Redes sociais para escola: como criar e ter sucesso
Fazer as redes sociais da escola é um trabalho super interessante, mas muitas escolas deixam esse aspecto do marketing de lado. E a sua? Como está a sua presença no Instagram?
As escolas acabam deixando as redes sociais de lado por acharem ser um trabalho muito difícil ou que consome tempo demais. Mas isso é uma simplificação: dá trabalho, mas não é difícil.
E mesmo o trabalho que você vai ter pode ser muito bem planejado. Você só precisa se organizar e planejar para que tudo corra com eficência e agilidade.
Hoje trouxe algumas dicas super interessantes aqui, com alguns exemplos, de como fazer redes sociais para a escola. Vamos começar do começo?
Em quais redes sociais sua escola deve aparecer?
Aqui precisamos pegar emprestado um termo do marketing digital: o público alvo.
O primeiro passo para fazer as redes sociais da escola é entender quem vai ser o seu público principal.
Escolas que estão buscando fazer as redes sociais para se colocar melhor no mercado e aparecer principalmente para pais e responsáveis devem começar pelo Instagram e Facebook - é garantido que eles vão estar lá.
Agora, escolas que querem aparecer mais para os alunos devem considerar outras redes sociais, como o TikTok e o Youtube.
Além de onde aparecer, as escolas também precisam entender como se comunicar. Mais sobre isso agora:
Que tipo de postagens fazer para ter mais relevância para os pais e responsáveis?
Vamos primeiro conversar sobre as redes sociais voltadas para encantar os responsáveis. Seu objetivo aqui é criar um bom relacionamento com os responsáveis de alunos já matriculados e também aparecer para pessoas que podem fechar matrículas no futuro.
Nesse caso, você deve investir em postagens que mostram:
- A rotina da escola no geral;
- Os alunos se divertindo e estudando;
- A estrutura da escola;
- Os recursos que a escola tem;
- Os professores;
- As atividades;
- E tudo o que demonstre o carinho e o apreço da escola pelo seu trabalho maior: educar.
Veja um exemplo do Colégio Pirlimpimpim:
Esse post mostra um pouco de tudo: os brinquedos da escola, as crianças brincando, o pátio e toda a estrutura montada nele.
Pais que vêem esse tipo de postagem estão buscando exatamente esse tipo de informação para fazer ou não a matrícula.
Veja outro exemplo, esse do Colégio Nacional:
Esse é o tipo de post que apela tanto para os responsáveis quanto para os alunos. Como o foco do ensino médio está na aprovação no vestibular, mostrar alunos aprovados e sua relação com os professores é sempre uma boa ideia.
Vendo esses exemplos, acho que é uma boa ideia a gente conversar um pouco sobre o que não fazer antes de mostrar alguns exemplos de redes sociais voltadas para os alunos.
Confira:
O que NÃO fazer nas redes sociais de uma escola
Do mesmo jeito que alguns tipos de post atraem os responsáveis e te ajudam a fazer novas matrículas, alguns outros acabam fazendo o contrário.
Ou pelo menos não ajudam muito na captação de alunos, ocupando espaço e gastando seu tempo sem apresentar bons resultados, no fim das contas.
Um ótimo ponto de partida pode ser na questão dos vestibulares. Veja mais um exemplo do Colégio Nacional:
Quando você transforma seu feed inteiro em posts de aprovados, você acaba ocupando um espaço enorme e afastando pessoas que não conhecem sua escola ainda.
Nesse caso, imagine quantos posts mais interessantes, diferentes, poderiam aparecer? O anúncio de aprovação não precisa ser sempre do mesmo jeito, é possível variar e mostrar personalidade, apresentando a escola junto com o aluno.
Outra coisa que vale a pena evitar: posts genéricos, sem muita personalidade e que não mostram nada nem ninguém da escola. Veja esse exemplo:
Esse post dos dias dos professores não mostrou o principal da data comemorativa: os próprios professores.
Mas isso significa que todos os posts das redes sociais para escola precisam sempre mostrar um professor, um aluno, uma estrutura da escola? Bom, precisar não precisa. Mas é uma excelente ideia se basear nessa regrinha.
A questão é que a escola é o seu maior conteúdo. Literalmente, quando você abre o portão da escola, tudo o que está acontecendo lá é conteúdo “instagramável”.
Então por que fazer um post genérico, sem mostrar nada?
Redes sociais para escola: como engajar os alunos
Tudo certo até aqui? Já entendemos o que dá certo de fazer para os pais e responsáveis, agora vamos falar um pouco mais sobre algumas estratégias para manter os próprios alunos engajados.
O primeiro passo é buscar as redes sociais mais usadas pelos alunos. Elas vão ser o Instagram (especialmente o Reels e o Stories), o Youtube e o TikTok.
O segundo passo é não tentar ser o que você não é. Os alunos entendem que a escola é a escola, então qualquer atitude que destoe da sua naturalidade como instituição estudantil tem o potencial de se passar como falso.
Um ótimo exemplo a seguir é a atuação do Colégio CCPA no TikTok:
Veja como a escola mantém o foco nos alunos, mostrando o que eles estão fazendo no seu tempo livre no pátio da escola.
O foco também pode estar nos professores que têm um ótimo convívio com os alunos:
A regra de ouro para encantar os alunos é sempre envolvê-los e inseri-los em todas as suas ações, ok?
Mas só uma questão: quem é que fica responsável por fazer esses posts elaborados? Onde encontrar tempo para fazer as redes sociais da escola?
Falamos sobre isso logo abaixo:
Como fazer as redes sociais da escola?
Bom, agora que já conversamos sobre o que dá certo e o que não dá nas escolas, chegou a hora da gente entender como de fato trabalhar o dia a dia desse esforço de marketing.
Separei 5 passos bem simples aqui para te ajudar nessa tarefa. Confira agora:
1 - Qual será o nível de complexidade?
Você não precisa começar o trabalho de redes sociais para a escola com o nível máximo de dificuldade, com filmagens, uma arte linda e padronizada e posts todo dia.
Se você percebe que a sua escola não tem o tempo nem os recursos necessários para fazer um trabalho muito difícil, comece pequeno.
Favoreça fotos da equipe, do recreio, de aulas em laboratórios, espaço maker e questões mais simples. Uma foto e uma legenda feitas na hora já vão render excelentes resultados.
2 - Quem vai fazer o trabalho?
Começando simples, uma única pessoa dedicada para as redes sociais da escola já basta para ter uma ótima presença.
O ideal é que você contrate um especialista, chamado de social media. Esse profissional já conhece todos os pormenores das redes, e vai te poupar bastante tempo.
Se você não quiser fazer contratações, procure pessoas com tempo ocioso para assumir essa responsabilidade. Mas já te avisamos: quanto mais tempo a pessoa tiver para se dedicar a esse trabalho, melhor ele vai ficar.
3 - Inclua a autorização do uso de imagem no contrato de matrícula
Pela Lei, divulgar imagens de menores de idade na internet sem a autorização dos responsáveis é crime.
Por conta disso, você vai precisar de uma autorização para todos os alunos que aparecem nas suas redes.
Para evitar ter que fazer um formulário para cada post, é melhor incluir essa informação direto na matrícula, e avisar aos pais e responsáveis no momento da assinatura.
4 - Não precisa exagerar nas postagens
Lembre-se sempre: um post no Instagram tem validade máxima de alguns dias. Quando o próximo sair, todo mundo vai esquecer do anterior.
Justamente por causa disso, você não precisa de posts altamente elaborados e que demoram horas e horas para fazer.
Começando pequeno, você deve focar nas situações, não necessariamente na arte do post e nos seus recursos. Faça uma legenda rápida, tire algumas fotos e publique sem medo!
5 - Use e abuse dos stories e dos Reels
Fazer somente posts no feed do Instagram pode ser uma boa estratégia para começar, mas a rede social oferece muito mais.
Os stories, por exemplo, podem ser utilizados em várias ocasiões onde fica muito difícil tirar fotos. Uma festa de aprovações no vestibular e ENEM, por exemplo, é muito longa. Os stories servem para mostrar um pouco do que está acontecendo no momento.
É claro que o feed tem bastante espaço e não deve ser ignorado nunca. Mas algumas coisas não cabem nele.
Os Reels também são ótimos aliados para esse tipo de situação. Às vezes é difícil combinar vários tipos de filmagens para fazer um post no feed. Use um programa como o CapCut, no celular mesmo, e transforme tudo em um vídeo simples!
E aí, o que achou das nossas dicas para fazer as redes sociais da escola?
Mas temos muito mais para falar sobre esse assunto. Esse texto é parte da nossa série sobre marketing escolar. Acesse o texto completo para saber mais.
Obrigado pela leitura e até a próxima!
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