Lista de equipamentos para a escola: o que não pode faltar e como economizar
Fazer uma lista de equipamentos para a escola é o primeiro passo para se montar uma. E esse é um longo passo, viu? Você compra o fundamental para a escola funcionar mas, com o passar dos anos, vai vendo que a sua lista só aumenta ao invés de diminuir.
É verdade: comprar equipamentos para a escola é um trabalho que nunca termina. Cozinha, salas de aula, recursos audiovisuais: sempre há uma nova necessidade, sempre há a vontade de fazer algo diferente.
Isso confunde muitos gestores escolares. Não sei se é o seu caso, mas um dos principais vilões da gestão escolar é justamente a organização do seu patrimônio.
O texto de hoje vai trazer várias listas de equipamentos para a escola, e serve tanto para novos gestores que estão montando uma escola agora quanto para você que só quer checar se está faltando alguma coisa aí na sua instituição.
E aí, tudo pronto para começar?
Como fazer uma lista de equipamentos para a escola?
Se você já tentou fazer uma lista de equipamentos para a escola sem ajuda, sabe o quanto o trabalho é difícil.
Não é tão complicado pensar em uma lista de equipamentos para uma sala de aula, por exemplo - a maioria das pessoas sabe bem o que tem em uma, até quem não trabalha em escolas.
Mas o difícil mesmo vai ser montar a lista de equipamentos escolares para outras áreas. Seu administrativo, por exemplo - você sabe tudo o que é preciso comprar para que ele funcione bem?
Recursos didáticos também são bem complicados de listar sem a ajuda de professores ou um conselho de classe. Ainda mais hoje em dia, com tantos novos recursos tecnológicos disponíveis.
E a lista vai só aumentando: cozinha, quadras, aulas de arte, recreio, educação física - tudo precisa de uma lista de equipamentos para a escola.
O jeito correto de fazer sua lista é indo setor por setor, do mesmo jeito que você faria caso sua escola fosse uma empresa - o que na verdade ela é.
Nesse texto separamos listas de equipamentos para a escola em seis áreas diferentes. São elas:
- Equipamentos didáticos audiovisuais;
- Equipamentos didáticos para a sala de aula;
- Equipamentos para o administrativo;
- Equipamentos para aula de arte;
- Equipamentos para educação física;
- Equipamentos para a cozinha da escola.
Se você precisar de mais listas ou ficar em dúvida em algum desses itens, é só deixar um comentário no final do texto que te ajudamos, ok?
Listas de equipamentos para a escola por área
Como estávamos conversando, montar uma lista de equipamentos para a escola precisa ser feito por área.
Então, o melhor não é montar uma única lista gigante, mas várias pequenas listas que, combinadas, vão trazer todos os equipamentos que a sua escola precisa.
Isso é importante de entender porque, em muitos casos, você vai precisar do apoio de pessoas fundamentais para criar cada lista.
O professor de educação física ajuda na compra de materiais esportivos, por exemplo.
Em escolas que estão começando agora, esse trabalho pode ser um pouco mais difícil. Mas para escolas que estão fazendo suas listas de compra para o próximo ano, a colaboração é fundamental para conseguir montá-las.
Veja logo abaixo as listas separadas por área:
Lista de equipamentos audiovisuais
Nós estamos chegando em um ponto onde equipamentos audiovisuais já devem ser tratados como equipamentos didáticos.
Ainda mais em escolas particulares, que têm um compromisso ainda maior com a inovação. Recursos audiovisuais, como um cinema na escola por exemplo, ajudam a captar e a reter alunos.
Mas o que a sua escola precisa comprar em questão de equipamentos audiovisuais? Você vai descobrir agora. Primeiro, o que você precisa para o cinema na escola:
- Projetor;
- Tela de projetor;
- Caixas de som;
- Mesa de som;
- Isolamento acústico;
- Computador;
- Cabeamento adequado;
Você pode ver mais dicas sobre montar um cinema na escola no nosso texto sobre o tema. Agora, veja mais alguns recursos didáticos audiovisuais para usar na sala de aula:
- Televisão com entrada HDMI;
- Suporte móvel para televisão;
- Computador com entrada para DVD;
- Caixinha de som bluetooth;
Seu investimento esperado aqui no audiovisual vai ser o mais alto de todas as listas de equipamentos para a escola. Juntando tudo, você vai gastar no mínimo R$ 20.000, e no máximo R$ 50.000.
Com todos esses equipamentos comprados, você consegue inclusive fazer um recreio cultural na sua escola sem precisar investir muito mais. Alguns microfones e o cabeamento para os instrumentos já são o suficiente para montar uma estrutura de palco.
Lista de equipamentos didáticos e mobiliários para a sala de aula
Agora vamos falar sobre equipamentos necessários para que a aula aconteça, com tudo o que você precisa comprar para que seus alunos fiquem confortáveis e consigam aprender com conforto.
Estamos nos baseando na infraestrutura padrão de salas de aula em escolas particulares, então veja que alguns equipamentos mais avançados você dificilmente encontraria em escolas públicas, por melhores que elas sejam.
Também nos baseamos um pouco nessa cartilha do MEC, voltada para cursos de infraestrutura e meio ambiente escolar. Vale muito a pena conhecer o material completo, que traz listas abrangentes, indo desde o ensino básico até a Educação de Jovens e Adultos.
**Veja os materiais necessários para uma sala de aula de escola particular: **
- Carteiras;
- Armário do professor e da sala;
- Mesa e cadeira do professor;
- Quadro branco;
- Pincéis;
- Ar condicionado;
- Decoração (quadros, murais e cartazes);
- Microfone para o professor;
- Tela para projetor;
- Projetor da sala ou “emprestado”;
- Computador ou notebook;
- Acesso irrestrito do professor à impressora e copiadora;
- Acesso restrito dos alunos aos mesmos
Lista de equipamentos para o administrativo
Você sabe o que você precisa comprar para que a sua secretaria, diretoria e coordenação funcionem bem?
Esses setores são a inteligência da escola. Sem eles, não é possível ministrar uma única aula.
E para que você vá além e faça mais do que ministrar uma única aula, seu administrativo precisa ter os melhores equipamentos possíveis. Principalmente porque esses são os únicos setores da escola que sempre estão lidando direta e primariamente com os pais.
Veja abaixo a lista de equipamentos escolares para o administrativo:
- Internet de alta velocidade;
- Repetidores de sinal de internet caso o espaço seja grande;
- Um notebook ou computador para cada trabalhador;
- Armários do tipo arquivo;
- Arquivos de papelão;
- Impressora;
- Resmas de papel sulfite;
- Um servidor para salvar arquivos na nuvem;
- Balcão de atendimento;
- Mesas e cadeiras para as secretárias;
- Um celular corporativo para cada trabalhadora;
- Ar condicionado.
Lista de equipamentos para aulas de arte
Em escolas particulares, as aulas de arte costumam ser muito mais inovadoras e divertidas do que nas escolas públicas.
É justamente por isso que elaboramos essa pequena lista de equipamentos para escola com foco nas aulas de educação artística.
A maioria das escolas particulares elabora a lista para os pais comprarem os materiais de acordo com o que as professoras vão trabalhar ao longo do ano. Mas para ter uma aula incrível, é importante que a escola também faça o seu investimento em materiais e equipamentos didáticos.
Juntando a preocupação dos pais com a preocupação das escolas, quem ganha são os alunos. Veja o que você precisa comprar para ter as melhores aulas de arte possíveis:
- Telas para pintura com suporte;
- Livros infantis de colorir;
- Filmes educativos;
- Fantasias para teatro;
- Quebra cabeças;
- Quadros para decoração do espaço;
- Materiais reciclados;
Outros materiais você pode pedir para os pais comprarem, montando uma lista no início do ano. Esses são os fundamentais para ter boas aulas independente do que os alunos trouxerem.
Lista de equipamentos para educação física
As aulas de educação física funcionam melhor quando a escola oferece os melhores materiais e estimula os alunos a conhecerem os diversos esportes.
No geral, a educação física costuma trabalhar quatro esportes diferentes: futsal, handebol, vôlei e basquete. Mas nada te impede de oferecer outros tipos de aulas, inclusive oferecendo a possibilidade de exercícios que não sejam praticados com times.
Isso ajuda a incluir todo mundo nas aulas de educação física, que deixa de ser focada em esportes e passa a ser uma verdadeira aula de saúde.
Veja algumas sugestões do que comprar para as aulas de educação física:
- Pesos e halteres menores;
- Redes de vôlei e futsal;
- Bolas para todos os esportes;
- Peteca;
- Cones de treinamento;
- Bebedouro para a quadra;
- Cordas;
- Bambolês;
- Coletes;
Lista de equipamentos para a cozinha da escola
Não podemos deixar de falar da cozinha, que tem uma das listas de equipamentos para a escola mais extensa e diferenciada até aqui.
Existem vários tipos de cozinhas escolares, ainda mais em escolas particulares. Não é tão comum que elas tenham cantinas e ofereçam comida como é o caso das escolas públicas, mas ainda é preciso alimentar os trabalhadores e professores da escola.
E claro, também vamos levar em conta aqui a montagem da lanchonete, onde a comida é comercializada para os alunos.
Para montar sua cozinha escolar, você vai precisar de:
- Microondas comunitários (para escolas noturnas);
- Panelas;
- Fogão industrial;
- Balcão para a lanchonete;
- Expositor de vidro para os salgados;
- Geladeira;
- Freezer;
- Espremedor de frutas industrial;
- Balanças (uma de precisão e outra comum);
- Lava louças.
Como economizar na lista de equipamentos da escola?
Como você está vendo, montar sua lista de equipamentos da escola não é um trabalho muito barato.
Aliás, montar a lista é simples. O problema é comprar os produtos.
Essas 6 listas que trouxemos aqui são pontos de partida. Para a sua escola, é bem provável que você vá precisar de um pouco mais de equipamentos além dos que estamos sugerindo.
Pensando nisso, só com compras você vai gastar bastante. E se você está abrindo a escola agora, a quantidade de capital disponível tem que ser bem alta.
Mas vamos pensar agora como uma empresa, que é o que a sua escola particular realmente é. Será que é possível cortar custos? Claro que sim! Descubra como agora:
Parcerias com fornecedores
Toda empresa consolidada tem parcerias com seus fornecedores e jamais compraria materiais a preço cheio.
É importante que a sua escola busque o mesmo tipo de parceria. Nas suas primeiras compras, organize as listas e procure fornecedores que ofereçam descontos progressivos de acordo com a quantidade de itens que você compra. E concentre suas compras neles.
Por exemplo: você precisa comprar carteiras para os alunos e mesas para outros ambientes na sua escola - como a sala dos professores.
É melhor encontrar um fornecedor que venda ambos, porque assim você consegue mais desconto.
Nos fornecedores de eletrônicos, é importante fechar com quem vende e também oferece manutenção. Projetores, por exemplo, precisam de trocas regulares de lâmpadas - se você fecha uma parceria de manutenção, vai conseguir um descontinho na compra também.
Sempre busque parcerias onde elas estiverem disponíveis. Concentre suas compras em poucos fornecedores confiáveis que as oportunidades eventualmente aparecem.
Comprar a mais quando estiver mais barato
O setor de compras de qualquer empresa sempre está de olho em promoções com os seus fornecedores.
É claro que, na maioria das vezes, você vai estar pagando mais barato do que as promoções, mas existem vários atacadistas, especialmente online, que fazem promoções gigantescas.
Nessas promoções, o que já era mais barato tem ainda mais reduções de preços. Para escolas, junho, julho, novembro e dezembro são os melhores meses para encontrar promoções de atacadistas.
É durante essa época que as promoções voltadas para as escolas acontecem. A moda hoje em dia é oferecer cashback ao invés de descontos, então calcule bem antes de comprar.
Contagem, inventário e manutenção preventiva
Uma vez que você comprou todos os seus equipamentos, é fundamental estabelecer uma rotina de contagem para evitar que seus equipamentos desapareçam.
E nem estamos falando necessariamente de furtos. Pode ser que o projetor fique em alguma sala esquecido e ninguém saiba de onde ele era originalmente. E por conta desse sumiço, ele não ser utilizado.
Recursos parados são prejuízo. Você pagou por eles, então eles precisam trazer valor para a sua escola.
Você precisa marcar como patrimônio cada um dos itens que você comprar, e ter um sistema de acompanhamento simples para saber onde e como estão sendo utilizados seus materiais, ok?
Inclusive temos um texto muito interessante falando mais sobre a gestão do patrimônio da escola. Vale a leitura.
Como fazer a prevenção de quebras e furtos na escola?
Só há um único jeito de garantir que seus equipamentos não terão problemas na escola: não tendo nenhum equipamento.
De verdade. Tudo o que você compra pode quebrar ou sumir, mas o que você pode fazer para minimizar esses danos é ter um controle eficiente.
No link que deixei logo ali em cima você vai ver as principais estratégias para garantir que seu material não desapareça. Mas todas elas dependem de organização.
E essa organização só pode ser feita bem através de um sistema de gestão escolar. É através dele que você sabe se está na hora de comprar mais materiais e onde estão os que você já tem.
Vamos fazer o seguinte: nós te liberamos sete dias grátis da plataforma IScholar para você testar, e também disponibilizamos nossa equipe comercial para te ajudar a entender mais sobre a plataforma.
Use e veja você mesmo como ele consegue transformar a sua escola, indo muito além dos equipamentos escolares e conectando a escola inteira. Vou ficar te esperando, ok?
Um abraço e até o próximo texto!
Marcadores:
Equipe iScholar
Ver todos os artigosCom 18 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!
Escolha crescer hoje com o iScholar!
Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.