Entendendo a hora atividade do professor
Em 2008, surgiu uma verdadeira revolução educacional: a hora atividade do professor garantida por lei em escolas públicas.
Claro que ainda há debate sobre a eficácia dessa Lei, que garante ao professor uma distribuição muito mais justa do seu tempo, acabando com a necessidade de planejar aulas no seu tempo livre.
Mas só o fato dela existir já representa um grande avanço para a carreira docente. E ao mesmo tempo, um desafio para gestores escolares: manter as horas atividades bem documentadas para não correr risco de processos.
Hoje vamos falar da hora atividade do professor: o que ela realmente é, o que a Lei diz exatamente sobre ela e como garantir que a sua escola consiga fazer a sua gestão.
Vamos lá?
O que é a hora atividade do professor?
A hora atividade do professor é um recurso estabelecido dentro da LDB - Lei de Diretrizes e Bases - que oferece tempo livre ao professor para planejar suas atividades dentro da sua jornada de trabalho.
Ou seja: dentro da escola, mas fora da sala de aula.
Esse recurso foi determinado em 2008, como uma resposta a dificuldade que muitos professores sempre tiveram: ter que levar trabalho pra casa.
Gestores educacionais, coordenadores e pedagogos conhecem bem essa realidade. Sendo também professores, em muitos casos, é provável que vários dos nossos leitores - incluindo você mesmo - pode ter passado por uma situação assim.
Por muito tempo, os professores tinham que elaborar provas em casa. Criar planos de aula também. E isso acaba deixando muitos professores em uma situação complicadíssima: ter que trabalhar em dois turnos, chegar em casa e ainda ter que trabalhar mais.
A hora atividade do professor, como recurso incluso na LDB, busca solucionar esse problema, colocando o ônus de arcar com essas horas “extras” - muitas vezes não remuneradas - diretamente nas mãos dos professores.
Mas já adiantando: o recurso foi feito pensando nas escolas públicas, onde essa situação sempre foi endêmica, e até reforçada pelo Estado.
Mas vamos saber mais como a hora atividade é definida na prática de acordo com a Legislação:
Como funciona a hora atividade do professor?
Todo professor tem necessidades de pesquisa, correção e planejamento de aulas para conseguir oferecer sempre o melhor para os seus alunos.
E ainda há uma outra justificativa: a hora aula parte do pressuposto de que todo trabalhador tem o direito de se atualizar para se tornar um profissional cada vez melhor. Sem esse recurso, o professor fica sempre na mesma, e não consegue ascender na carreira.
Mas basicamente, essas atividades agora são garantidas por lei de serem executadas dentro da sua jornada de trabalho.
Funciona assim: o professor da rede pública tem reservado no mínimo um terço da sua carga horária para a execução de atividades extracurriculares dentro da instituição.
Para fazer esse cálculo e entender quando o professor tem direito, você só precisa multiplicar suas horas de trabalho por 33,33%. Um exemplo:
Total de horas = 40 40 X 33,33% = 13,3 horas Total de horas atividade = 13,3 horas40 X 33,33% = 13,3 horas Total de horas atividade = 13,3 horas
Como funciona a hora atividade do professor em escolas particulares?
As escolas particulares possuem seu próprio modelo de trabalho definido pela CLT, e não estão contempladas no recurso de horas atividades determinadas pelo governo federal.
Dentro da CLT, o que existem são convenções coletivas para determinar como funciona o pagamento de horas atividades. Elas podem ser em horas, mas também podem ser através de uma remuneração extra, paga pela instituição.
Um exemplo: a CCT de 2015/2016, dos sindicatos de Maringá/PR, determinou um adicional de no mínimo 12% em horas atividades. Elas precisam estar registradas como tal para que o recebimento aconteça, e são relativas a atividades realizadas na estrutura da escola ou, no caso de não haver estrutura adequada, onde o professor achar mais viável.
Outro exemplo: a CCT de 2017/2018 dos sindicatos de São Paulo, que define um adicional de no mínimo 5% para as horas atividades dos professores.
A regulamentação de hora atividade do professor para escolas particulares vai ser sempre assim, com base na Lei Trabalhista vigente, que determina a criação de Convenções Coletivas de trabalho junto aos sindicatos dos professores e das instituições de ensino da região.
Essas convenções coletivas, porém, são válidas na região onde esses sindicatos atuam, não tendo valor em outras regiões. Portanto, vale a pena pesquisar por CCTs do seu estado para entender como você deve tratar a hora atividade do professor aí na sua escola particular.
Como está a jornada de trabalho do professor hoje?
A jornada de trabalho no geral dos professores de escolas particulares também está prevista na CLT, mas aqui não tem nenhuma Convenção Coletiva.
Ou seja, vale para todo o território nacional, e desrespeitá-la é considerado crime trabalhista.
Antes, a CLT determinava que o professor não podia dar mais de 4 aulas consecutivas ou 6 aulas intercaladas em uma mesma escola sem receber hora extra de 50%. Isso impedia, por exemplo, que o mesmo professor ministrasse aulas em dois turnos diferentes.
Em 2017, isso mudou. Agora, a CLT determina que o professor pode ministrar quantas aulas ele quiser na instituição, desde que ele não ultrapasse a jornada de 44 horas semanais.
Mas ainda há a limitação normal das 8 horas diárias, ok? Se passar disso, o professor ainda deve receber horas extras normalmente.
Como deve ser a remuneração dos professores em escolas particulares?
Existe um princípio jurídico, quando estamos trabalhando com situações trabalhistas, chamado Princípio da Condição Mais Benéfica. O que ele determina no nosso caso é que a escola precisa sempre buscar a remuneração mais alta da categoria.
Por exemplo, o primeiro passo para determinar o salário de um professor - e se houver Convenção Coletiva, a hora atividade do professor - é analisar o piso salarial da categoria de acordo com o sindicato regional.
Se não tiver um piso da categoria, a escola precisa consultar o piso estadual. E se esse também não existir, só aí é que o piso federal pode ser utilizado.
Em relação às horas extras, essas estão cobertas pela CLT: é de 50% da hora aula, a não ser que exista uma Convenção Coletiva que estipule qualquer outro valor.
Se tiver essa CCT, ela precisa estar de acordo com o Artigo 318 da CLT e a própria Constituição Federal, Art. 7º, XIII. É ela que estipula o limite de 8 horas diárias. Passou disso, é hora extra na certa.
Como fazer a gestão das horas atividades dos professores na escola?
O melhor jeito de organizar seu financeiro, inclusive os pagamentos de horas atividades para os professores, é através de um sistema de gestão escolar.
Isso vale tanto para escolas particulares quanto para escolas públicas. As públicas, porém, estão muito limitadas à verba e aos sistemas que o próprio governo contrata. Exatamente por isso que a gente não vê a transformação digital acontecendo nelas.
Mas nas escolas particulares, essa limitação não existe. E não existindo, fazer a gestão das horas atividades dos professores fica muito mais fácil com um software de gestão.
Um milhão de vezes mais fácil. Aliás, toda a gestão financeira fica mais fácil.
Hoje, existem aplicativos especializados na gestão financeira escolar. Só que muitos deles param justamente aí: no financeiro. E se existisse um app que trabalha a gestão da escola inteira?
Claro que existe. A plataforma IScholar faz exatamente isso. Organize sua secretaria, diários, biblioteca, financeiro, comunicação com os pais, portais para alunos e professores tudo no mesmo app!
É tudo muito simples e intuitivo. Aliás, vou até parando por aqui: você precisa ver com seus próprios olhos. Solicite uma demonstração e veja como o IScholar consegue te ajudar hoje.
Marcadores:
Equipe iScholar
Ver todos os artigosCom 18 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!
Escolha crescer hoje com o iScholar!
Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.