparada para responder dúvidas comuns. Com o público satisfeito desde o primeiro contato, há mais chances de efetivarem a matrícula.

7. Ofereça a possibilidade de realizar matrículas on-line

Ferramenta disponibilizada por alguns sistemas de gestão escolar, a Matrícula Online é uma forma prática das instituições de ensino receberem suas matrículas.

Afinal, o processo passa a ser simples: basta compartilhar com os alunos e pais o link para que possam acessar o espaço virtual da escola e preencher as informações necessárias para efetivarem a matrícula.

Ao otimizar esse processo e torná-lo mais prático com a ajuda da tecnologia educacional, a instituição ganha um diferencial para aumentar a captação e retenção de alunos.

Descubra os benefícios da matrícula on-line para sua escola

Conclusão

As escolas particulares estão constantemente implementando novas maneiras de atrair e recrutar mais alunos. E aquelas que inovam frequentemente obtêm sucesso de várias maneiras, incluindo ultrapassar suas metas de captação e retenção de alunos.

Contar com um sistema de gestão escolar é uma ótima maneira de aproximar a instituição da tecnologia. O iScholar é um software completo que otimiza diversos processos, inclusive o de matrícula. Para acessar uma demonstração gratuita, clique aqui.

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