Gestão Escolar
Gestão de pessoas: entenda a importância de gerir seus colaboradores
Todo mundo sabe que uma empresa é feita de pessoas. São elas que fazem com que uma organização seja um grande sucesso ou um tremendo fracasso.
Você já ouviu falar em escola colaborativa?
É difícil dizer como será o futuro da escola em relação ao seu relacionamento com os estudantes. Mais do que nunca, o engajamento dos alunos está ameaçado e isso nos leva a situações desafiadoras.
Em meio a essas questões, a escola colaborativa surge enquanto metodologia para fortalecer de maneira humana e orgânica a relação entre o aluno e a escola.
Imagine como seria um ambiente escolar em que a cultura da colaboração e da cooperação fosse estimulada e praticada de maneira comprometida e orientada.
Além disso, um ambiente escolar colaborativo permite avaliar e conhecer mais o aluno, suas necessidades e seu modo de pensar e agir não só na escola, mas também no mundo.
Hoje vamos conversar sobre o que é a escola colaborativa e como essa metodologia pode ser relevante para a aprendizagem.
Começando com o principal:
A escola colaborativa é uma abordagem que compreende a importância de se ter uma cultura escolar que estimula o envolvimento do aluno com a escola e todo seu ecossistema.
Quando se trata de colaboração – neste caso, entre toda a comunidade escolar –, o aluno tem a possibilidade de desenvolver o senso de proatividade, passando a se importar autenticamente com sua experiência na escola.
O aluno aprende de várias formas diferentes na escola colaborativa, que também se expressa de várias formas diferentes.
Para ir além da teoria, porém, precisamos nos aprofundar um pouco mais nas características da escola colaborativa.
Mais sobre isso logo abaixo:
Definir ‘’escola colaborativa’’ é algo fácil e difícil ao mesmo tempo.
Fácil porque acabamos de fazer uma definição logo acima com apenas três linhas, e exatamente 29 palavras.
Mas perceba como o conceito é compactado nessas 29 palavras. Ele carrega unidades práticas da pedagogia que precisam ser expandidas para terem um significado real e aplicável.
Por isso, vamos juntos entender melhor as características da escola colaborativa, ponto por ponto, logo abaixo:
Uma cultura escolar colaborativa compreende que a prática da colaboração não é algo casual ou eventual.
Ela, na verdade,deve ser assimilada enquanto valor e diretriz para orientar não só as práticas, como também o planejamento e a administração escolar.
É através da colaboração e da participação ativa que o aluno tem a possibilidade de se reconhecer como parte essencial da escola, o que torna seu envolvimento legítimo.
Essa é a principal característica da escola colaborativa.
🤓 Saiba mais: Conheça as metodologias ativas de aprendizagem e saiba como aplicá-las
Em uma escola colaborativa, o planejamento das atividades escolares busca considerar a participação do aluno de forma constante e prática.
Isso faz com que o aluno se envolva na resolução de problemas individuais e coletivos, melhorando seu relacionamento com os professores e aumentando sua autoestima e confiança.
Quando professores cooperam entre si, isso enriquece a compreensão das necessidades dos alunos, permitindo que suas estruturas de apoio sejam mais eficazes.
Isso ocorre naturalmente a partir do momento em que conhecemos melhor as necessidades do aluno e, assim, podemos trabalhar de maneira mais específica e especializada sobre elas.
Estimula o desenvolvimento social e emocional do aluno
Ao fazer o aluno se sentir parte da escola, sua relação com colegas e professores se torna mais profunda e humanizada.
É assim, através da colaboração, que o aluno se depara com opiniões alheias, aprende a ouvir e a lidar com o outro e reconhece individualmente a necessidade de ser sociável para obter bons resultados.
A partir do momento em que a colaboração é compreendida enquanto valor essencial da cultura escolar, é possível construir uma escola imersa nesse contexto de cooperação.
Como já dissemos antes, o importante é que você e sua escola estimulem a colaboração sempre que possível, a fim de que esse valor permeie, sempre que puder, as pessoas e as atividades.
É claro que, para isso, é necessário que os pilares da gestão escolar estejam consolidados, assim como são essenciais uma boa organização e um bom funcionamento dos diversos setores da escola.
Para saber se o modelo colaborativo é bom para sua escola, o primeiro passo é definir quais objetivos pedagógicos e administrativos que ela tem a curto, médio e longo prazo.
Uma vez compreendido o valor da colaboração, é importante reconhecer quais aspectos dela serão desenvolvidos, as estratégias usadas para isso e quais os profissionais adequados.
A escola colaborativa estimula a habilidade intrínseca que temos de nos adaptarmos aos desafios das vidas escolar, profissional e social.
Ela compreende que trabalhar a adaptabilidade é essencial para o desenvolvimento do aluno.
Ao ser priorizado o envolvimento do aluno nas atividades, ele tende a sair de sua zona de conforto e lidar com desafios e erros de maneira amparada e orientada. Assim, ele aprende a se adaptar às diversas adversidades da vida como um todo.
Quando o aluno se vê parte ativa da escola e se depara com a resolução de problemas, inclusive em grupo, ele aprende a superar dificuldades, preparando-o para encarar as mudanças da própria vida.
Através da colaboração, o aluno se habitua a lidar com situações desafiadoras de maneira autêntica e inteligente, compreendendo que os erros fazem parte do processo e que o importante, diante deles, é sua capacidade de aprendizagem e superação.
O desenvolvimento da inteligência emocional não só nos alunos, mas também em toda a equipe da escola, se torna muito mais incentivado numa cultura em que todos se sentem colaboradores.
Assim, é possível que as relações sociais entre os alunos e a escola sejam mais profundas, possibilitando que o envolvimento se intensifique a ponto de conseguir levar o aluno a desenvolver sua inteligência emocional em todas as relações que semear ali – tanto com os professores como com os conteúdos que estudar.
Colaborando com o outro, o aluno aprende a se deparar com opiniões divergentes, com outros modos de existir. Afinal, esse é um dos papéis da escola.
Isso é muito valioso, pois é lidando com o que o outro pensa que aprendemos a respeitar outras visões de mundo e a exigir respeito e consideração pelas nossas próprias.
Como dissemos antes, o primeiro passo é incorporar o valor da colaboração na ideologia da instituição.
Entender e praticar a colaboração é o caminho para uma cultura mais humanizada, inteligente e inovadora.
A partir disso, compreender as características dessa cultura – mencionadas anteriormente – e colocá-las em prática é o que vai construir uma cultura em que todos colaboram com o todo.
Não existe um passo a passo para implementar o modelo da escola colaborativa, pois muito depende de pontos específicos da sua instituição.
Porém, existe uma ferramenta que funciona como ponto de partida para atingir esse objetivo: a tecnologia.
Mais especificamente, sistemas de gestão escolar, ou os ERPs Escolares.
Eles trazem uma formalização maior para o funcionamento da escola particular, que além de instituição de ensino, também é uma empresa, e tem necessidades corporativas.
A tecnologia educacional une esses dois mundos: ao mesmo tempo que você se coloca em conformidade com a escola colaborativa do ponto de vista pedagógico, você também consegue um compliance corporativo muito alto.
A tecnologia possibilitou nos conectarmos com pessoas em novas dimensões, e as praticidades que isso nos proporciona simplificam e otimizam boa parte de nossas vidas.
A revolução da internet contemporânea tem um impacto enorme na educação.
As ferramentas tecnológicas desempenham um papel fundamental na vida dos alunos, pois é inegável que elas transformaram o modo de aprender e de se conectar com o conhecimento.
E, como nunca foi tão fácil ter acesso a informação, o estudante agora pode aprender de maneira mais autônoma e individualizada.
Dentro disso, a importância da tecnologia também é máxima ao falarmos sobre inclusão educacional, fornecendo recursos e ferramentas acessíveis para estudantes com diferentes demandas e necessidades, personalizando o estudo e o ensino de acordo com cada caso.
E englobando tudo isso, a questão é que o futuro para o qual estamos preparando nossos estudantes será cada vez mais digital e interconectado; novas formas de se relacionar e de colaborar já surgiram e continuarão surgindo.
É por isso que é necessário a escola se atualizar e estar a par deste futuro tecnológico.
Há inúmeras ferramentas hoje que possibilitam uma melhor gestão de tempo, com aplicativos que ajudam a criar agendas, organizar tarefas e manter controle das notas.
Gastando menos energia com isso, as escolas e os alunos conseguem usufruir de mais bem-estar.
Esse bem-estar é causa e consequência da colaboração: é ele o solo fértil de onde brota a cultura colaborativa de uma comunidade.
E, em estado colaborativo, todo ser se torna mais suscetível ao conhecimento intelectual e emocional, como também mais sociável e aberto a relações mais profundas com o mundo e a sociedade. E não é esse nosso grande objetivo?
Adquirir um software de automação para sua escola permite que você se preocupe mais com o que é realmente importante.
Enquanto está fazendo um trabalho que poderia facilmente ser automatizado, você poderia estar se preocupando em como estimular mais novas culturas positivas em sua escola.
Um sistema de gestão escolar vai facilitar e muito essa organização. Já passamos do ponto em que isso é apenas um diferencial.
É agora: faça uma demonstração do IScholar e veja você mesmo.
Inclusive, se você se interessa por isso a esse ponto, vem continuar comigo nossa conversa em outro texto sobre como usar a tecnologia para aprimorar a comunicação escolar?
Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!