Central de vendas:

(34) 2512-0244
5 formas de organizar o tempo e gerir bem sua escola

5 formas de organizar o tempo e gerir bem sua escola

Equipe iScholar

Você 2 já deve ter percebido que organizar o tempo e gerir bem sua escola não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Isso porque demanda tempo, organização e planejamento para que tudo saia conforme o esperado. Com a rotina intensa, todos os dias aparecem inúmeros compromissos, tarefas, atendimento aos pais, emissão de documentos, realização de reuniões e definição de atribuições, além de muitas outras obrigações. Para que as coisas não fujam do controle e nem fiquem acumuladas, você precisa saber organizar melhor o tempo e aprender a fazer uma gestão correta do seu ambiente de ensino. Afinal, o que é a gestão escolar?

Entendendo mais a fundo a gestão escolar

Talvez você esteja se questionando se gestão escolar é a mesma coisa que administração escolar. Podemos afirmar que não. Diferentemente da administração escolar, que é responsável por tratar dos recursos materiais e financeiros disponíveis para que o ensino de qualidade seja garantido, a gestão escolar é aquela que trabalha com o objetivo de dar significado aos recursos atribuídos e à forma como eles serão utilizados no processo da educação.

Resumidamente, a gestão escolar é o modo de administrar a escola como um todo, não apenas uma parte. Caso você seja responsável pela gestão da instituição, deve observar as necessidades e particularidades de cada setor para que haja um completo desenvolvimento educacional, o que possibilitará uma melhor relação e cumprimento das atividades.

O foco da gestão escolar é a busca pela liderança, ênfase na qualidade do currículo, foco na participação dos pais e a orientação para resultados com o intuito de atingir a excelência do ensino.

Agora que você já entende sobre o conceito de gestão escolar, é hora de aprender algumas maneiras de organizar o tempo para gerir bem sua escola.

Planilha para organização da carta de inadimplentes

Aprendendo a ter uma gestão de tempo eficaz na escola

Todo mundo já sabe que o tempo é algo valioso, mas todo mundo também já tem consciência sobre o quanto ele anda escasso em todos os segmentos da sociedade. Obviamente, as instituições de ensino não ficariam de fora dessa realidade, pois, em ambientes assim, os gestores precisam lidar com situações que, em muitos casos, não foram planejadas e nem mesmo se encaixam em sua rotina.

Para que isso deixe de ser algo frequente nos ambientes da escola, é preciso que os profissionais entendam sobre a importância de uma boa organização do tempo. E, com o intuito de facilitar para quem trabalha com esse segmento, separamos 5 formas de organizar melhor o tempo para gerir a escola com mais assertividade. Confira:

1 – Organize as atividades por meio de um planejamento e saiba delegar o que cada um vai fazer

Em toda empresa existem atividades cotidianas que são previsíveis e podem ser organizadas em um planejamento. Por isso, saiba determinar quanto tempo cada atividade demandará e quando ela deverá ser realizada, pois esse controle te ajudará a ter foco e a não perder tempo entre uma atividade e outra. Após isso, verifique se alguma dessas atividades pode ser delegada para algum de seus colaboradores. Assim, você terá mais espaço disponível para propor novas tarefas a outras pessoas de sua equipe, motivando-as a aprenderem coisas novas.

2 – Pense antes de agir e saiba definir quais são as suas prioridades

É natural que você tome decisões por impulso ou por costume, diante de determinadas situações. Contudo, pensar antes de agir faz toda a diferença para que a melhor decisão seja tomada no menor tempo possível. Agindo dessa forma, poderá definir quais são suas prioridades da semana, mês e até do semestre com antecedência, evitando deixar o que é importante se tornar urgente por ter tomado uma decisão precipitada ou pela falta de planejamento.

3 – Seja sempre organizado em tudo o que fizer

Imagine quanto tempo você perde ao ter que procurar um simples documento em uma pilha de papéis desorganizados. Agora, imagine quanto tempo você pouparia ao ter tudo muito bem organizado e em seu devido lugar. É isso que a organização tem a oferecer: que você seja mais eficaz em suas tarefas, reduzindo os improvisos e aumentando seu profissionalismo em sua instituição de ensino.

4 – O que tem para ser feito hoje deve ser feito hoje

Já ouviu aquele famoso ditado “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”? Ele é real e faz toda a diferença no gerenciamento do seu tempo. Não deixe de realizar tarefas difíceis ou desagradáveis para colocar na frente aquelas que você gosta de fazer. Se algo é urgente e tem prioridade para ser feito em determinado momento, simplesmente faça.

Saiba porque uma escola precisa de um Software de Gestão.

5 – Invista em um software de gestão escolar

Os softwares de gestão escolar estão ganhando cada vez mais espaço e só trazem vantagens para aqueles que procuram por uma ajuda na hora de organizar o tempo e gerir bem a escola. Eles têm tornado o trabalho educacional mais integrado aos demais setores, como o administrativo, o financeiro e o pessoal, contribuindo com a otimização do tempo que antes era gasto em diferentes atividades. Além disso, possibilitam que você acompanhe os custos e recursos materiais, tenha uma visão geral dos pagamentos e também das inadimplências, centralize os contratos de fornecedores e alunos, e muitos outros benefícios.

Concluindo

A gestão eficiente da escola só é possível quando a organização do tempo passa a ser uma realidade dentro da instituição de ensino. Por isso, adotar medidas para otimizar o tempo da escola é a melhor atitude para quem quer alcançar não somente a qualidade de ensino, mas uma empresa com setores bem estruturados e coordenados. O importante é estar aberto às inovações que vêm surgindo para fazer a escola avançar e alcançar resultados cada vez melhores.

Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.