Central de vendas:

(34) 2512-0244
Conheça as metodologias ativas de aprendizagem e saiba como aplicá-las

Conheça as metodologias ativas de aprendizagem e saiba como aplicá-las

Equipe iScholar

O ambiente de aprendizagem atual é mais dinâmico do que nunca. Afinal, a tecnologia continua evoluindo e os alunos e metodologias de aprendizagem também. Agora, tornou-se parte do trabalho de um profissional de educação acompanhar essa evolução.

Tendo tudo isso em mente, o maior desafio das escolas é atender às necessidades de aprendizado dessa nova geração de alunos. Isso exige que elas utilizem a tecnologia e, simultaneamente, promovam um ambiente de aprendizado ativo.

Por isso, elaboramos um conteúdo bem completo para que você, gestor, conheça mais sobre as metodologias ativas de aprendizagem, seus benefícios e como começar a utilizá-las em sua escola.

Leia também: A importância de um sistema na nuvem para o home office

O que é o aprendizado ativo?

Embora o termo abranja um amplo conjunto de abordagens diferentes, seu ponto principal é foco no aluno. A principal motivação do aprendizado ativo é colocar a responsabilidade do aprendizado nas mãos dos próprios alunos.

É, também, exatamente o oposto da aprendizagem passiva - onde o instrutor dá aulas expositivas enquanto o aluno apenas assimila e memoriza o conteúdo. Os métodos ativos de aprendizagem, por outro lado, designam o papel de facilitador ao professor.

Em vez de ser apenas um professor, este também atua como um guia. Sua tarefa se torna permitir que os alunos aprendam por conta própria através do uso de diferentes atividades.

4 dicas tecnológicas para você oferecer um ensino mais atrativo para os seus alunos

Quais são seus benefícios?

1. Desenvolve habilidades colaborativas

As empresas estão cada vez mais orientadas para o trabalho em equipe. Trabalhando em grupos de discussão, os alunos desenvolvem as habilidades necessárias para colaborar dentro de um time e terão mais facilidade para situações como essa no futuro.

2. Melhora o pensamento crítico

O aprendizado ativo muda o foco do aprendizado da digestão passiva das informações pelo envolvimento ativo com o assunto através de fontes variadas e diferentes perspectivas. E quando os alunos compartilham ideias, aprendem a construir argumentos mais fortes e desafiar suposições.

3. Fortalece a criatividade

Desenvolver a criatividade é cada vez mais necessário e é uma das habilidades mais difíceis de ensinar usando os métodos tradicionais. A aprendizagem ativa ajuda os alunos a entender que a criatividade se desenvolve com esforço e trabalho contínuo, e não de repente.

Com muita prática, os alunos veem como a reflexão individual e a troca de ideias com outras pessoas podem levar a melhores e mais inovadoras soluções para problemas.

4. Aumenta o envolvimento

Seja resolvendo um problema, debatendo ou pesquisando um conceito, eles adquirem conhecimento enquanto ficam ativamente envolvido no ambiente escolar. Professores que adotam as metodologias ativas tendem a formar alunos mais participativos.

Leia também: robótica, empreendedorismo e inovação nas escolas: 3 motivos para estarem no currículo da sua instituição de ensino

5 exemplos de metodologias ativas de aprendizagem

1. Sala de aula invertida

Normalmente os professores explicam um assunto e depois os alunos fazem atividades sobre eles, certo? Bom, a sala de aula invertida é justamente o contrário desde método. As lições são “invertidas”, significando que a maior parte do trabalho, como leitura e pesquisa, é feita fora da sala de aula pelos próprios alunos que chegam para a aula já preparados.

2. Aprendizagem baseada em jogos (Game Based Learning)

A aprendizagem baseada em jogos (GBL) é uma prática que se relaciona ao uso de jogos para potencializar a experiência de aprendizagem. O jogo proporciona uma experiência envolvente aos alunos e é, sem dúvida, um dos mais divertidos entre os métodos.

3. TBL (Team Based Learning)

Esse tipo de metodologia é uma ótima estratégia para trabalhar a cooperação entre os alunos. Geralmente possui três etapas: os alunos estudam o conteúdo em casa antes de ser explicado pelo professor, depois respondem um teste individual sobre o assunto e na próxima etapa respondem às mesmas perguntas em grupo.

4. Brainstorming

O brainstorming é uma metodologia básica muito utilizada em várias situações. É muito utilizado dentro da metodologia da aprendizagem baseada em problemas (PBL), onde os alunos precisam ter ideias para solucionar um problema passado pelo professor.

Nela, os alunos criam ideias e as organizam, por exemplo, em um quadro. Em grupo, os alunos selecionam as melhores e as utilizam para encontrar uma solução. De forma on-line, ele pode ocorrer em ambientes como fóruns de discussão dentro do próprio sistema de gestão escolar da instituição.

5. Fóruns de discussão on-line

Os fóruns on-line são painéis virtuais onde os alunos podem aprender de forma colaborativa postando e respondendo perguntas, por exemplo. Pode ser utilizado como um espaço complementar à sala de aula, permitindo a troca de conhecimento entre professores e alunos. Alguns sistemas de gestão escolar podem oferecer esse recurso, como é o caso do Apoio Virtual do iScholar.

Implementando as metodologias ativas

Quando as escolas começam a pensar em colocar a aprendizagem ativa em prática, geralmente cometem o erro de pensar mais na atividade que desejam projetar do que nos objetivos que desejam alcançar com a mesma. O mais importante é sempre colocar o aluno e o aprendizado no centro do seu planejamento.

Existem tarefas que podem ser bastante simples, mas que ainda levam o aluno a pensar de forma crítica e independente. Considere cuidadosamente o que você deseja que seus alunos aprendam ou entendam e, em seguida, escolha a melhor maneira de tornar esse aprendizado ativo.

Saiba porque escolas devem investir em tecnologia e em software de gestão integrada

Gestor, agora que conhece mais sobre as metodologias ativas de ensino e como podem inovar o processo de ensino-aprendizagem, que tal começar a pensar em também transformar sua gestão escolar? Para conhecer na prática como a tecnologia otimiza tantos processos em sua escola, solicite uma demonstração gratuita do iScholar.

Até a próxima!

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.