Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

Como se preparar para o retorno das aulas presenciais

Escrito por Hillary Moraes

Como se preparar para o retorno das aulas presenciais

Para que as atividades escolares não ficassem interrompidas durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas escolas implementaram soluções de ensino à distância ou remoto.

Com a diminuição de casos, alguns países já retomaram as aulas presenciais. E com essa perspectiva de retomada das atividades ficando mais próxima da realidade brasileira em alguns estados, as escolas precisam se preparar para a reabertura.

Como esse processo é desafiador, neste post iremos dar algumas dicas que podem ajudar você, gestor, a deixar sua escola preparada para a volta das aulas presenciais.

Leia também: O futuro da educação: o que vem após a pandemia

Como será o cenário pós-pandemia?

Mesmo que as aulas retornem para o modelo tradicional presencial, medidas de segurança ainda farão parte do cotidiano de todos. Protocolos de higiene e saúde serão parte da rotina diária em todas as salas de aula do país.

Quando todo o cenário da pandemia como conhecemos hoje ficar no passado, nosso desafio será não continuar exatamente como antes, mas refletir profundamente sobre o que vivemos e dar uma guinada na educação e na sociedade.

Um exemplo está no uso da tecnologia. Vista como aliada indispensável nesse período, a maioria das escolas continuará fazendo um uso muito maior das ferramentas on-line mesmo depois que a pandemia passar. Afinal, professores e alunos terão mais facilidade em usá-las agora que já têm experiência com elas e podem utilizá-las em momentos e atividades oportunas.

A importância de se preparar para o novo cenário

Assim como se preparar para o início de um novo ano letivo ou semestre, todo recomeço demanda um planejamento. Portanto, com a volta às aulas não é diferente. E para que o planejamento auxilie no bom andamento de qualquer processo, é importante lembrar de definir objetivos e ações ideais para alcançá-los.

Considerando esse cenário pós-pandemia, o planejamento para retornar ao modelo presencial de ensino exige ainda mais cuidado. Afinal, as escolas estarão lidando com uma nova forma de organizar espaços, atividades, funcionários e alunos.

Se planejando, a escola fica mais preparada e garante mais chances de sucesso. E mesmo quando há uma lacuna no planajemento ou algum problema encontrado no meio do caminho, as instituições preparadas conseguem achar soluções mais rapidamente.

5 dicas para a volta às aulas

1. Siga as orientações dos órgãos de saúde

Para que o retorno às aulas garanta segurança à comunidade escolar, é necessário se atentar às recomendações de órgãos e profissionais da saúde.

Como protocolos de saúde e higiene a serem seguidos, destacamos o distanciamento social (no mínimo um metro e meio de distância entre as pessoas), o uso de máscaras, o reforço da higiene pessoal e da desinfecção dos ambientes e objetos compartilhados.

Assim, sua escola deve seguir todas as medidas obrigatórias e averiguar quais outras recomendações são interessantes para serem implementadas. Recomendamos a verificação dos protocolos sugeridos pelo MEC (Ministério da Educação) para a volta às aulas.

2. Veja o que tem sido feito por outras escolas

A reabertura das escolas acontecerá de forma gradual de acordo com a situação em que o país, estado e cada cidade se encontram.

Assim como nos países onde as atividades escolares já foram retomadas quando a incidência de COVID-19 abaixou, alguns estados e cidades brasileiras irão reabrir as instituições de ensino mais cedo do que outras.

Por isso, faça estudos de caso para conhecer melhor o novo cenário, pesquisando e estudando sobre o que tem sido feito pelas escolas que já voltaram às aulas. Adaptar as ações desenvolvidas por outras escolas pode ser uma excelente oportunidade.

3. Monte um documento com o planejamento

Para nortear melhor as ações da escola, é fundamental ter um documento que deixe registrado o que foi discutido e decidido pela equipe escolar.

Os textos ou tópicos não precisam ser profundos, basta dar o entendimento necessário àqueles que leem. Organizando o plano de ação, fica mais fácil segui-lo. Além disso, também se torna mais prático verificar se ainda falta algo a ser considerado no planejamento.

Confira dicas práticas para sua escola sobreviver em tempos de recessão econômica

4. Pratique uma comunicação transparente e eficiente

É ideal que as escolas se esforcem para praticar uma comunicação que garanta segurança aos alunos e pais. Afinal, todos precisam estar informados sobre o que está acontecendo e alinhados quanto às medidas e cuidados necessários.

Para isso, você e sua equipe podem utilizar diferentes canais de comunicação para enviar mensagens automáticas e instantâneas para compartilhar avisos e outros recados, garantindo maior eficiência na entrega das mensagens.

Retenção de alunos: dicas essenciais para sua escola

5. Faça avaliações constantes de suas ações

Após seguir o planejamento quando as atividades presenciais tiverem retornado, avalie a eficácia de suas ações.

Verifique junto à sua equipe se constaram alguma coisa que precisa ser alterada ou até mesmo acrescentada às estratégias de ação da escola. Busque também saber a opinião dos alunos e responsáveis sobre os procedimentos adotados pela escola, se eles pensam que algo pode mudar ou ser melhorado.

Assim, você e sua equipe podem discutir possíveis soluções para os problemas levantados e fazer os ajustes necessários.

Montando um plano de ação completo

No desenvolvimento de seu plano de volta às aulas, você precisa incluir os principais campos de ação, sendo que eles englobam fatores desde protocolos de higiene até a comunicação com a comunidade escolar.

Caso queira uma ajuda para fomentar esse debate e estruturar seu plano de ação com base nessas divisões em áreas, confira nosso Checklist: o que devemos lembrar para o retorno das aulas presenciais. Esse material pode ser de grande ajuda para você e sua equipe prepararem o retorno às aulas.

Gestor, espero que esse conteúdo tenha te ajudado a pensar melhor sobre o retorno das aulas presenciais em sua escola.

Pensando no importante papel que a tecnologia educacional desempenha, o que acha de otimizar a gestão de sua escola com um sistema completo que pode te ajudar independente do modelo de ensino que esteja sendo utilizado? Solicite uma demonstração gratuita do iScholar clicando aqui.

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!