Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

Saiba porque sua escola precisa de um diário escolar on-line

Escrito por Hillary Moraes

Saiba porque sua escola precisa de um diário escolar on-line

A tecnologia impactou quase todos os aspectos da vida em sociedade, e a educação não é exceção. As ferramentas tecnológicas podem transformar o processo de ensino-aprendizagem de muitas maneiras, desde simplificar a rotina escolar até melhorar a comunicação e colaboração entre alunos e professores.

Ao longo dos anos, vários recursos tecnológicos foram introduzidos às escolas como forma de simplificar e otimizar processos. Um deles é o diário escolar on-line, assunto que abordaremos neste artigo. Continue a leitura para saber mais sobre essa ferramenta e todos os benefícios que ela pode proporcionar à sua instituição de ensino.

Leia também: Como usar um gerenciador escolar on-line para obter melhores resultados

O que é o diário escolar on-line

O diário escolar on-line é uma ferramenta cada vez mais popular que está moldando significativamente a forma como as escolas registram e disponibilizam as informações acadêmicas dos alunos.

Por se tratar de um software web ele oferece acesso simultâneo a professores, alunos e pais, permitindo o compartilhamento de informações escolares e tornando a comunicação mais eficiente. Com ele, os professores podem lançar notas, faltas e conteúdos ministrados que podem ser acessados instantaneamente pelos alunos e responsáveis.

6 principais vantagens do diário escolar on-line

1. Simplificação de processos

Os professores precisam gerenciar grandes quantidades de dados e informações ao longo do ano letivo, o que pode sobrecarregá-los e diminuir o tempo disponível para se concentrarem nas estratégias de ensino.

Ao contrário do diário físico, com um sistema on-line o tempo da equipe docente é otimizado. Afinal, todas as informações como notas, frequência e conteúdos podem ser registradas com facilidade e rapidez.

2. Diminuição de erros

A versão manual de um diário de classe pode frequentemente apresentar erros humanos no cálculo das notas. No entanto, esses erros podem ser evitados com o uso de um sistema on-line que calcula automaticamente as médias finais e bimestrais, no instante que a nota é lançada pelo professor.

3. Acesso facilitado às informações registradas

Muitos sistemas são baseados em nuvem, portanto, todos os dados podem ser facilmente consultados, armazenados, analisados ​​e recuperados a qualquer momento pela escola.

Apesar da facilidade de acesso, os gestores são quem definem o que cada funcionário pode fazer no sistema. Além de garantir segurança, essa medida contribui para a melhor organização das rotinas escolares.

4. Aproximação dos pais e alunos com a vida escolar

Ao permitir o rápido compartilhamento de informações, o diário on-line possibilita que estudantes e seus responsáveis acompanhem melhor o desempenho acadêmico, fortalecendo ainda mais o vínculo com a escola. Essa aproximação pode acarretar numa melhoria no rendimento escolar do aluno.

Confira 5 ações para fortalecer o vínculo com a comunidade escolar

5. Economia a longo prazo

Mesmo que exista a necessidade de gasto inicial para contratar um sistema de gestão, é um investimento no futuro. Afinal, com a automatização e simplificação de processos, a escola irá economizar em muitas atividades.

Um exemplo ligado ao uso do diário de classe on-line é a economia gerada com o fim do retrabalho. Com os professores podendo lançar as informações acadêmicas direto no sistema, o trabalho da equipe da secretaria é simplificado.

6. Diferencial que atrai matrículas

Apostar em ferramentas tecnológicas que facilitam a rotina de todos atrai a atenção de alunos e responsáveis. Entregando praticidade e qualidade, você aumenta a satisfação dos atuais alunos e deixa os potenciais clientes mais inclinados a confiar na sua escola como a melhor opção para realizar a matrícula.

Veja como montar uma excelente estratégia para aumentar suas matrículas

Como fazer a transição do diário tradicional para o on-line?

O primeiro passo é analisar as opções existentes no mercado, sendo que o mais viável é contar com um software de gestão escolar que ofereça recursos para todas as áreas da escola. Verifique qual sistema melhor atenderá suas necessidades e faça uma avaliação gratuita para testar.

Depois de adquirir a melhor opção, é preciso preparar seus funcionários para lidarem com a nova ferramenta. Por isso, o fundamental é treinar os professores até que eles tenham total domínio do diário on-line. Além disso, é preciso orientar os alunos e pais sobre o correto uso da plataforma para consulta das informações acadêmicas.

O essencial para o sucesso de qualquer mudança é dedicação. Ademais, a comunicação eficiente também é fundamental para que qualquer novo processo funcione.

Espero que este post tenha te ajudado a conhecer mais sobre os motivos que fazem do diário escolar on-line uma ferramenta essencial para sua escola. O iScholar é um sistema de gestão completo que também oferece essa solução. Para testar esse e todos os nossos recursos, solicite uma demonstração gratuita clicando aqui.

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!