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Como fidelizar alunos na escola? 8 dicas fundamentais do que fazer

Como fidelizar alunos na escola? 8 dicas fundamentais do que fazer

Equipe iScholarLeitura: 19 min

É como um grande segredo: todos os gestores querem saber como fidelizar alunos na escola. Os que sabem não explicam com detalhes pra não ajudar a concorrência, e os que não sabem vão tentando de tudo um pouco até dar certo.

Mas você é diferente. Você chegou nesse texto porque sabe que, no caso de fidelizar alunos, não estamos falando só de técnicas pedagógicas e assuntos de escola, mas sim sobre marketing.

E você também sabe que esse trabalho é diferente de escola para escola. E que mesmo conhecendo “o segredo” dos outros gestores, você ainda teria que adaptá-lo para a sua realidade.

Então é melhor beber direto da fonte! Hoje vamos conversar um pouco mais sobre algumas técnicas de marketing para fidelizar mais alunos na escola. Por onde começar? Como evoluir? Como medir os resultados?

Nosso assunto de hoje é esse. Preparado para um mergulho no marketing educacional?

O que exatamente é fidelizar alunos na escola?

Alunos sentados juntos em banco de escola

Antes de tudo, precisamos entender sobre o que estamos falando.

A fidelização é quando seu aluno decide fazer a renovação da sua matrícula. Mas não só uma vez: um aluno considerado fidelizado é aquele que faz toda sua jornada educacional na sua escola — ele entra em qualquer ano e se forma.

Levando por esse lado, não importa quando seu aluno entra. Na verdade, o importante para a fidelização é que ele deixe a escola na última série que você oferece.

A importância de saber como fidelizar alunos na escola vem principalmente de uma métrica importante no mundo do marketing conhecida como CAC.

Vamos conversar um pouco mais sobre ela?

O que o Custo por Aquisição de Cliente tem a ver com fidelizar alunos na escola?

O CAC é uma métrica de marketing que analisa o quanto você gasta em média para fechar uma nova venda.

No caso da escola, o quanto você está gastando para fechar novas matrículas.

O CAC é calculado somando todos os seus investimentos relacionados a fechar novas matrículas e dividido pela quantidade de alunos gerados. Ele pode ser medido universalmente ou campanha por campanha.

Acontece que existe uma máxima clássica no marketing: adquirir um novo cliente custa muito mais do que um cliente antigo comprando de novo.

No caso das escolas, gerar uma nova matrícula é mais custoso do que um aluno fazendo uma rematrícula.

Essa é a importância de entender como fidelizar alunos na escola. Quando a estratégia é bem desenhada e está em funcionamento total, os custos e despesas são reduzidos e o faturamento cresce.

➡️ Saiba mais sobre o assunto no nosso texto dedicado: 9 KPIs para escolas particulares com base no business intelligence

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Como fidelizar alunos na escola? 

Existem inúmeras estratégias de marketing educacional. Mas elas não são os únicos fatores que vão determinar o sucesso da sua estratégia de fidelização de alunos.

Na verdade, esse é um trabalho holístico — que envolve várias ações, vários departamentos, várias abordagens. Só assim ele dá certo.

O erro mais comum de todos na fidelização do aluno é focar em uma coisa de cada vez. Por exemplo: a escola trabalha um marketing direto nos alunos, com campanhas de rematrículas ao longo do ano envolvendo conteúdo de qualidade, materiais promocionais e ofertas especiais.

Mas ao mesmo tempo, essa mesma escola esquece do fundamental: suas salas de aula estão lotadas, os professores faltam muito etc.

O trabalho de fidelização dos alunos é complexo, não porque é trabalhoso, mas porque ele exige que a escola esteja no seu melhor em todas as áreas ao mesmo tempo.

É sobre isso que vamos falar aqui nesse tópico. Continue na leitura para ver 8 dicas holísticas de como fidelizar alunos na escola!

1 - Não esqueça dos responsáveis

No fim das contas, como fidelizar alunos na escola particular é um assunto que sempre vai envolver os pais e responsáveis. O motivo é claro: são essas pessoas que pagam as mensalidades.

Como está a experiência deles na sua escola? Vocês fazem reuniões periódicas? A comunicação está adequada? Você consegue medir a opinião geral deles?

Esses pontos são importantíssimos para fidelizar alunos na escola particular. Além da experiência deles, a dos responsáveis é fator determinante para que a rematrícula aconteça.

2 - Mas não deixe os alunos de lado 

Não existe foco no trabalho de fidelizar alunos. Tudo precisa ser pensado e estar na sua melhor versão possível.

Por isso, mesmo que os responsáveis sejam as pessoas que vão pagar a conta no fim do mês, a opinião que eles mais valorizam são as dos alunos.

Então, antes de pensar na estrutura da sua escola, na sua pedagogia, espaço maker e tudo mais, pense antes na relação que você tem com os alunos.

Como eles enxergam a escola? Qual é a sua relação com ela? Essas perguntas podem ser respondidas com as próprias atitudes dos alunos e através de pesquisas simples conduzidas semestralmente.

Com isso, você descobre um outro lado da sua escola, o seu verdadeiro lado na verdade: como os alunos a vêem. E à partir do que você descobre, é possível fazer investimentos mais acertados e que vão ter um impacto maior na fidelização dos alunos.

3 - Faça investimentos na estrutura da escola

Uma das formas de trabalhar o relacionamento com responsáveis e alunos ao mesmo tempo é investindo na estrutura da escola.

Uma vez que você sabe quais são os principais pontos de reclamação, você tem imediatamente uma lista dos investimentos mais impactantes para a fidelização de alunos.

Isso, claro, considerando que o trabalho anterior, de pesquisa e observação do comportamento dos alunos foi realizado.

Rapaz com mochila segurando um tablet


4 - Tenha canais de ouvidoria 

Quando os alunos e responsáveis querem falar com você, qual é o melhor canal? Na maioria das escolas, até nas mais inovadoras, o jeito é esperar a reunião de pais e responsáveis.

Isso limita suas oportunidades de entender quais são os fatores mais importantes para a rematrícula. O que está atrapalhando os responsáveis na escola? E os alunos?

Você consegue oferecer comunicação instantânea através de um sistema de gestão escolar. E esse sistema ainda oferece um pouco mais do que isso. Saiba mais no próximo tópico:

5 - Esteja em comunicação constante com responsáveis e alunos 

O mesmo sistema de gestão escolar também possibilita enviar informações constantemente para os seus alunos e responsáveis.

Avisos em geral são importantes para manter uma boa relação, e mais do que isso: eles são úteis.

Aviso de liberação mais cedo, por exemplo, é uma ajuda e tanto para os pais e responsáveis se organizarem. E claro: para também saber onde seus filhos estão.

As possibilidades da comunicação via app são enormes. O importante é você saber utilizá-las.

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6 - Tenha planos para lidar com a inadimplência de forma tranquila

Cobranças agressivas não fidelizam ninguém. Se você quer entender como fidelizar alunos na escola, você vai precisar entender o jeito certo de fazer cobranças.

O primeiro ponto é ter fundamentação legal. Mesmo inadimplente, o aluno permanece com todos os seus direitos à educação, que são inalienáveis segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a própria Constituição Cidadã.

Isso significa que nenhum aluno pode ser expulso por inadimplência. Ele também não pode perder o acesso a atividades avaliativas nem a seus documentos estudantis — diploma e histórico escolar, por exemplo.

O segundo ponto que você precisa considerar é como fazer as cobranças. Agressividade raramente é o caminho. O melhor é seguir no jeito convencional, com um plano estratégico para os vários tipos de inadimplência.

Temos vários recursos aqui no blog que vão te ajudar a cobrar com mais facilidade. Veja alguns:

➡️Inadimplência escolar: como reduzir e como lidar
➡️[Modelo grátis] Cobrança de mensalidade atrasada no ensino superior
➡️Cobrança de mensalidade escolar: 5 dicas + modelos prontos
➡️Protesto em cartório para inadimplência escolar: como fazer?

7 - Entenda o que causa a evasão escolar

Conheça o seu inimigo! No caso de como fidelizar alunos na escola, quanto mais você entender porque eles deixam a escola, mais você vai entender como fazê-los ficar.

Isso é diferente de entender os principais pontos de reprovação da sua escola pelos alunos que ainda estudam nela.

Aqui, você vai buscar informações com pessoas tão incomodadas com alguma coisa que a única solução foi abandonar a escola.

É difícil fazer um questionário e esperar respostas de quem está saindo da escola. Mas busque entrevistas de saída entre os pais, a coordenação e a direção.


8 - Sempre invista na equipe

Para finalizar, um ponto muito importante de como fidelizar alunos na escola: sempre invista na sua equipe.

Já conversamos sobre investimentos importantes na escola e como eles vão aumentar a permanência dos alunos. Mas, de longe, o investimento mais importante que você vai fazer é nas pessoas que trabalham com você.

Isso porque são essas pessoas que interagem com os alunos. Sua escola pode ser a mais linda de todas, mas se os alunos não se sentirem representados com o tratamento que eles recebem, a taxa de evasão vai ficar cada vez mais alta.

Invista em treinamentos, certificações e nas melhores contratações. Isso vai com certeza fidelizar muito mais alunos na escola.

Melhore a experiência dos seus alunos com automação educacional

A melhor maneira de trabalhar todos esses pontos é através de um ERP educacional.

Através dele, você consegue automatizar partes cruciais da sua escola. Automatizar no sentido de reduzir burocracias, aumentar a segurança dos dados e aumentar a disposição das informações.

A ideia é permitir um acesso mais simples ao trabalho de papelada que sua escola tem. Diários, Secretaria e Financeiro são os principais alvos para essa automação.

Se você sofre nessas três áreas ou qualquer outra, faça um teste hoje com o iScholar e saiba mais sobre o que nós conseguimos te oferecer. É só clicar nesse link ou no banner abaixo.

Obrigado pela leitura! A gente se vê no próximo texto.

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