Central de vendas:

(34) 2512-0244
Software de gestão escolar: por que sua escola precisa de um?

Software de gestão escolar: por que sua escola precisa de um?

Equipe iScholar

A realidade de muitas escolas

Imagine o seguinte cenário: papéis, planilhas complicadas, caixas e mais caixas de arquivos. Em um dado momento, você precisa de determinada informação. Lá se vão vários minutos — às vezes, horas; talvez, dias — e você procurando aquela informação específica. Então, percebe que gastou um tempo precioso que poderia servir para outra finalidade.

Em seguida, você observa que precisa de mais espaço, tanto físico quanto virtual, para acomodar todos aqueles dados (acumulados por anos, diga-se). Daí, precisa reorganizar o ambiente — quem sabe até fazer uma reforma nos cômodos da escola para isso. Então, você chega a uma conclusão: foram gastos muito tempo e dinheiro.

Conseguiu identificar o cenário? Faz parte da realidade do dia a dia na sua escola? Saiba que várias escolas estão deixando essas dificuldades para trás com um software de gestão escolar. Esse é um ótimo momento para saber mais o que é e como ele também pode te ajudar.

Tecnologia a favor da melhor gestão escolar

Como é sabido, a tecnologia trouxe diversos benefícios às mais variadas áreas, e, para a gestão escolar, não foi diferente. Os softwares de gestão escolar auxiliam, e muito, todas as rotinas necessárias para o bom funcionamento das instituições escolares. A grande vantagem é a integração que esses softwares oferecem, pois incorporam os elementos de cada departamento de forma muito organizada e simplificada, tornando bem mais eficiente o processo de gestão em uma escola.

Além de facilitar a rotina do gestor, um sistema integrado de gestão escolar contribui de diversas maneiras para a sua escola:

  • melhora a comunicação entre os setores;
  • automatiza as tarefas que precisam ser executadas;
  • permite que todas as informações relevantes sejam acessadas mais rapidamente, sendo disponibilizadas num mesmo local.

Uma característica importante de um bom software de gestão escolar é a sua conectividade. Além de integrar todos os setores de uma escola, por ser uma aplicação online em nuvem, também proporciona a integração entre instituição, pais e alunos, garantindo mais proximidade e permitindo o acompanhamento de questões de interesse dos envolvidos.

Em resumo, todos os dados, informações, conteúdos e processos de cada departamento ficam armazenados em um único ambiente, que tem como características principais a segurança e a praticidade. Dessa maneira, os gestores podem contar com acesso direto e acompanhar as informações em tempo real, centralizando tudo em apenas um sistema. E o melhor: o software de gestão escolar realiza diagnósticos para detectar as principais necessidades da escola, orientando sobre quais ações precisam ser realizadas, a melhor forma para se executar determinada ação e quais indicadores necessitam mais atenção.

Sendo assim, diversas escolas já conseguiram melhorar sua gestão, tanto acadêmica quanto financeira.

UNIPAC e Escola Colibri: dois ótimos exemplos de sucesso com software de gestão escolar

Para ilustrar melhor os benefícios que um software de gestão escolar pode oferecer à sua escola, separamos dois exemplos de sucesso: o da UNIPAC Uberlândia e o da Escola Colibri.

A Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), tradicional faculdade com 60 anos de mercado e presente em todo o estado de Minas Gerais com mais de 220 unidades, implementou o sistema de gestão iScholar no ano de 2016.

A instituição buscava um sistema fácil, prático e intuitivo que a atendesse como um todo, integrando as áreas acadêmica, financeira, comercial, controladoria, compras e que também ajudasse no controle da inadimplência. Para se adequar à ferramenta, foram necessários apenas poucos ajustes voltados para instituição de ensino superior.

Os resultados foram surpreendentes e as mudanças surgiram rapidamente: segundo a administração da UNIPAC, a gestão acadêmica teve uma melhora de 90% e a gestão financeira melhorou 70%, números impressionantes em qualquer ramo de atividade.

Saiba mais baixando o e-book grátis: Veja como a Unipac melhorou a integração de informações com o iScholar.

Já a Escola Colibri, tradicional instituição de ensino infantil e fundamental, com mais de 25 anos de mercado, conseguiu reduzir a inadimplência em 50%, também com o iScholar.

Após a implementação do software, a escola passou a gerenciar melhor seu sistema de cobrança, com disparos de SMS, e-mail e ligações antes e depois dos vencimentos das faturas. Dessa maneira, conseguiu reduzir pela metade os problemas de inadimplência que vinha enfrentando ao longo dos anos.

Segundo Marcelo de Queiroz, proprietário da Escola Colibri, o software é bastante flexível em todos os aspectos, pois viabiliza a integração entre coordenação, professores, pais e alunos, otimizando tempo e reduzindo sobremaneira a complexidade de cada atividade exercida.

Saiba mais baixando o e-book grátis: Como a Escola Colibri diminuiu a inadimplência em 50% com o sistema iScholar.

O que o iScholar pode oferecer para melhorar a gestão da sua escola?

Você pode estar pensando que deve ser muito difícil adaptar a gestão escolar de sua instituição de ensino a um software. Esse, com certeza, é um dos mitos que as pessoas criam a respeito desse sistema.

O iScholar é exatamente o oposto do que “mitos e lendas” costumam estabelecer como verdade. De fácil usabilidade, o sistema é extremamente simples de ser utilizado. Tudo pode ser feito através de um smartphone com uma conexão com a internet, e suas funcionalidades são muitas, como:

  • gerenciamento financeiro;
  • painel do aluno e professor;
  • diário escolar eletrônico;
  • controle de entrada e saída;
  • emissão de boleto e nota fiscal.

Dessa forma, você tem em mãos diversos benefícios. Veja!

Gestão integrada para simplificar todas as rotinas escolares

Desde tarefas relacionadas à gestão acadêmica até tarefas que envolvem a gestão financeira, tudo é facilmente acessado num único aplicativo, de forma que o usuário tenha controle total de tudo que acontece nos mais diversos departamentos da escola.

Utilização de sistema modular oferece mais liberdade de escolha ao gestor

Tudo é organizado de forma prática a fim de manter alinhados todos os departamentos de sua escola através de módulos e/ou partes independentes. Dessa forma, o gestor tem mais liberdade para escolher exatamente aquilo que atende às suas necessidades.

Backup automático de dados que proporciona mais tranquilidade e segurança

Não há o risco de perder nenhuma informação, pois o sistema é sempre atualizado com constantes backups, salvando em nuvem os dados relevantes de sua escola.

Agora que você já conhece as vantagens e os benefícios que um sistema de gestão escolar pode oferecer à sua instituição de ensino, por que não fazer como tantas escolas já vêm fazendo? Junte-se a mais de 1200 instituições escolares e utilize o iScholar.

Quer conhecer a eficiência da nossa solução? Clique aqui e solicite uma demonstração. O sucesso de sua gestão, tanto acadêmica quanto financeira, nunca foi tão fácil de ser alcançado.

Até a próxima!

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.