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Mais do que contratações, saiba porque a sua escola precisa fechar parcerias

Escrito por Hillary Moraes

Mais do que contratações, saiba porque a sua escola precisa fechar parcerias

Uma parceria comercial pode ser definida como um relacionamento de apoio mútuo entre empresas, em que os parceiros se comprometem com metas e atividades específicas que beneficiam ambas as partes envolvidas. O desenvolvimento de parcerias fortes e eficazes pode contribuir muito para instituições de ensino, pois oferecem diversas vantagens e tem grande potencial de melhorar a experiência educacional.

O conteúdo de hoje tem como objetivo ajudar você, gestor, a conhecer melhor a importância de fechar parcerias em sua escola.

Tipos de parcerias

Entre escolas e universidades

O foco dessas colaborações está na aproximação dos estudantes do ensino médio com o ambiente universitário, ajudando os jovens a conhecer mais sobre os cursos oferecidos e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Além disso, pode ser estabelecido um acordo que conceda algum tipo de desconto para alunos que futuramente escolherem estudar na faculdade parceira.

Dessa forma, uma parceria como essa pode ser relevante no momento em que os pais estão decidindo em qual escola matricular seus filhos no ensino médio.

Entre escolas e empresas

Essas parcerias podem assumir várias formas, pois a natureza de cada uma varia de acordo com as necessidades da escola e a capacidade do negócio.

Elas podem ter foco tanto na gestão escolar e no corpo docente, com empresas que podem trabalhar na capacitação de funcionários ou na otimização de processos, quanto nos discentes, quando oferecem diferentes atividades ou benefícios aos estudantes.

Benefícios para sua escola

Fornecer atividades complementares

A escola aumenta a capacidade de oferecer uma variedade de habilidades e recursos extras ao fechar parcerias com empresas que dão cursos de idiomas, informática, esportes, dança e muitos outros.

Assim, os alunos ganham com a possibilidade de obter mais conhecimento em atividades nas quais possuam interesse, sendo que muitas vezes essas parcerias ainda garantem descontos no momento da matrícula ou até mesmo nas mensalidades.

Também é possível que empresas parceiras ofereçam essas atividades dentro da própria instituição de ensino, divulgando seus serviços e aumentando seu número de alunos ao mesmo tempo em que a escola fica com um percentual da receita.

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Simplificar processos de áreas específicas da escola

A maior parte dos gestores escolares procuram formas de otimizar os diversos processos dos setores da instituição, priorizando a qualidade dos serviços prestados ao mesmo tempo em que se economiza tempo e dinheiro.

“Certa vez, a escola me relatou que precisou trocar por três vezes a professora do primeiro ano do ensino fundamental, que é um ano importante para as crianças, por ser o ano da alfabetização. Na falta de um banco de dados de professores, as contratações foram feitas por indicação e as trocas no meio do ano letivo, foram inevitáveis, prejudicando a aprendizagem de várias crianças e insatisfação dos pais", diz Janaína Lopes, sócia-fundadora e diretora da Matre RH, empresa especialista em Recursos Humanos.

Janaína explica que, a partir da contratação de uma consultoria especializada, a escola passou a ter mais assertividade na contratação, com um trabalho mais cuidadoso na seleção dos professores e uma orientação à gestão de pessoas, com pesquisas de clima e desenvolvimento de pessoas.

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Aumentar a relevância no mercado

A escola pode se beneficiar com um aumento de visibilidade gerado pela parceria de sucesso, assim como ampliar possibilidades de futuras parcerias com outras corporações. Afinal, empresas parceiras que se divulgam publicamente, garantem que as duas sejam reconhecidas pelo que fazem.

Ganhar diferencial competitivo

Pais e alunos se interessam também pelo que a escola oferece em parceria, pois levam em consideração todos os aspectos nos quais a escola se diferencia de outras.

No ato da matrícula, podem dar preferência àquelas que oferecem maior possibilidade de realizar atividades extracurriculares fornecidas por outras instituições, tanto quanto outras vantagens como descontos.

Como fechar boas parcerias

Planejamento

Em um primeiro momento, é preciso identificar quais são suas necessidades para só então pesquisar possíveis parceiros. É interessante dar oportunidade para funcionários fazerem sugestões, atitude que pode facilitar muito o processo de escolha.

Ao conhecer bem seus principais valores e os de seu potencial parceiro, é a hora de elaborar e entregar uma boa proposta de parceria.

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Implementação

Quando os dois lados estiverem alinhados quanto aos valores e objetivos, é importante definir metas e estabelecer a duração da parceria. Posteriormente, durante o período em que a parceria está ocorrendo, é extremamente importante avaliar seu impacto.

Sustentando a parceria

Por fim, é fundamental garantir que a equipe esteja bem informada, para que não haja inconsistências nas informações passadas. Também pode ser interessante fazer planos de comunicação para divulgar a parceria, garantindo que ambas as partes sejam reconhecidas publicamente.

Além disso, é muito importante comunicar com o parceiro sobre os resultados obtidos e se certificar de que todo o contrato seja cumprido, como por exemplo garantir a remuneração adequada segundo o que foi acordado.

Gestor, espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor sobre como e porque é interessante fechar parcerias. Aproveite para solicitar uma demonstração gratuita e descubra como somos a parceria ideal para fortalecer sua instituição de ensino.

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