Central de vendas:

(34) 2512-0244
RH escolar: como montar a equipe e 6 boas práticas

RH escolar: como montar a equipe e 6 boas práticas

Equipe iScholar

Montar um RH escolar é uma tarefa importantíssima no processo de abrir uma escola, seja ela de qual nível for - básico, médio, técnico ou até uma faculdade.

Um bom RH te mantém assegurado juridicamente em relação aos trabalhadores e também consegue entregar vários indicadores de performance muito importantes para o seu dia a dia.

O RH escolar é um dos poucos departamentos que lida com praticamente todas as questões da escola, tendo atuação em praticamente tudo o que a escola faz.

É justamente daí que vem a sua importância: um RH atuante e de pulso firme indica que a escola está no caminho certo para ter sucesso.

Mas como montar a equipe? E quais são os pontos mais importantes a se considerar na hora de montar um RH escolar? Nesse texto vamos falar bastante sobre isso. Vamos começar?

Como montar a equipe do RH escolar?

Pessoas com os punhos unidos em um círculo sentadas em uma mesa

Esse é um ponto que todas as escolas precisam tomar bastante cuidado. É o RH que auxilia nas contratações, mas quem auxilia na contratação do RH?

Algumas necessidades básicas precisam ser levadas em consideração na hora de montar uma equipe. Listamos as principais aqui e falamos mais sobre cada uma logo abaixo.

Para montar a equipe do RH escolar, você vai precisar:

  • Contratar pessoas com experiência no RH escolar;
  • Contratar uma gerência com perfil de liderança e de boa comunicação;
  • Contratar pessoas que compartilham da cultura escolar;
  • Contratar pessoas que entendem dos trâmites de contratação escolar;

Vamos nos aprofundar nesses pontos?

1 - Contrate pessoas com experiência no RH escolar

Contratar pessoas com experiência no RH para posições chave é fundamental. Mas o RH escolar pede um tipo de pessoa diferente - alguém que já trabalhou nos recursos humanos educacional.

Isso porque o RH escolar vai lidar com vários departamentos diferentes, inclusive professores e em alguns casos até queixas de pais, responsáveis e alunos.

A experiência conta muito na hora de montar sua equipe. Questões sobre a legislação ao contratar professores, outros tipos de contratação docente, outras questões jurídicas como a hora atividade dos professores etc.

Mas não é que todo mundo do RH escolar precisa ter experiência com escolas. Algumas pessoas podem ser treinadas com o tempo. Mas a gerência e os colaboradores chave precisam ter.

E falando nisso:

2 - Contrate gerentes com perfil de liderança e boa comunicação

Muitas vezes, recai sobre o RH a responsabilidade de questões muito complexas da gestão escolar.

A divisão de turmas em uma escola particular, por exemplo. Ela é feita pela coordenação escolar, mas com um grande apoio do RH.

Qualquer gerente do RH que lida diretamente com os professores, coordenadores e gestores escolares precisa ter um ótimo perfil de liderança e boa comunicação.

Liderança porque, em muitas situações na escola, é o RH que dá a última palavra. E comunicação pelo mesmo motivo.

3 - Contrate pessoas que compartilhem a cultura escolar

A escola particular é uma empresa, e deve ser tratada como uma. Mas isso no lado operacional, financeiro e de gestão. A sua cultura é sempre escolar, e seu maior objetivo é formar cidadãos.

A contratação da equipe do RH precisa levar em consideração a adequação à cultura escolar. Quem você contrata precisa entender que ela é uma pessoa que educa, mesmo que o trabalho do dia a dia no RH escolar não pareça ser educação.

Acredite: é. Todo mundo trabalha na escola com um único grande objetivo - educar pessoas. Do RH à diretoria, da sala de aula até a cantina.

4 - Contrate pessoas que sabem lidar com contratações escolares

Esse é um trabalho fundamental para todo mundo que trabalha no RH. Existem legislações e boas práticas específicas da contratação escolar que precisam ser seguidas à risca.

E além das práticas jurídicas, uma pessoa que já trabalhou no RH escolar entende também dos trâmites práticos dessa contratação, e consegue reconhecer bons negócios e ruins antes de fechá-los.

5 boas práticas do RH escolar para colocar em prática hoje

 Mulheres de terno enfileiradas

Tudo entendido sobre quem contratar no RH escolar?

Então agora essa parte do texto é destinada para quem já está com essas contratações feitas ou bem alinhadas, e também para quem já tem um RH escolar em atividade mas quer melhorá-lo.

Separamos 10 boas práticas do RH escolar que vão te ajudar muito no dia a dia e também vão manter sua escola sempre competitiva no mercado.

Confira agora:

###1 - Forme uma equipe e compartilhe responsabilidades

Uma das maiores autoras de livros sobre a gestão escolar é a Heloísa Lück. Nos seus Cadernos da Gestão Escolar, que conta com 8 volumes, ela fala bastante sobre o compartilhamento das responsabilidades na escola.

A equipe do RH escolar precisa fazer parte desse compartilhamento. É o que nós estávamos conversando no tópico anterior: a cultura da escola precisa ser a cultura de todos!

Nesses Cadernos, Heloísa Lück determina alguns pontos fundamentais para que essa responsabilidade seja realmente compartilhada. Eles foram muito bem organizados nesse texto da Rani Breda, gestora de RH da You Bilíngue.

Veja um breve resumo:

  • O mesmo ideário educacional precisa ser compartilhado por todos;
  • A legislação escolar e trabalhista deve sempre ser respeitada;
  • Todos os objetivos educacionais precisam ser entendidos pela equipe;
  • Os interesses político-pedagógicos vêm acima dos interesses pessoais;
  • Processos individuais devem ser coletivos;

2 - O RH escolar mede a eficiência das equipes

Esse ponto é importantíssimo. O RH escolar, por transitar em vários setores, é o melhor preparado para medir a eficiência dos diversos departamentos da sua escola.

É importante que você ofereça as melhores ferramentas de gestão para o time, já que assim o trabalho manual vai sendo automatizado e o RH escolar tem mais tempo para avaliar o trabalho de todas as equipes.

Esse vem sendo um ponto onde o RH escolar se destaca, ano após ano. Com a grande popularização dos sistemas de gestão escolar, o RH tem menos burocracia e mais análise.

3 - Invista na capacitação constante do RH escolar

Uma escola é feita de aprendizado. Todo mundo está aprendendo o tempo todo. As escolas de sucesso estão sempre se atualizando.

E isso não é só na área pedagógica! O setor administrativo também precisa de reciclagens constantes nos seus conhecimentos, seja fazendo cursos, lendo livros ou visitando os maiores eventos educacionais.

O aprendizado constante é parte do esforço para manter todos os departamentos de acordo com a cultura escolar. Os resultados vão ser diretos, com mais inovações surgindo, mais satisfação no trabalho e maior retenção dos profissionais.

4 - O bom RH ajuda na integração da escola com a comunidade

Nós já mencionamos aqui no blog o quanto é fundamental a integração entre escola e comunidade, inclusive como parte fundamental da gestão democrática e participativa.

Os esforços logísticos dessa integração não raro são de responsabilidade do RH escolar. Aliás, até mais do que a logística: a própria concepção dos projetos é uma área que o RH consegue auxiliar bastante.

Escolas que se abrem para a comunidade e que vão até ela têm resultados sempre melhores do que as que se fecham. Além de melhorar a convivência como um todo, esse trabalho também gera um ótimo marketing.

5 - Sempre preze pelos valores do bom RH

Vicente Falconi é o autor do livro “O valor do RH na era do Conhecimento”, o RH tem alguns valores inerentes ao serviço prestado. Esses valores são responsáveis por manter o departamento sempre em ótimo estado e prestando o melhor serviço possível.

Esses valores são importantes porque o RH, em empresas, é o grande fator determinante de como as relações dentro dela acontecem. Por isso, o próprio RH escolar deve reforçar esses valores dentro do departamento, para depois levá-los além, para a escola inteira.

Para citar alguns valores do RH educacional:

  • Transparência;
  • Espírito colaborativo;
  • Bom ambiente de trabalho;
  • Reconhecimento através de metas e KPIs;
  • Aprendizado constante;

Dentre outros. O importante é que o RH escolar tenha o espírito que ele quer ver na escola.

6 - O RH escolar deve estar sempre presente

Um RH escolar não pode nunca se afastar das suas responsabilidades ou ser de difícil acesso para professores e outros colaboradores da escola.

Na verdade, o RH escolar deve fazer o contrário: ser proativo e estar presente em todos os eventos escolares - reuniões de responsáveis e alunos, conselhos de classe e onde mais for possível.

É muito comum em empresas pequenas que o RH fique só por conta de demissões, contratações e questões salariais. Uma escola, apesar de ser uma empresa pequena, precisa de um RH constante.

Isso porque a escola é um grande organismo, composto pelos mais diversos tipos de pessoas. Todas elas precisam estar na mesma página, e a “cola” que une todas é o RH escolar.

O RH é quem documenta a cultura escolar

 Mulher cumprimentando homem em uma reunião, a mesa está cheia de papéis.

No fim das contas, o que estamos querendo dizer nesse texto é que o RH escolar é responsável por documentar a cultura da escola.

Mas documentar não significa escrever slides e apostilas enormes que servem para uma só reunião e pronto.

Na verdade, além do seu trabalho operacional do dia a dia, o RH escolar tem essa responsabilidade de entender o que a escola quer ser. E sempre aplicar seus recursos na busca por esse objetivo.

Isso é importante porque pessoas vêm e vão. A cultura da escola, quando não acompanhada de um bom RH, pode ficar completamente diferente da noite para o dia.

Para encerrar esse texto, convido todo mundo do RH a conhecer alguns modelos de contrato escolar para baixar e usar grátis. A gente se vê lá!

Obrigado pela leitura e até o próximo texto 😉

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 18 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.