Disciplina escolar: o guia para coordenadores
Só para deixar claro: hoje vamos falar sobre a disciplina escolar dos alunos, ok? Esse texto é o grande guia para manter um espírito disciplinado durante as aulas, no recreio e em qualquer momento na escola.
A bagunça, interrupções, bullying e brigas são problemas muito sérios nas escolas. E as instituições particulares não podem de jeito nenhum deixar uma atmosfera assim reinar.
Isso porque a expectativa é que as escolas particulares sejam mais organizadas e tenham um olhar mais afiado para esse tipo de comportamento inaceitável. Não ter bagunça é parte do seu marketing, mas tê-la é marketing negativo.
Vem acompanhar o guia definitivo da disciplina escolar que vai começar agora:
Quais são os impactos da falta de disciplina escolar?
A disciplina escolar é fundamental para que o aprendizado aconteça. Segundo uma matéria no G1, professores costumam perder até 20% da aula por causa da bagunça.
E todo o tempo na aula não sendo aproveitado para passar e discutir o conteúdo programado é tempo perdido.
A disciplina escolar envolve muita gente ao mesmo tempo: ela impacta os alunos, a escola, o professor e até os responsáveis do aluno.
Como exatamente isso acontece você vai descobrir agora. Acompanhe:
Os alunos aprendem comportamento indesejado
A escola é um ambiente educacional e educativo. Educacional porque ela tem o compromisso de ensinar. E educativo porque os alunos estão sempre aprendendo.
Ênfase no sempre: comportamentos indesejáveis e negativos também podem ser aprendidos. E esses comportamentos podem acabar saindo dos muros da escola e surgindo no conforto do lar.
Esse é um dos impactos da falta de disciplina na escola: os alunos ficam expostos a um tipo de comportamento por tanto tempo que eles podem terminar o repetindo.
E o que se aprende na escola a gente leva para a vida inteira. A disciplina escolar é importante para que os ideais da bagunça não sejam parte do caráter dos alunos no futuro.
O professor fica mais estressado
O Brasil lidera o ranking mundial de alunos que desafiam professores dentro da sala de aula. Segundo o estudo que mencionamos logo ali em cima, mais de 13% dos professores relatam já ter sofrido algum tipo de intimidação verbal.
Professores estressados com esse tipo de comportamento não conseguem performar bem. Exigir de qualquer trabalhador esse tipo de ambiente de trabalho é absurdo e nunca vai resultar em sucesso.
Aí você já começa a ver como a disciplina escolar tem impactos até nos negócios da sua escola. Mas é melhor um outro tópico para falar especificamente disso:
A escola fica menos atraente
É entendido no imaginário popular e no senso comum que as escolas públicas, por mais inovadoras e incríveis que elas possam ser em alguns casos, são mais indisciplinadas.
Isso tem vários motivos sócio-econômicos que não vamos entrar aqui. Mas é entendido que as escolas particulares têm um espaço mais calmo, um controle maior sobre a bagunça, o bullying e a violência.
Muitas pessoas que nem conhecem a sua escola hoje diriam com certeza que ela é mais segura e focada nos estudos que uma escola pública.
Segundo uma pesquisa do IBOPE, 87% dos responsáveis escolhem uma escola particular por causa da segurança. Os outros dois principais motivos são a qualidade do ensino e a disciplina escolar.
Uma escola particular que começa a ter problemas com a disciplina está jogando fora essa reputação e não recebendo nada em troca.
Quem são os responsáveis por manter a disciplina escolar?
A responsabilidade pela disciplina escolar é compartilhada. Muitas pessoas na escola têm como parte do seu dia a dia a necessidade de mantê-la.
Mas ao mesmo tempo precisamos entender que a falta de disciplina na escola é um problema estrutural e sistêmico.
Por conta disso, as pessoas em posições administrativas e pedagógicas são as que têm a maior responsabilidade em resolvê-lo pela raiz.
Para citar um exemplo: professores têm outras funções e precisam de uma sala de aula em paz. Mas ao mesmo tempo, vão colocar em prática as orientações da coordenação pedagógica.
Separamos aqui todas as pessoas que têm poder para levar adiante suas políticas anti-bagunça. Saiba mais agora:
1 - A área pedagógica
A pedagogia é uma das áreas mais importantes para a educação, e a figura do pedagogo é, portanto, também uma das mais importantes da escola.
Porém, a presença de uma pedagoga dedicada na escola, responsável por elaborar os planos de aula, regimento escolar, campanhas de conscientização etc., ainda não é tão comum.
Normalmente, essas atribuições ficam nas mãos da equipe administrativa, especialmente a direção, coordenação e supervisão.
É muito importante que a escola tenha um pedagogo dedicado, fazendo observações de aula, acompanhando o desenrolar do recreio, ajudando a desenvolver eventos escolares etc.
E também, é claro, elaborando políticas que vão atuar diretamente na disciplina escolar de forma estrutural, criando um ambiente cidadão.
2 - A coordenação da escola
A coordenação escolar é uma área que transita bastante entre o administrativo e o pedagógico.
Entre as pessoas responsáveis pela disciplina escolar, a coordenação fica a cargo de executar as medidas determinadas pelo pedagogo.
No caso de escolas onde a coordenadora também trabalha como pedagoga, seu “momento teórico” é determinar as políticas disciplinares, e seus momentos práticos estão na:
- Criação de campanhas de conscientização;
- Treinamento de professores;
- Criação de medidas disciplinares para os alunos;
- Análises caso a caso para aplicação dessas medidas;
- Acompanhamento das aulas;
- Acompanhamento de indicadores fundamentais;
Dentre outras.
3 - Os professores
Para fechar o trio, os professores também são fundamentais para manter a disciplina escolar sempre fluindo bem dentro da sala de aula.
Atitudes dos professores impactam diretamente na disciplina escolar. Suas técnicas de oratória, sua presença em sala, até as atividades que ele passa melhoram os indicadores disciplinares.
Isso porque os alunos passam a maior parte do seu dia dentro de uma sala de aula. Eles precisam ser estimulados intelectualmente. O tédio é um dos maiores vetores da falta de disciplina.
Professores com boas aulas, que engajam os alunos e se comunicam com eles mantém a sala de aula ocupada, sem tempo para pensar em bagunça.
E já que entramos nesse assunto:
5 técnicas simples para colocar a disciplina escolar em primeiro plano
Cada escola é um universo próprio, que só quem estuda e trabalha nela conhece.
Por esse motivo, a gente poderia passar aqui 50 ações para manter a disciplina escolar, e todas elas serem completamente inadequadas para a sua realidade.
Você vai encontrar vários textos internet afora fazendo justamente isso, uma receita de bolo para colocar a disciplina escolar nos eixos. Mas como fazer uma receita se cada escola tem ingredientes diferentes?
Por isso, o que vamos fazer aqui é trazer técnicas educacionais e administrativas para colocar a disciplina escolar em evidência, colocá-la em pauta.
Se a sua escola está sofrendo com problemas disciplinares, esse precisa ser o seu primeiro passo.
Veja as técnicas agora:
1 - Identificando métodos de mensuração da disciplina escolar
Para começar, você vai precisar mensurar a sua disciplina escolar. É importante saber:
Como a indisciplina se caracteriza - que tipos de problema você está tendo? Discussões com professores, conversas paralelas, bullying, violência?
Onde acontecem os momentos de indisciplina? - na sala de aula? No recreio? Na troca de turnos? Na saída da escola? Na quadra ou outras dependências escolares?
Quais são os principais causadores da indisciplina? - aqui entram tanto situações como alunos. Como está a didática dos professores? Existem alunos-problema que todos os professores conhecem?
Como essa indisciplina se caracteriza no regimento? - para aplicar medidas disciplinares, as situações de indisciplina precisam estar descritas no regimento escolar.
Quais são as medidas para diminuir a indisciplina? - são as punições, de acordo com o regimento escolar, de quem pratica a indisciplina;
Como podemos monitorar o resultado das ações tomadas? - a partir do momento que você toma medidas para diminuir a indisciplina, você precisa mensurar os resultados das suas ações.
Esse é um esboço de um plano para te ajudar com a disciplina escolar. Use esse como base para montar um mais de acordo com as necessidades da sua escola!
2 - Peça ajuda para quem lida com os alunos
Ninguém vai saber melhor que as professoras como a indisciplina escolar se manifesta nas suas aulas.
Do mesmo jeito, ninguém sabe melhor que os atendentes da cantina como a indisciplina se manifesta nesse ambiente.
Para todos os momentos de indisciplina e bagunça, alguém da escola está sentindo seus impactos e provavelmente testemunhando tudo o que está acontecendo.
Essas pessoas são seus principais aliados na escola. Sempre envolva essas pessoas nas suas reuniões para ter uma visão mais aprofundada de como a indisciplina se manifesta.
3 - Sempre leve o assunto às reuniões do colegiado
Essas pessoas, seus aliados na disciplina escolar, devem ser convidadas para discutir o assunto no colegiado.
E o colegiado, sempre que possível, precisa levantar soluções que vão de encontro à disciplina escolar.
É à partir dessas opiniões diferentes que as medidas formais vão sendo apresentadas também no colegiado.
4 - Não deixe de aplicar medidas educativas
Esse é um ponto específico e que pode variar de escola para escola, mas é de fundamental importância que a falta de disciplina escolar tenha consequências para os alunos.
Lembra quando falamos sobre como a escola é um ambiente educador e educativo? Isso significa que os alunos estão sempre aprendendo. Ensinar também é apresentar as consequências dos atos praticados. Não negligencie essa parte!
Quais são essas medidas educativas vai variar de escola para escola. O importante é que exista a consequência.
5 - Escute os alunos
Crianças e adolescentes são cheias de energia. A bagunça e a falta de disciplina escolar muitas vezes vem dessa necessidade de correr, brincar e se expressar que eles têm.
Por isso, um dos passos fundamentais para melhorar a disciplina escolar é escutar os alunos e entender quais são suas queixas.
É claro que eles vão ter várias, e muitas delas não vão estar relacionadas com o problema disciplinar.
É por isso que é importante envolver seus profissionais que mais lidam diretamente com os alunos, como a pedagoga, o psicólogo e as professoras.
Problemas com a disciplina escolar vão se refletir diretamente no seu relacionamento com os pais e responsáveis.
Mas não se preocupe: nós temos um manual que te ajuda a estar sempre bem com eles, e buscando uma melhoria constante.
E o melhor é que é grátis. Baixe hoje nosso manual de relacionamento entre a escola e os responsáveis!
Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto 😉
Marcadores:
Equipe iScholar
Ver todos os artigosCom 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!
Escolha crescer hoje com o iScholar!
Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.