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Conheça estratégias para melhorar a comunicação interna em sua escola

Escrito por Hillary Moraes

Conheça estratégias para melhorar a comunicação interna em sua escola

O objetivo da comunicação interna é compartilhar informações entre as pessoas de uma empresa. Esse processo pode envolver a troca de mensagens formais ou informais. Mas muito além do tipo de mensagem, o importante é considerar seu público e a melhor forma de interagir com ele.

Por isso, continue a leitura para entender mais sobre os processos de comunicação interna e conferir algumas dicas de como criar uma estratégia eficiente para sua instituição de ensino.

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Fluxos comunicativos na comunicação interna

Comunicação descendente

Nesse tipo, as informações fluem do nível da alta administração até os funcionários da empresa. Ou seja, considerando o nível hierárquico de cargos, ela acontece de cima para baixo.

Comunicação ascendente

A comunicação ascendente é exatamente o oposto da primeira. Aqui, as informações fluem do funcionário para alguém superior na hierarquia da empresa.

Comunicação horizontal

Por fim, a comunicação horizontal trata-se daquela onde as informações fluem entre os funcionários do mesmo nível, como conversas entre professores.

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Por que a comunicação interna é importante para uma instituição de ensino?

Para escolas, formar uma equipe interna forte que é impulsionada por um objetivo comum ajudará a alcançar os melhores resultados para todos os envolvidos. Para isso, é preciso compreender as motivações e preocupações de sua equipe, o que permitirá que você produza uma comunicação no tom certo e com a mensagem certa.

Se você não trabalhar em sua comunicação interna, você poderá sofrer com a alta rotatividade de pessoal, uma vez que os funcionários podem não se sentir motivados a continuar na escola.

Fazendo uma comunicação interna eficiente você será recompensado com uma equipe motivada que está determinada a tornar sua escola a melhor possível. Afinal, a comunicação aberta e transparente ajuda os funcionários a se sentirem valorizados ​​e, portanto, mais engajados na missão e no sucesso da empresa.

Elaborando a estratégia de comunicação interna

1. Analise a situação atual da empresa

Quais são os desafios atuais de comunicação da sua equipe? As informações fluem bem em todos os três fluxos (descendente, ascendente e horizontal) ou há um desequilíbrio?

Lembre-se de que se houver um problema de comunicação em um nível diferente do seu, considerando a perspectiva horizontal, pode ser que você não consiga identificá-lo por conta própria. Portanto, pesquise essas informações com os membros de sua equipe.

2. Defina seus objetivos

Depois de analisar sua empresa e pontuar todos os seus problemas e desafios de comunicação interna, o passo seguinte é colocar em ordem de relevância e começar os trabalhos por aqueles de maior prioridade, obtendo assim resultados mais expressivos.

3. Identifique o seu público

Agora que você definiu seus objetivos, decida o público-alvo que deseja atingir. Por exemplo, se a comunicação descendente de sua empresa estiver precisando de melhorias, você terá que direcionar seus esforços para se comunicar melhor com seus funcionários.

Se a comunicação ascendente também for um problema, você pode implementar dois planos diferentes para, simultaneamente, estimular seus funcionários a fornecer feedback e incentivar a alta administração a se tornar mais receptiva a sugestões.

4. Use os canais de comunicação certos

Com tantos canais à disposição do comunicador, é importante escolher os canais mais adequados para a mensagem que está sendo transmitida.

Por exemplo, uma conta de mídia social escolar pode ser criada e/ou boletins informativos físicos ou digitais podem ser distribuídos. O uso de uma variedade de canais ajuda a criar um ambiente escolar unificado do qual todos os envolvidos se sentem parte.

5. Engaje seus funcionários e os mantenha informados

Uma das melhores maneiras de fazer isso é agendar reuniões recorrentes. Dessa forma, você reserva um tempo para manter a equipe bem informada sobre qualquer assunto pertinente à escola. Além disso, pode convidá-los para dar feedback, ouvindo suas opiniões e sugestões.

Dicas práticas para fornecer um feedback construtivo à equipe escolar

6. Crie manuais de operação e bibliotecas de conhecimento

Outra boa forma de deixar a equipe bem informada é criar documentos sobre os processos de trabalho da escola, disponibilizando arquivos que economizam tempo e agilizam a rotina escolar.

7. Utilize a tecnologia a seu favor

Com todos os avanços da tecnologia digital, há mais meios à nossa disposição para se conectar e se comunicar com as pessoas.

Um grande exemplo nas escolas são os painéis eletrônicos - normalmente usados ​​para manter os funcionários, professores e alunos atualizados sobre diversos assuntos através de avisos e recados publicados, sendo muito comum em sistemas de gestão escolar completos.

Gestor, espero que essas dicas possam te ajudar na estratégia de comunicação interna utilizada em sua instituição de ensino. É válido lembrar que um sistema de gestão como o iScholar, além de otimizar diversos processos da rotina escolar, também traz benefícios para sua comunicação. Se quiser conhecer mais, solicite uma demonstração gratuita clicando aqui.

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Até a próxima!