Central de vendas:

(34) 2512-0244
Gestão participativa na escola: tudo o que você precisa saber sobre esse modelo

Gestão participativa na escola: tudo o que você precisa saber sobre esse modelo

Equipe iScholar

É cada vez mais notável o quanto as pessoas estão mais participativas nos processos e decisões que, de alguma maneira, afetam seus interesses e necessidades. Trazendo essa realidade para o cenário da educação, temos o conceito de gestão participativa escolar, que nada mais é do que uma parceria entre gestores e a comunidade escolar, que, unidos, se mobilizam e participam das tomadas de decisão da escola.

Estamos falando de um processo onde todos têm voz e buscam realizar o mesmo objetivo: contribuir com a formação cidadã dos alunos. Contudo, alcançar isso não é uma tarefa fácil e muito menos pode ser feita do dia para a noite, pois existe a necessidade de que todos se envolvam, especialmente a direção da escola, para que os processos que compõem esse modelo de gestão sejam realmente eficazes e alcancem os objetivos esperados.

Se você quer entender mais a fundo como a gestão participativa na escola funciona na prática, continue lendo!

Qual a importância da gestão participativa escolar?

Assim como já mencionamos, a gestão participativa escolar é definida como a parceria entre aqueles que gerem a instituição de ensino e a comunidade escolar, que é composta pelos alunos, professores, pais e funcionários. Trata-se de um modelo de gestão no qual todas essas partes atuam na tomada de decisões e possuem um espaço para opinar e sugerir soluções para questões que surgem durante o processo educativo.

Para os alunos, a gestão participativa escolar é importante, pois auxilia no processo de cobrança de profissionalismo por parte dos gestores e professores. Além disso, ela possibilita que a grade curricular esteja sempre atualizada e seguindo o modelo socioeconômico da comunidade, sem deixar de lado o incentivo ao aluno para que ele esteja mais engajado e tenha um desempenho escolar ainda melhor.

Para os gestores, esse modelo de gestão contribui com a tomada de decisões, pois ajuda a compartilhar responsabilidades, evita que as tarefas fiquem centralizadas e diminui o isolamento administrativo do gestor. Este, por sua vez, acaba melhorando suas atividades junto à equipe.

E a importância da gestão participativa escolar não para por aí. O modelo ainda contribui com a sociedade, pois, devido a sua estrutura democrática, auxilia a convergir objetivos comuns à comunidade e à escola. Além disso, ajuda a dar voz às pessoas que anteriormente não eram ouvidas, como os funcionários, por exemplo. Tudo isso acaba impulsionando ainda mais a cidadania.

Principais desafios da gestão participativa escolar

Talvez você esteja se perguntando se o modelo de gestão participativa escolar está um pouco distante da realidade da maioria das escolas brasileiras, e podemos dizer que sim. Infelizmente, vivemos em um cenário onde os jovens adultos foram alfabetizados em instituições onde o poder se concentrava no diretor e coordenadores. Os outros funcionários da instituição e a comunidade raramente participavam de alguma decisão.

Por esse motivo e também por se tratar de um modelo bem recente, os desafios a serem enfrentados são muitos, além de existirem diferentes barreiras que ainda precisam ser derrubadas. Para que você tenha uma visão mais ampla sobre o assunto, separamos quais são eles:

Visão errada sobre o papel da escola

Muitos alunos consideram a escola como um lugar para aprender algumas matérias, fazer provas e passar de ano, para, no fim de tudo, prestar vestibular. A grande maioria dos estudantes ainda não entende que a escola pode ser um local de aprendizado, que estimula a liberdade e fomenta a democracia.

Comunicação: como melhorar o diálogo entre escola, pais e alunos?

Gestão é feita seguindo um modelo centralizado

A direção da instituição de ensino pode ser considerada como o maior desafio para a implantação da gestão escolar participativa. A realidade é que as tarefas muito centralizadas nas mãos dos gestores da escola acabam sustentando uma imagem autoritária. Querendo ou não, isso dificulta a iniciativa democrática.

Pais não participam muito da vida escolar do aluno

A falta de presença dos pais nas reuniões escolares e a falta de incentivo para que o aluno se dedique aos estudos são alguns dos sinais que comprovam a baixa participação dos pais na vida escolar dos filhos. Isso faz com que seja muito mais difícil adotar uma gestão participativa escolar.

Modelo de ensino é arcaico e autoritário

O modelo atual da grande maioria das escolas é aquele que preza pela passividade do aluno, onde o professor é o detentor do conhecimento e o aluno apenas o ouve para aprender. A gestão participativa escolar encara isso como um problema, pois, dessa forma, não há espaço para que o aluno participe e tenha voz.

Como implementar a gestão participativa escolar na sua instituição de ensino

Se você se identificou com o modelo de gestão democrática aqui exposto e quer implementá-lo em sua instituição de ensino, saiba que o primeiro passo é deixar de lado a postura de “chefe”. A administração que é pautada na democracia baseia-se, principalmente, na capacidade de ouvir os outros e aceitar sugestões e críticas, rebatendo-as quando houver necessidade.

Agir dessa maneira faz com que sua escola tenha um clima receptivo e amistoso, dando espaço para que a comunidade se sinta à vontade para sentar à mesa com a direção e a coordenação para expor ideias e trocar opiniões. Por isso, cabe a você ressaltar os benefícios que existem por trás dessa participação, valorizando a capacidade que os envolvidos têm de contribuir com melhorias e desenvolver a prática de assumir responsabilidades em conjunto.

Por fim, nossa dica é: tenha a mente aberta e disposição em mudar!

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e aproveite para deixar seu comentário, contando quais serão seus primeiros passos para adotar uma gestão escolar participativa na sua instituição de ensino.

Gestão Financeira Escolar

Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.