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Conheça estratégias para melhorar a comunicação interna em sua escola

Conheça estratégias para melhorar a comunicação interna em sua escola

Equipe iScholar

O objetivo da comunicação interna é compartilhar informações entre as pessoas de uma empresa. Esse processo pode envolver a troca de mensagens formais ou informais. Mas muito além do tipo de mensagem, o importante é considerar seu público e a melhor forma de interagir com ele.

Por isso, continue a leitura para entender mais sobre os processos de comunicação interna e conferir algumas dicas de como criar uma estratégia eficiente para sua instituição de ensino.

Fluxos comunicativos na comunicação interna

Comunicação descendente

Nesse tipo, as informações fluem do nível da alta administração até os funcionários da empresa. Ou seja, considerando o nível hierárquico de cargos, ela acontece de cima para baixo.

Comunicação ascendente

A comunicação ascendente é exatamente o oposto da primeira. Aqui, as informações fluem do funcionário para alguém superior na hierarquia da empresa.

Comunicação horizontal

Por fim, a comunicação horizontal trata-se daquela onde as informações fluem entre os funcionários do mesmo nível, como conversas entre professores.

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Por que a comunicação interna é importante para uma instituição de ensino?

Para escolas, formar uma equipe interna forte que é impulsionada por um objetivo comum ajudará a alcançar os melhores resultados para todos os envolvidos. Para isso, é preciso compreender as motivações e preocupações de sua equipe, o que permitirá que você produza uma comunicação no tom certo e com a mensagem certa.

Se você não trabalhar em sua comunicação interna, você poderá sofrer com a alta rotatividade de pessoal, uma vez que os funcionários podem não se sentir motivados a continuar na escola.

Fazendo uma comunicação interna eficiente você será recompensado com uma equipe motivada que está determinada a tornar sua escola a melhor possível. Afinal, a comunicação aberta e transparente ajuda os funcionários a se sentirem valorizados ​​e, portanto, mais engajados na missão e no sucesso da empresa.

Elaborando a estratégia de comunicação interna

1. Analise a situação atual da empresa

Quais são os desafios atuais de comunicação da sua equipe? As informações fluem bem em todos os três fluxos (descendente, ascendente e horizontal) ou há um desequilíbrio?

Lembre-se de que se houver um problema de comunicação em um nível diferente do seu, considerando a perspectiva horizontal, pode ser que você não consiga identificá-lo por conta própria. Portanto, pesquise essas informações com os membros de sua equipe.

2. Defina seus objetivos

Depois de analisar sua empresa e pontuar todos os seus problemas e desafios de comunicação interna, o passo seguinte é colocar em ordem de relevância e começar os trabalhos por aqueles de maior prioridade, obtendo assim resultados mais expressivos.

3. Identifique o seu público

Agora que você definiu seus objetivos, decida o público-alvo que deseja atingir. Por exemplo, se a comunicação descendente de sua empresa estiver precisando de melhorias, você terá que direcionar seus esforços para se comunicar melhor com seus funcionários.

Se a comunicação ascendente também for um problema, você pode implementar dois planos diferentes para, simultaneamente, estimular seus funcionários a fornecer feedback e incentivar a alta administração a se tornar mais receptiva a sugestões.

4. Use os canais de comunicação certos

Com tantos canais à disposição do comunicador, é importante escolher os canais mais adequados para a mensagem que está sendo transmitida.

Por exemplo, uma conta de mídia social escolar pode ser criada e/ou boletins informativos físicos ou digitais podem ser distribuídos. O uso de uma variedade de canais ajuda a criar um ambiente escolar unificado do qual todos os envolvidos se sentem parte.

5. Engaje seus funcionários e os mantenha informados

Uma das melhores maneiras de fazer isso é agendar reuniões recorrentes. Dessa forma, você reserva um tempo para manter a equipe bem informada sobre qualquer assunto pertinente à escola. Além disso, pode convidá-los para dar feedback, ouvindo suas opiniões e sugestões.

6. Crie manuais de operação e bibliotecas de conhecimento

Outra boa forma de deixar a equipe bem informada é criar documentos sobre os processos de trabalho da escola, disponibilizando arquivos que economizam tempo e agilizam a rotina escolar.

7. Utilize a tecnologia a seu favor

Com todos os avanços da tecnologia digital, há mais meios à nossa disposição para se conectar e se comunicar com as pessoas.

Um grande exemplo nas escolas são os painéis eletrônicos - normalmente usados ​​para manter os funcionários, professores e alunos atualizados sobre diversos assuntos através de avisos e recados publicados, sendo muito comum em sistemas de gestão escolar completos.

Gestor, espero que essas dicas possam te ajudar na estratégia de comunicação interna utilizada em sua instituição de ensino. É válido lembrar que um sistema de gestão como o iScholar, além de otimizar diversos processos da rotina escolar, também traz benefícios para sua comunicação. Se quiser conhecer mais, Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita.

Até a próxima!

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