Provas online: como criar avaliações para o EaD universitário
Existe prova online? Essa é uma pergunta que muita gente que está começando um curso acaba se fazendo. Como ministrar provas no EaD?
Bom, até existem provas online, mas a verdade é que elas são bem raras e muito restritas à atuação do curso e seu reconhecimento pelo MEC.
No texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre as provas para o EaD, e te mostrar como avaliar o ensino dos alunos e conciliar a carga horária remota e presencial, especialmente no ensino superior.
Tudo pronto para começar?
Primeiro: quais são os tipos de cursos EaD?
Existem vários tipos de cursos EaD disponíveis no Brasil, sendo que os mais comuns são os cursos técnicos, cursos livres, cursos superiores e pós graduação.
Os cursos técnicos estão inseridos no Ensino Técnico, e são em sua maioria dependentes do reconhecimento do MEC para poderem operar.
Por precisar desse reconhecimento, os cursos técnicos também estão inseridos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
Vamos falar mais sobre as consequências disso ao longo do texto.
Os cursos livres são diferentes: eles não têm reconhecimento do MEC, e por isso não precisam se adequar a BNCC, embora alguns pontos raros da LDB precisam ser levados em conta durante sua operação.
Inclusive temos dois textos aqui no blog que falam mais sobre os cursos livres e as suas diferenças segundo a legislação:
➡️ Como emitir certificado de curso técnico? ➡️ Como montar um curso profissionalizante?
Os cursos superiores e de pós graduação também têm reconhecimento do MEC, e portanto devem seguir a BNCC e a LDB.
A diferença entre os cursos livres e os outros, reconhecidos pelo MEC, tem impacto direto na aplicação de provas online e nas avaliações para o EaD. Falamos mais sobre isso logo abaixo:
Qual é a legislação dos cursos EaD?
Todos os cursos EaD, além de pautados pela BNCC e pela LDB (no caso dos reconhecidos pelo MEC) também contam com uma legislação específica.
Isso é ótimo para trazer mais segurança jurídica para as instituições, além de proporcionar mais informações sobre como alguns pontos podem ser trabalhados - especificamente as provas EaD.
A legislação em questão é o Decreto Nº 9.057/2017, que além de determinar a natureza dos cursos EaD, também dispõe sobre o seu funcionamento.
Segundo o decreto, instituições de educação básica, média, EJA, superior e técnica podem oferecer cursos EaD normalmente. O ensino fundamental e médio, porém, precisam ser presenciais, de acordo com a Lei 9394/96 - a LDB, mas podem conter elementos EaD.
O Decreto 9.057 foi uma grande atualização na legislação dos cursos EaD. Agora, as próprias IES podem criar seus polos EaD e ofertar cursos 100% à distância, sem a necessidade de oferecer uma contraparte presencial.
Ou seja: uma faculdade pode oferecer cursos à distância diferentes dos que ela oferece presencialmente. E outra faculdade totalmente EaD agora tem o amparo da Lei para funcionar e diplomas reconhecidos pelo MEC.
Um ponto importante: a liberação do curso totalmente EaD ainda é feita pelo MEC, inclusive com uma visita avaliativa à sede ou ao Polo Educacional do curso.
🔎 Saiba mais: Tudo sobre a Política Nacional de Educação Digital
A prova online para o EaD é permitida por lei?
A realização de todas as atividades online não é permitida pela LDB e nem pelo decreto 9.057/2017.
A Lei diz:
“Art. 4º As atividades presenciais, como tutorias, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas nos projetos pedagógicos ou de desenvolvimento da instituição de ensino e do curso, serão realizadas na sede da instituição de ensino, nos polos de educação a distância ou em ambiente profissional, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais.”
Ou seja: provas e apresentação de trabalhos para a conclusão de um semestre ou curso precisam necessariamente serem aplicadas presencialmente.
Mas isso não significa que nenhuma prova possa ser feita online, nem que todos os métodos avaliativos devem ser feitos online.
Algumas provas com peso menor e que não são consideradas como provas finais no seu Regimento Escolar ou Plano Político Pedagógico podem ser aplicadas online.
Na realidade de uma faculdade ou universidade, podemos pensar em alguns casos onde a prova pode ser online:
- Atividades complementares;
- Trabalhos com menor porcentagem de nota;
- Listas de exercícios;
- Redações;
- Fichamentos;
- Resumos sobre obras;
E a lista vai longe. Mas as provas finais, seminários com apresentação, monografias, TCCs e qualquer outra prova que tenha um impacto muito grande na nota precisam ser feitas presencialmente.
As provas presenciais no EaD precisam ser ministradas na sede da universidade?
Não necessariamente. As provas presenciais podem ser ministradas tanto na sede da universidade quanto no seu polo educacional EaD.
O polo educacional é uma estrutura que pode ser inaugurada pela própria instituição sem o aval do MEC. Porém, na ocasião da oferta dos cursos EaD, esse polo precisa ser visitado e avaliado por uma equipe do Ministério.
O polo EaD pode estar localizado na estrutura da própria universidade sem problemas. O que ele precisa, porém, é oferecer recursos técnicos, pedagógicos e burocráticos para os alunos.
Os recursos técnicos estão relacionados com a experiência das aulas online. Servidores, internet de boa velocidade, sistema de gestão escolar etc.
Os pedagógicos estão relacionados com os professores, os equipamentos disponíveis, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) etc.
Enquanto os recursos burocráticos são os de suporte para o aluno. Secretaria, coordenação do curso, representante da reitoria, etc.
A IES pode abrir polos educacionais em qualquer região do Brasil, sem limitação numérica. Muitas universidades EaD abrem seus polos em regiões metropolitanas de vários estados, para facilitar a vida dos alunos durante as provas finais presenciais.
5 passos para elaborar e ministrar uma prova online
Então, até agora, já determinamos tudo sobre a legislação da prova EaD, certo?
Lembrando: provas finais precisam ser ministradas presencialmente, mas outras avaliações mais simples podem ser disponibilizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Mas fica a questão: como garantir que os alunos não vão colar? E como garantir o sucesso no aprendizado nessas provas online?
É impossível impedir que os alunos consultem a internet no caso de avaliações EaD. Esse é um ponto fundamental e que não pode ser ignorado.
Ao invés de lutar contra a consulta, sugerimos uma abordagem diferente. Vamos para os 5 passos para elaborar e ministrar uma prova online?
1 - Não perca tempo inibindo a consulta
Não adianta perder tempo com recursos que impedem a consulta. Ela pode acontecer de diversas formas.
Muitas universidades EaD aplicam uma “trava” no AVA que não permite aos alunos acessarem outras abas no navegador.
Outras requerem câmeras ligadas o tempo todo para “vigiar” os alunos. Esses métodos são, no mínimo, ineficazes e facilmente contornáveis.
No caso do navegador bloqueado, o aluno só precisa usar um celular. No caso das câmeras abertas, você vai precisar de um professor fiscalizando tudo e ainda assim é difícil comprovar com certeza absoluta que o aluno estava colando.
Pense em uma situação onde o aluno tem o navegador bloqueado e a câmera ligada. Ele pode facilmente colocar o telefone na frente da tela e consultar suas anotações sem nem precisar tocar nele.
E mesmo que o professor veja o aluno consultando o celular nessa posição, fazer a acusação pode se tornar um problema jurídico para a sua universidade.
Então, inibir a consulta é desprender tempo e recursos à toa: o aluno vai conseguir consultar se ele quiser.
2 - Use a consulta com um fim educacional
Como determinamos que as provas finais devem ser presenciais, use as provas online com uma metodologia diferente: permita a consulta.
Nesse caso, o importante não é o acesso à informação, mas sim o raciocínio dos alunos.
Lembre-se que no mercado de trabalho, os profissionais formados raramente terão que resolver alguma situação apenas com a memória. Livros, ensaios, artigos e vários outros recursos de consulta estão disponíveis na internet.
Suas provas online não precisam ser as mais difíceis do mundo. Use-as com o objetivo de fomentar a leitura e a interpretação do texto consultado, e avalie os alunos pelo raciocínio que eles tiveram ao fazer a sua consulta.
Também é uma ótima ideia pedir fontes e referências. Assim, os alunos se familiarizam com a pesquisa, que é um dos pilares da educação superior.
3 - Crie perguntas que valorizem a consulta e o raciocínio
Entrando em uma parte mais prática para complementar o passo 2, é fundamental que as suas perguntas nas provas para EaD estejam de acordo com a metodologia consultiva.
Isso é atingido de diversas formas. Ao invés de uma grande lista de exercícios, crie duas ou três perguntas discursivas.
Ou ao invés de perguntas, peça uma redação.
No caso de cursos de exatas, valorize menos as fórmulas e os cálculos e mais o raciocínio lógico dos alunos. Isso é possível quando os professores criam problemas originais e pesquisam antes na internet para ver se existem similaridades.
Dessa forma, os alunos vão consultar mas não vão encontrar as respostas prontas, todas mastigadas. A prova online se torna um momento de estudo.
4 - Treine professores para reconhecer a inteligência artificial
Esse é um ponto fundamental que todos os profissionais do EaD precisam considerar.
A inteligência artificial já está disponível para todos através do ChatGPT. Sua versão 3.5 é completamente gratuita e consegue fornecer respostas para perguntas e criar ensaios ou redações inteiras.
A questão é que, mesmo na sua versão paga - ChatGPT 4.0 - seu estilo de escrita é muito característico, e por isso, fácil de perceber. Pelo menos para olhos treinados.
Treine seus professores para que eles possam discernir um texto real de um texto gerado por uma máquina. Vai ser bem difícil provar que o texto é de I.A., mas com o professor ciente, medidas pedagógicas podem ser tomadas individualmente.
5 - Faça provas de tempo livre
Resolver um problema em uma hora não é uma exigência do mercado de trabalho. Saber priorizar o seu tempo, sim.
Provas feitas com limite de tempo são uma limitação dos cursos presenciais - elas precisam ser concluídas antes do horário terminar.
Qual é o motivo de levar uma tradição do ensino presencial para o ensino online? Provas com tempo induzem ansiedade e não permitem que os alunos descrevam seu raciocínio com curiosidade.
O melhor a se fazer é oferecer datas finais para a conclusão da prova ou entrega do trabalho. Dentro desse dia, o aluno pode entregar o material quando ele quiser.
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Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo texto!
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