Central de vendas:

(34) 2512-0244
Redes sociais para escola: como criar e ter sucesso

Redes sociais para escola: como criar e ter sucesso

Equipe iScholar

Fazer as redes sociais da escola é um trabalho super interessante, mas muitas escolas deixam esse aspecto do marketing de lado. E a sua? Como está a sua presença no Instagram?

As escolas acabam deixando as redes sociais de lado por acharem ser um trabalho muito difícil ou que consome tempo demais. Mas isso é uma simplificação: dá trabalho, mas não é difícil.

E mesmo o trabalho que você vai ter pode ser muito bem planejado. Você só precisa se organizar e planejar para que tudo corra com eficência e agilidade.

Hoje trouxe algumas dicas super interessantes aqui, com alguns exemplos, de como fazer redes sociais para a escola. Vamos começar do começo?

Em quais redes sociais sua escola deve aparecer?

Aqui precisamos pegar emprestado um termo do marketing digital: o público alvo.

O primeiro passo para fazer as redes sociais da escola é entender quem vai ser o seu público principal.

Escolas que estão buscando fazer as redes sociais para se colocar melhor no mercado e aparecer principalmente para pais e responsáveis devem começar pelo Instagram e Facebook - é garantido que eles vão estar lá.

Agora, escolas que querem aparecer mais para os alunos devem considerar outras redes sociais, como o TikTok e o Youtube.

Além de onde aparecer, as escolas também precisam entender como se comunicar. Mais sobre isso agora:

Que tipo de postagens fazer para ter mais relevância para os pais e responsáveis?

Vamos primeiro conversar sobre as redes sociais voltadas para encantar os responsáveis. Seu objetivo aqui é criar um bom relacionamento com os responsáveis de alunos já matriculados e também aparecer para pessoas que podem fechar matrículas no futuro.

Nesse caso, você deve investir em postagens que mostram:

  • A rotina da escola no geral;
  • Os alunos se divertindo e estudando;
  • A estrutura da escola;
  • Os recursos que a escola tem;
  • Os professores;
  • As atividades;
  • E tudo o que demonstre o carinho e o apreço da escola pelo seu trabalho maior: educar.

Veja um exemplo do Colégio Pirlimpimpim:

Captura de tela mostrando um post da escola Pirlimpimpim no Instagram

Esse post mostra um pouco de tudo: os brinquedos da escola, as crianças brincando, o pátio e toda a estrutura montada nele.

Pais que vêem esse tipo de postagem estão buscando exatamente esse tipo de informação para fazer ou não a matrícula.

Veja outro exemplo, esse do Colégio Nacional:

Captura de tela mostrando um post do colégio Nacional no Instagram

Esse é o tipo de post que apela tanto para os responsáveis quanto para os alunos. Como o foco do ensino médio está na aprovação no vestibular, mostrar alunos aprovados e sua relação com os professores é sempre uma boa ideia.

Vendo esses exemplos, acho que é uma boa ideia a gente conversar um pouco sobre o que não fazer antes de mostrar alguns exemplos de redes sociais voltadas para os alunos.

Confira:

O que NÃO fazer nas redes sociais de uma escola

Do mesmo jeito que alguns tipos de post atraem os responsáveis e te ajudam a fazer novas matrículas, alguns outros acabam fazendo o contrário.

Ou pelo menos não ajudam muito na captação de alunos, ocupando espaço e gastando seu tempo sem apresentar bons resultados, no fim das contas.

Um ótimo ponto de partida pode ser na questão dos vestibulares. Veja mais um exemplo do Colégio Nacional:

Captura de tela mostrando um post do Colégio Nacional no Instagram

Quando você transforma seu feed inteiro em posts de aprovados, você acaba ocupando um espaço enorme e afastando pessoas que não conhecem sua escola ainda.

Nesse caso, imagine quantos posts mais interessantes, diferentes, poderiam aparecer? O anúncio de aprovação não precisa ser sempre do mesmo jeito, é possível variar e mostrar personalidade, apresentando a escola junto com o aluno.

Outra coisa que vale a pena evitar: posts genéricos, sem muita personalidade e que não mostram nada nem ninguém da escola. Veja esse exemplo:

Captura de tela mostrando um post do Colégio + Positivo no Instagram

Esse post dos dias dos professores não mostrou o principal da data comemorativa: os próprios professores.

Mas isso significa que todos os posts das redes sociais para escola precisam sempre mostrar um professor, um aluno, uma estrutura da escola? Bom, precisar não precisa. Mas é uma excelente ideia se basear nessa regrinha.

A questão é que a escola é o seu maior conteúdo. Literalmente, quando você abre o portão da escola, tudo o que está acontecendo lá é conteúdo “instagramável”.

Então por que fazer um post genérico, sem mostrar nada?

Redes sociais para escola: como engajar os alunos

Tudo certo até aqui? Já entendemos o que dá certo de fazer para os pais e responsáveis, agora vamos falar um pouco mais sobre algumas estratégias para manter os próprios alunos engajados.

O primeiro passo é buscar as redes sociais mais usadas pelos alunos. Elas vão ser o Instagram (especialmente o Reels e o Stories), o Youtube e o TikTok.

O segundo passo é não tentar ser o que você não é. Os alunos entendem que a escola é a escola, então qualquer atitude que destoe da sua naturalidade como instituição estudantil tem o potencial de se passar como falso.

Um ótimo exemplo a seguir é a atuação do Colégio CCPA no TikTok:

Captura de tela mostrando um post do Colégio CCPA no TikTok

Veja como a escola mantém o foco nos alunos, mostrando o que eles estão fazendo no seu tempo livre no pátio da escola.

O foco também pode estar nos professores que têm um ótimo convívio com os alunos:

Captura de tela mostrando um post do Colégio CCPA no TikTok

A regra de ouro para encantar os alunos é sempre envolvê-los e inseri-los em todas as suas ações, ok?

Mas só uma questão: quem é que fica responsável por fazer esses posts elaborados? Onde encontrar tempo para fazer as redes sociais da escola?

Falamos sobre isso logo abaixo:

Como fazer as redes sociais da escola?

Bom, agora que já conversamos sobre o que dá certo e o que não dá nas escolas, chegou a hora da gente entender como de fato trabalhar o dia a dia desse esforço de marketing.

Separei 5 passos bem simples aqui para te ajudar nessa tarefa. Confira agora:

1 - Qual será o nível de complexidade?

Você não precisa começar o trabalho de redes sociais para a escola com o nível máximo de dificuldade, com filmagens, uma arte linda e padronizada e posts todo dia.

Se você percebe que a sua escola não tem o tempo nem os recursos necessários para fazer um trabalho muito difícil, comece pequeno.

Favoreça fotos da equipe, do recreio, de aulas em laboratórios, espaço maker e questões mais simples. Uma foto e uma legenda feitas na hora já vão render excelentes resultados.

2 - Quem vai fazer o trabalho?

Começando simples, uma única pessoa dedicada para as redes sociais da escola já basta para ter uma ótima presença.

O ideal é que você contrate um especialista, chamado de social media. Esse profissional já conhece todos os pormenores das redes, e vai te poupar bastante tempo.

Se você não quiser fazer contratações, procure pessoas com tempo ocioso para assumir essa responsabilidade. Mas já te avisamos: quanto mais tempo a pessoa tiver para se dedicar a esse trabalho, melhor ele vai ficar.

3 - Inclua a autorização do uso de imagem no contrato de matrícula

Pela Lei, divulgar imagens de menores de idade na internet sem a autorização dos responsáveis é crime.

Por conta disso, você vai precisar de uma autorização para todos os alunos que aparecem nas suas redes.

Para evitar ter que fazer um formulário para cada post, é melhor incluir essa informação direto na matrícula, e avisar aos pais e responsáveis no momento da assinatura.

4 - Não precisa exagerar nas postagens

Lembre-se sempre: um post no Instagram tem validade máxima de alguns dias. Quando o próximo sair, todo mundo vai esquecer do anterior.

Justamente por causa disso, você não precisa de posts altamente elaborados e que demoram horas e horas para fazer.

Começando pequeno, você deve focar nas situações, não necessariamente na arte do post e nos seus recursos. Faça uma legenda rápida, tire algumas fotos e publique sem medo!

5 - Use e abuse dos stories e dos Reels

Fazer somente posts no feed do Instagram pode ser uma boa estratégia para começar, mas a rede social oferece muito mais.

Os stories, por exemplo, podem ser utilizados em várias ocasiões onde fica muito difícil tirar fotos. Uma festa de aprovações no vestibular e ENEM, por exemplo, é muito longa. Os stories servem para mostrar um pouco do que está acontecendo no momento.

É claro que o feed tem bastante espaço e não deve ser ignorado nunca. Mas algumas coisas não cabem nele.

Os Reels também são ótimos aliados para esse tipo de situação. Às vezes é difícil combinar vários tipos de filmagens para fazer um post no feed. Use um programa como o CapCut, no celular mesmo, e transforme tudo em um vídeo simples!

PEssoas usando redes sociais com ícones de amigos, curtidas e comentários

E aí, o que achou das nossas dicas para fazer as redes sociais da escola?

Mas temos muito mais para falar sobre esse assunto. Esse texto é parte da nossa série sobre marketing escolar. Acesse o texto completo para saber mais.

Obrigado pela leitura e até a próxima!

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.