Central de vendas:

(34) 2512-0244
A importância da presença dos pais na escola para o aluno

A importância da presença dos pais na escola para o aluno

Equipe iScholar

Os pais têm delegado incumbências, muitas vezes que fazem parte da educação familiar, para as escolas. Isso gera um atrito tanto dos pais com a escola e professores (que acham que a escola não está fazendo um bom trabalho), quanto dos educadores com os pais. A relação entre os pais e a escola tem que funcionar como uma parceria, visando o bem comum: o aluno.

Entende-se aqui que a educação compreende tanto a transmissão de conhecimentos, hábitos e valores, como também criar condições para que o indivíduo tenha experiências. Podemos dizer que educar é de alguma forma influenciar o desenvolvimento de aprendizado.

A presença dos pais na escola pode melhorar o rendimento do aluno

A família é responsável pelo desenvolvimento intelectual, físico, moral e pela personalidade do seu filho. O comportamento dos pais influencia a forma como os filhos irão se relacionar com o mundo. Os pais são a primeira referência, o primeiro exemplo que os filhos irão seguir.

Portanto, são os pais os responsáveis por ensinar os filhos a lidar com as diversas situações da vida, sejam elas positivas ou negativas.

São os pais, por exemplo, que tem a obrigação de ensinar o filho a receber um “não” quando isso for necessário e que nem sempre as situações ocorrem do jeito que ele havia planejado ou imaginado.

Comunicação: como melhorar o diálogo entre escola, pais e alunos?

Participação dos pais na escola

Quando os pais são ativamente participativos nas atividades escolares e no cotidiano escolar da criança, a tendência é de que o aluno se esforce mais para mostrar seu valor para os pais, além do fato da criança se sentir apoiada, amada e importante.

Pais que procuram saber da vida escolar do filho, como por exemplo, o comportamento em sala de aula, relacionamento com colegas e professores, notas e dificuldades enfrentadas, são mais dispostos a ajudar os professores com os desafios do dia a dia e estão mais preparados para tomar algumas medidas dentro do ambiente familiar. Isso, sem dúvida, promove um aumento na performance do aluno.

Saiba porque uma escola precisa de um Software de Gestão.

A cobrança deve ser feita corretamente

De nada adianta os educadores dizerem aos pais que o filho não está indo bem na escola, que não está aprendendo, não participa das atividades e nem presta atenção nas aulas.

Os pais precisam saber como podem ajudar a solucionar este problema e a escola deve orientar como isso pode ser feito. Cada um deve saber seu papel nesse relacionamento, os educadores não podem assumir o papel dos pais na vida da criança, afinal, a escola não é família e o mesmo ocorre no ambiente familiar: pais não devem delegar à escola o papel que cabe a eles.

Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.