Central de vendas:

(34) 2512-0244
Como ter uma infraestrutura escolar melhor e mais barata

Como ter uma infraestrutura escolar melhor e mais barata

Equipe iScholar

Escolas particulares sempre tiveram que lidar com uma balança muito difícil de equilibrar: a infraestrutura escolar e a manutenção da qualidade do ensino.

Esses dois pontos precisam estar sempre em equilíbrio, para que a escola consiga oferecer o melhor possível para o aluno ao mesmo tempo em que mantém seus gastos em dia. No fim das contas, esse equilíbrio é o que traz mais benefícios para o aluno, para os pais e para toda a equipe.

Vou te convidar para um exercício teórico rápido antes da gente começar o texto: se cortamos custos desnecessários na escola, para onde eles vão?

É claro que não vão para o bolso dos donos. Uma escola, particular ou não, cumpre seu papel social de trazer educação para a comunidade em que ela está inserida. E uma economia maior trabalha justamente nesse ponto: aumentar a eficiência da escola nessa missão.

Economizar é preciso! Mas antes da gente passar direto para as dicas, precisamos conceituar do que estamos falando. O que é exatamente a infraestrutura escolar? O que nós estamos propondo de mudanças?

Você descobre agora. Veja só:

O que podemos considerar como infraestrutura escolar?

Primeiro, vamos tratar de um ponto que precisa ser tratado: o que podemos considerar como a infraestrutura escolar?

Entendendo o que é essa infraestrutura, vai ficando mais claro pra gente quais são os pontos onde a economia é possível. E quais são aqueles onde é possível economizar, mas não é viável e nem recomendado.

Essa é uma premissa acima de tudo Freiriana, de democratização do espaço escolar. E a economia como fim é algo que Rosa Fátima de Souza, professora na UNESP, destaca como bastante nociva nas escolas brasileiras.

Ela diz:

“A expansão da rede de escola para os diversos níveis de ensino ocorreu fundamentada nos princípios da racionalidade financeira e técnica, e máximo aproveitamento do espaço redundando em construções econômicas, de traçados simples com pouca diferenciação interna, e poucos vínculos com propostas pedagógicas.” (SOUZA, 2007:08)

Fizemos uma lista breve aqui do que podemos considerar como infraestrutura escolar, e em cada uma delas, vamos falar rápido sobre a possibilidade de economia.

Olha só:

1 - A estrutura física da escola

Sala de aula com carteiras e quadro à frente

Não há muito espaço para a economia na infraestrutura física da escola. Ela precisa estar sempre em evolução, ser sempre responsiva a qualquer necessidade dos alunos e dos professores.

E claro, também deve haver uma manutenção constante em todos os espaços físicos da escola e suas estruturas e equipamentos.

Podemos considerar como infraestrutura da escola, olhando pelo lado físico, o seguinte:

  • Ambientes internos e externos;
  • Ambientes “ao natural”, como gramados, pequenos pomares e quintais com animais;
  • Parquinho e ambiente de recreio;
  • Mesas, cadeiras, televisões, computadores e projetores;
  • Quadros, pincéis, etc.

As oportunidades de economia nessa parte da infraestrutura da escola estão em questões mais corriqueiras. Por exemplo: a marca dos pincéis, a troca de um quadro negro por um quadro branco, e por aí vai.

Normalmente, o que a estrutura física da escola precisa é de investimentos, que são retirados de outros pontos onde a economia pode acontecer.

2 - Ambientes de estudo

Porta lápis com vários lápis coloridos.

Aqui aparecem as primeiras oportunidades de economia na infraestrutura escolar. Consideramos ambientes de estudo todos aqueles locais onde os alunos aprendem fora da sala de aula.

Alguns exemplos:

  • A biblioteca;
  • O laboratório de ciências;
  • O laboratório de informática;
  • Salas multimídia;
  • Salas de música;

Dentre outras. A economia aqui, porém, não significa a exclusão desses ambientes. Muito pelo contrário: ela se mostra através de soluções que deixam os estudos e os processos nesses ambientes mais dinâmicos e intuitivos.

3 - Serviços administrativos da escola

secretaria-infraestrutura-escolar.jpg

Essa é uma parte voltada principalmente para os gestores e gestoras da escola, mas que afeta diretamente a vida dos alunos e dos país.

Estamos falando aqui de estruturas como:

  • Apoio aos professores - diários escolares, listas de chamada atualizadas etc.;
  • Secretaria - solicitações dos pais, acompanhamento dos alunos;
  • Coordenação - criação das disciplinas e ementas, definição de horários etc.;
  • Financeiro - controle de patrimônio, controle de serviços etc.;

Dentre outros serviços, que precisam sempre estar em dia para oferecer a melhor escola possível para os alunos.

E claro: mais tranquilidade para os país.

Economizar aqui é uma situação ganha-ganha: a escola se torna mais eficiente e transparente, oferecendo mais recursos para os alunos e pais, e ainda economiza bastante.

4 - Para além da escola

Garoto fazendo o dever de casa em mesa de madeira

Mas a infraestrutura escolar não fica só na escola. A escola muitas vezes é - e precisa ser - parte da vida dos alunos. Isso significa que quando a aula acaba, os alunos ainda têm contato com a escola.

Para exemplificar: um dever de casa, um simulado, um trabalho - tudo isso o aluno leva para casa.

Isso também gera custos. Trabalhos, por exemplo: quando o professor vai corrigi-los? Existe uma maneira de tornar a comunicação entre alunos e professores mais rápida, para aliviar a carga horária do professor e resultar em ganhos educacionais?

A infraestrutura da escola vai muito além dos seus muros. E existem maneiras de deixar essa relação com os alunos mais eficiente e mais econômica.

Mais sobre isso nos próximos tópicos. Mas primeiro: uma infraestrutura que deixa a desejar causa impactos na própria educação?

Os impactos da infraestrutura escolar na educação

O ambiente escolar precisa ser democrático - esse é um dos princípios fundamentais da educação Freiriana.

E com uma estrutura que falha aos alunos, os resultados vêm direto nas notas e no aprendizado.

Uma pesquisa de 2019, encomendada pela UNESCO e conduzida pela UFMG - coordenada pelas professoras Maria Tereza Gonzaga Alves e Flávia Pereira Xavier - levantou as principais áreas da infraestrutura escolar que afetam os alunos.

O link para a pesquisa completa está aqui, e é muito interessante, mesmo sendo um pouco longa.

O Ministério Público do Paraná fez um resumo interessantíssimo das áreas que mais afetam o aprendizado, olha só:

Fluxograma mostrando as principais áreas da infraestrutura escolar feita por pesquisa da UNESCO e UFMG

O que o estudo identificou é que quanto mais recursos a infraestrutura escolar apresenta, melhor é o desempenho dos alunos. E quanto menos, pior ele vai ser.

Todos esses pontos podem ser melhorados continuamente, então não há e nem nunca vai haver uma “escola perfeita”. O importante é o caminho.

Como ter uma infraestrutura escolar melhor e mais barata?

Existem vários jeitos de economizar na infraestrutura escolar.

Mas como você chegou até aqui, já sabe que existem também os jeitos certos e os jeitos errados.

Os jeitos certos são aqueles onde todo mundo ganha: a escola consegue cortar custos e ao mesmo tempo oferecer mais recursos para pais e alunos.

Os jeitos errados são aqueles onde a escola só economiza e pronto, sem pensar no bem estar dos alunos e na diferença que ela faz na vida deles.

É claro que a gente vai te mostrar os jeitos certos, e incrivelmente, a maioria deles envolve a tecnologia como aliada fundamental para a escola economizar e se tornar mais eficiente ao mesmo tempo.

Vamos ver como agora:

Como economizar em serviços administrativos da escola

Secretaria, direção e coordenação são serviços que estão sendo substituídos muito rapidamente pela tecnologia nas melhores escolas hoje em dia. 85% das escolas da rede privada têm pelo menos internet banda larga operante.

Hoje em dia, já existem sistemas de gestão que eliminam completamente a necessidade da escola ter um sistema próprio, muitas vezes muito antigo e com problemas graves.

Esses sistemas facilitam e muito a vida de quem trabalha na parte administrativa, tornando o trabalho muito mais rápido, fácil e simples de gerir.

E como isso gera economia? Principalmente no tempo e na especialização de coordenadores, do pessoal da secretaria, diretores, vice diretoras e todo mundo que trabalha na parte administrativa da escola.

E um sistema de gestão poupa muito tempo de verdade. Tempo esse que vai ser gasto em inovações para os alunos, em contato direto com os pais e por aí vai.

Isso vai resultar em alunos mais focados, pais mais felizes e gestoras menos sobrecarregadas.

Como economizar na infraestrutura de aprendizado da escola

Lápis, canetas, tesouras e outros utensílios em baldes

Pra você ter uma ideia, os sistemas de gestão permitem até a criação de uma biblioteca virtual nas escolas.

Vamos seguir com esse exemplo. Uma biblioteca, em muitos casos, requer profissionais que ficam no local o dia inteiro, e que precisam ter um controle próprio, muitas vezes à mão ou que envolvem fichas ou cadernetas para cada aluno.

Isso é um trabalho que acaba gerando custos e também pode causar a perda de livros. Um sistema de biblioteca virtual também traz essa economia no tempo e na gestão, já que o bibliotecário acompanha tudo pelo sistema.

No fim, a gestão pode inclusive ultrapassar a necessidade do próprio bibliotecário. Isso não recomendamos: é melhor que esse profissional - ou o professor - trabalhe outras atividades extracurriculares voltadas para a literatura.

Como economizar na infraestrutura docente da escola

Quanto mais tempo livre os professores tiverem, melhor para os alunos.

Isso inclui organização dos diários, acompanhamento de provas, disciplinas etc.

Tudo isso pode ser feito de forma completamente virtual. A economia se dá nas horas que esses profissionais vão ter livres para pensar exclusivamente na educação dos seus alunos.

Tudo isso gera mais confiança dos país, que vão preferir manter seus filhos na escola onde eles são mais valorizados.

Como economizar na infraestrutura financeira da escola

Esse ponto é de extrema importância para qualquer escola.

Todas as escolas têm rendimentos a pagar, notas a emitir, dinheiro a receber. E muitas vezes, um time inteiro é necessário para gerir isso tudo. Pagamentos não efetuados em dia geram multas e comprometem até os contratos - o que também gera multa.

A melhor maneira de economizar grande nesse trabalho é através da gestão feita por uma plataforma que reúne tudo. Assim, você economiza tempo e fica por cima de tudo o que está acontecendo no seu universo financeiro.

Estamos falando muito de plataformas, mas como elas funcionam? Olha o exemplo da IScholar para ter uma ideia melhor:

Plataformas de gestão escolar - economize na infraestrutura escolar

Todos esses pontos que a gente citou ali em cima são fáceis de ser implementados através de uma plataforma de gestão escolar.

Não temos acesso a todas do mercado, então o que conseguimos te mostrar são algumas telas da nossa própria plataforma e te convidar a fazer uma demonstração, o que acha?

Vamos por partes. Primeiro, a gestão financeira, que é uma das partes mais importantes da gestão da infraestrutura escolar. Olha como funciona:

Captura de tela da plataforma IScholar mostrando a parte financeira da ferramenta

Veja como são 11 menus diferentes com tudo o que você precisa: gestão de centro de custos, fornecedores, parcelas, cobranças e até integração bancária,.

Para a emissão de Notas Fiscais, outro trabalho que pode ser complicado dependendo da prefeitura do seu município, oferecemos uma visão centralizada e completa.

Na parte de gestão da Secretaria, a estrutura segue o mesmo padrão, veja:

Captura de tela da plataforma IScholar mostrando a parte de secretaria da ferramenta

Veja a quantidade de recursos que você tem disponível em um único sistema, tudo na sua frente. Em época de novas matrículas e renovações, o sistema vai te ajudar demais a organizar tudo o que você precisa.

E depois dessa época, o controle de alunos, ocorrências nas escolas e até agendas de eventos ficam completamente centralizadas na ferramenta.

E uma grande funcionalidade, uma das preferidas dos nossos clientes e também uma das mais necessárias, é a gestão do diário escolar. Veja como funciona:

Captura de tela da plataforma IScholar mostrando o diário escolar da ferramenta

O Diário Escolar iScholar oferece controle de notas, faltas e aulas, tudo separado por turma, período e outras informações. Olhe o zoom:

Captura de tela da plataforma IScholar mostrando um zoom no diário escolar da ferramenta

Tudo isso é para oferecer para você e para a sua infraestrutura escolar a possibilidade de não gastar muito tempo em tarefas que não estão relacionadas diretamente ao avanço dos seus alunos.

E tudo isso foi feito pensando primeiramente no que a sua escola precisa.

Mas não precisa acreditar na gente de primeira não: faça uma demonstração agora. Você vai ver como nossa ferramenta te ajuda no seu dia a dia.

Fico te esperando. Um abraço!

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 18 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.