Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

Educação em tempos de pandemia: o papel do gestor escolar

Escrito por Hillary Moraes

Educação em tempos de pandemia: o papel do gestor escolar

Sabendo se tratar de um cargo que exige muita dedicação e responsabilidade, o gestor escolar precisa se manter informado sobre tudo o que pode afetar a escola, incluindo diversas situações voltadas para a saúde. Embora seja difícil prever, uma doença pode evoluir para um nível epidêmico ou até pandêmico, podendo causar muitas consequências em todos os setores da sociedade - inclusive nas instituições de ensino.

Nesse post iremos orientar você, gestor, sobre medidas que podem ser adotadas para trabalhar de forma eficaz a fim de limitar a propagação da doença e minimizar os impactos da crise na sua empresa.

eBook: Conhecer os pilares do gerenciamento escolar é garantia de sucesso

O que é pandemia?

Uma epidemia é um evento no qual uma doença está se espalhando ativamente em uma região específica. Por outro lado, o termo pandemia refere-se à expansão geográfica e é usado para descrever uma doença que aumenta acentuadamente e afeta uma área maior ou o mundo inteiro.

As pandemias são geralmente classificadas como epidemias primeiro, antes da rápida disseminação para outras regiões. Como exemplo mais recente, tem-se o novo Coronavírus (COVID-19), que começou como uma epidemia na China e em questão de meses se tornou uma pandemia.

Como uma pandemia pode afetar as escolas

Em um primeiro momento, o gestor escolar precisa se manter atualizado a respeito da situação e, caso se torne uma crise, adotar as medidas recomendadas pelo governo e instituições de saúde.

Em casos mais graves, pode ser necessária até mesmo a suspensão de aulas presenciais. Para isso, o gestor deve realizar um planejamento de ações que adeque sua escola ao cenário atual.

Sabendo que as atividades escolares podem ser amplamente afetadas, podendo gerar até mesmo dificuldades financeiras, as perguntas que surgem são: Com as aulas suspensas, o que fazer com a inadimplência? E os contratos a serem feitos, como evitar que sejam adiados ou cancelados? Quais atitudes um gestor deve tomar? Existem meios para superar essa crise?

Nós te contamos!

Baixe: Guia essencial de planejamento escolar iScholar

Contornando a crise: Ações a serem realizadas pelo gestor escolar

Abuse da criatividade e da tecnologia

Que a tecnologia garante muitas vantagens, todos sabemos. Em épocas como esta, seus benefícios ficam ainda mais claros.

Com auxílio de um sistema de gestão escolar na nuvem, você ganha a capacidade de acessar dados da sua instituição a partir de vários dispositivos e de qualquer lugar onde tenha conexão com a internet. Além disso, um sistema na nuvem permite a troca de informações em tempo real e, caso preze pela segurança dos seus dados, realiza backups automáticos e recorrentes.

Adote medidas administrativas para compensar o distanciamento social

Isso pode significar permitir que a equipe faça home office e os alunos concluam as tarefas de casa. Algumas instituições de ensino já utilizam plataformas até mesmo para realizar aulas on-line, o que garante a continuação das atividades mesmo durante a quarentena. Certifique-se que o seu sistema de gestão acadêmica e financeira esteja devidamente integrado com a plataforma EAD que você escolheu.

Dessa forma, você pode seguir prestando seus serviços e minimizando os impactos financeiros que sempre acontecem após uma crise como esta.

Aprimore seu setor de recebimentos

Para controlar e reduzir a inadimplência, aposte em soluções para otimizar e diversificar suas formas de pagamento. O objetivo é encontrar a maneira mais confortável para o responsável realizar o pagamento da sua mensalidade nesse momento.

Um software de gestão escolar pode ser um grande aliado nesse processo. Isso porque com a sua ajuda, sua escola economiza tempo e dinheiro, facilitando o gerenciamento do setor financeiro e de todas as outras áreas do seu negócio. Além disso, uma boa alternativa para sua instituição pode ser passar a oferecer a opção de receber cobranças via cartão de crédito através do débito programado.

Renegocie valores e conceda descontos

As escolas podem ser prejudicadas se perderem matrículas, já que o processo de captação de alunos é longo e exige um bom investimento. Um passo a ser dado para evitar esse problema pode ser a negociação de valores e a concessão de descontos.

Afinal, quando você mostra flexibilidade, suas matrículas são mantidas e o interesse dos pais que ainda estão negociando contratos aumenta.

Sabemos que é um momento delicado mas temos certeza que, seguindo essas orientações, sua escola estará preparada para enfrentar esse tipo de situação.

Leia também: 5 problemas resolvidos com a utilização de um sistema de gestão escolar

Para te ajudar nessa tarefa, adote um software de gestão escolar que te oferece ainda mais vantagens:

Comunicação entre escola, pais e alunos

Sua escola pode optar por canais de contato mais práticos e eficientes, sem depender somente de meios como painéis de recados espalhados pela escola e bilhetes impressos.

Um bom software de gestão oferece a opção de enviar diversas notificações automáticas através de e-mail, SMS ou o app, ajudando a manter a comunicação com pais e alunos em dia mesmo durante o distanciamento social.

Cadastro de documentos e assinatura eletrônica de contratos

Optar por trabalhar com um software também pode significar mais agilidade na emissão e assinatura de documentos. Existem sistemas que permitem cadastrar e disponibilizar aos alunos e responsáveis diversos documentos importantes, incluindo contratos.

Além disso, com a possibilidade da assinatura eletrônica, garante-se um meio 100% online para colher assinaturas e validar contratos, eliminando a necessidade de contato presencial e a troca de documentos através dos Correios.

Para finalizar, é importante dizer que o iScholar conta com todos os recursos citados nesse artigo além de outros que vamos abordar nas próximas publicações.

Quer conhecer melhor a eficiência do nosso produto? Solicite uma demonstração.

Aguarde nossos próximos posts e nos siga nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!