Gestão Escolar
4 razões para investir em um sistema de gestão escolar
No mundo dos sonhos do gestor escolar, ele atuaria somente nos setores que realmente precisam dele, onde ele se faz mais necessário.
Você sabe quando é o melhor momento para fazer uma implementação de sistema de gestão escolar?
Muitos gestores escolares deixam para procurar um bom sistema de gestão em momentos que por vezes não são ideais: durante o preparo para as férias, durante as próprias férias e até no início do ano.
Mas o processo de implementação do sistema de gestão leva tempo e exige dedicação.
Nesse texto, vamos te mostrar como ele se dá e quando é o melhor momento para fazer a contratação do seu sistema. Estamos usando como base o nosso próprio processo, com ajuda da nossa Coordenadora de Implantação, Daniele Ramos.
Tudo pronto para começar?
Como mencionamos ali no comecinho do texto, vamos usar o nosso próprio processo de implementação do sistema de gestão escolar como base para a nossa conversa ao longo do artigo.
Precisa ser assim porque esse é o processo que nós dominamos, porque é o que conhecemos melhor.
Mas ao mesmo tempo, é bem provável que a maioria dos sistemas de gestão vai ter uma implementação bem parecida — talvez não exatamente no jeito ou com etapas iguais, mas com um prazo similar e um nível de dedicação também.
Então, mesmo se você não estiver fechando com o iScholar, esse texto ainda vai te ajudar bastante a entender as etapas do processo.
Essa primeira etapa é a parte onde nós vamos conhecer a fundo a sua escola e a sua escola vai nos conhecer ainda melhor. É a primeira reunião de alinhamento do iScholar.
A reunião de Kick-off serve para alinhar com todos os responsáveis pelo sistema como o trabalho vai ser feito daqui em diante. Assim que você termina de falar com a equipe comercial e contrata o iScholar na sua instituição, essa é a próxima etapa.
Nela conversamos sobre o sistema, alinhamos expectativas, conversamos sobre a migração e explicamos como o processo vai ser.
Juntos também vamos criar a turma que vai participar do treinamento: ou seja, quem são as pessoas que precisam conhecer a fundo todas as funcionalidades da plataforma.
Esse é um momento também fundamental. Quem faz o treinamento é quem vai usar o sistema todos os dias. Por isso, a T.I. precisa estar presente, a coordenação e a direção, a secretaria precisa enviar representantes e até a bibliotecária precisa aparecer.
Nessa reunião inicial, pensamos juntos em horários para os treinamentos e quais são as principais necessidades da escola. Juntos, desenhamos o processo de implementação de forma transparente.
E aí seguimos para a próxima etapa:
Aqui, mostramos para todos os participantes como funciona o básico do sistema: o cadastro de usuários, as permissões para esses usuários, os tipos de relatórios que o sistema gera e, mais especificamente, o log de atividades.
Essa primeira parte é importante porque, nos próximos treinamentos, tudo isso já precisa estar resolvido. Todos precisam ter usuários com permissões e saber como adicionar novos, caso a necessidade apareça.
Na segunda parte do treinamento de implementação do sistema, vamos trabalhar toda a parte de Coordenação.
Os pontos que abordamos aqui são:
A ideia do treinamento é mostrar como cada uma dessas funcionalidades funciona, ao mesmo tempo em que pedimos para a coordenação um esforço em já deixar tudo isso preenchido e pronto.
Essa parte é importante, porque sem o preenchimento, não conseguimos prosseguir no treinamento.
O último ponto que abordamos é a abertura de Turmas. Mostramos como o sistema funciona e, como lição de casa, pedimos para que você abra uma turma e marcamos o próximo treinamento.
Você só vai conseguir fazer novas Matrículas quando tiver pelo menos uma turma criada. Abrir essa turma é pré-requisito para essa terceira fase do treinamento.
Como você já tem uma Turma criada, você já pode começar a fazer Matrículas. Por isso, deixamos tudo pronto: organizamos seu financeiro juntos, passamos pela anexação do seu modelo de contrato escolar e configuramos a emissão de boletos.
Esses novos alunos já estão aptos a receber Notificações, que te mostramos como ativar, selecionar e alterar.
Por último, te orientamos na criação de uma Matrícula. Fazemos juntos, passo a passo, para que você entenda com facilidade tudo o que perpassa esse trabalho.
Esse é o momento que vamos conversar sobre a Matrícula Online. Aqui, mostramos como o sistema funciona e quais são as outras configurações auxiliares que você vai precisar fazer para a melhor experiência.
Por exemplo: você precisa configurar seus Planos de Pagamento, porque na Matrícula Online, o próprio aluno vai escolhê-lo sem o apoio direto da sua equipe.
Nesse momento também vamos mostrar como liberar a Matrícula Online para as Turmas específicas, inclusive mostrando qual é a visão do aluno responsável na hora de fazer essa matrícula, através do link gerado pelo Sistema.
Com tudo relacionado a Matrículas e Turmas resolvido, vamos começar a trabalhar a organização das suas aulas. Nessa etapa, criamos juntos o horário escolar de cada Turma e já configuramos o Diário Escolar.
O quarto treinamento se encerra quando todos os pontos do módulo Secretaria estiverem bem configurados e entendidos.
O quinto treinamento trata do financeiro. Geralmente, esse é o último ponto que abordamos no treinamento, a não ser que você esteja com alguma urgência para resolver.
Os pontos do Financeiro relacionados à Matrícula nós já vamos ter conversado um pouco ao longo dos outros treinamentos. Mas aqui nos aprofundamos bastante em cada um dos itens do módulo, para que a sua equipe saiba bem como o sistema funciona.
No caso de dúvidas, essas seis reuniões podem ser expandidas, caso você sinta a necessidade. Nessa etapa, vamos passar um tempo acompanhando como você usa o iScholar e aguardando mais dúvidas suas.
Ao longo dos treinamentos também te mostramos alguns canais de suporte, e esse canal vai ser o que você mais vai usar ao longo do seu trabalho com o iScholar.
Para as escolas que contratam os módulos Catraca, Biblioteca e Apoio Virtual, fazemos mais algumas reuniões para deixarmos esses pontos também muito bem explicados.
Depois disso, o treinamento encerra! Como você percebeu, o trabalho é um pouco longo e exige bastante comprometimento da escola. Como alinhar o treinamento com as rotinas escolares?
É sobre isso que vamos conversar agora:
O melhor momento para fazer a implementação de sistema de gestão escolar é fora de grandes acontecimentos na sua escola. Se você inicia o processo no meio do ano, garante que até o final dele toda a sua equipe vai saber operá-lo.
Se você começa o trabalho no início do ano, até as férias de julho sua equipe inteira já vai estar bem treinada, e o seu segundo semestre serve para fixar o conhecimento na escola inteira.
Muitas escolas deixam essa implementação para o momento em que quase todas as grandes mudanças da escola acontecem: durante as férias.
Muitas ainda iniciam o processo fora das férias, mas no finalzinho do ano.
O raciocínio faz total sentido: fazer a implementação de sistema quando alunos não estiverem em aula. É do mesmo jeito com obras — fazer no meio do ano letivo é um inconveniente e até perigoso.
Mas a implementação do sistema é diferente. A mudança acontecendo aqui não é na estrutura física da escola, mas na sua estrutura organizacional.
Imagine fazer sete treinamentos, cada um de uma hora, no auge da sua campanha de matrículas? Ou durante o fechamento de diários? Ou organizando a entrega de notas e reuniões de pais e responsáveis?
É plenamente possível, mas a dedicação ao treinamento fica mais difusa. É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo 😅
Por isso, a implementação do sistema pode demorar. E depois, o período de adaptação da sua equipe também pode ser longo. Planeje-se para isso com antecedência e faça a contratação mais cedo, ok?
Nós fomos à Bett Brasil 2023 recentemente, e todos os nossos clientes, desde os mais novos até os que estão com a gente há mais de 15 anos, dizem a mesma coisa: suporte eficiente, cliente contente.
🔎 Confira o depoimento do Matheus, do Colégio Gato de Botas.
Durante a implementação do sistema, você vai estar lidando com uma equipe dedicada, e vai ter acesso a nossa equipe de suporte assim que receber o seu login.
Então, para finalizar o texto, fica a última recomendação: nunca faça a implementação do sistema de última hora.
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Obrigado pela leitura! A gente se vê no próximo texto 😉
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