Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

Porque o meu próximo sistema de gestão deve estar na nuvem

Escrito por Alexia Mameri

Porque o meu próximo sistema de gestão deve estar na nuvem

Com o avanço da tecnologia, atualmente muito se ouve sobre os termos “na nuvem” ou “cloud computing”. Os termos despertam a curiosidade de muitos e nem todos sabem seu significado. Pensando nisso, o post de hoje tem como objetivo explicar melhor sobre esses termos para você, gestor, e te ajudar a entender como pode ser benéfico adotar um sistema de gestão na nuvem em sua instituição de ensino.

Software de gestão escolar: por que sua escola precisa de um?

O QUE É E COMO FUNCIONA UM SISTEMA NA NUVEM?

Computação na nuvem é a possibilidade de executar as funcionalidades de um software de maneira 100% online, dispensando a necessidade de instalar aplicativos no computador em que se utiliza. O armazenamento de dados é feito através de servidores online (como por exemplo Amazon e IBM) e por isso, suas informações ficam salvas na web e não no disco rígido do computador.

Também é importante lembrar que, devido ao fato dos sistemas estarem armazenados em servidores online, o acesso a eles não fica restrito ao uso de um computador; é possível acessá-los a partir de smartphones, tablets ou qualquer outro dispositivo que tenha acesso à internet.

Por que os gestores que inovam se destacam tanto?

UM SISTEMA NA NUVEM É SEGURO?

Por se tratar de um mecanismo cada vez mais presente, o investimento em segurança de infra-estrutura e melhores práticas é cada vez maior. Os melhores sistemas contam com auditorias constantes de segurança em suas plataformas, além de serviços de firewall e criptografia que mitigam ataques dos mais variados tipos.

Ao utilizar um sistema local, você deve mobilizar a equipe de TI da sua instituição para se encarregar da segurança dos processos. Na nuvem, essa responsabilidade é de quem está prestando o serviço.

Tecnologia integrada na sala de aula

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR NA NUVEM?

Escalabilidade e custos

A escalabilidade em sistemas na nuvem diz respeito à possibilidade da escola ampliar ou reduzir os recursos utilizados de forma proporcional ao seu crescimento e necessidade, sem a necessidade de uma nova configuração.

Além de oferecer uma plataforma em que todos os módulos contratados são integrados, a possibilidade que a nuvem oferece de cobrar somente pelos recursos utilizados pode fazer uma grande diferença nas contas ao final do mês.

Também é válido lembrar que os melhores sistemas oferecem as atualizações da plataforma e o suporte técnico por um preço já incluso na mensalidade. Sendo assim, sua empresa elimina a necessidade de alocar uma equipe de TI para essas tarefas, reduzindo os custos.

Backup de dados

Na nuvem, a política de backup já está incluída no preço do serviço. Um dos principais benefícios, é que ele é feito automaticamente, recorrente e em horário agendado; isso significa que, além de não precisar se preocupar em fazer esse processo manualmente, seus dados ficam salvos em total segurança para serem recuperados, sempre que houver algum tipo de situação onde informações são removidas acidentalmente.

Gerencie sua escola de qualquer lugar

Como citamos acima, o acesso ao sistema é online; isso significa que ele pode ser feito a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, e isso se deve ao fato de que seus dados estão armazenados em um servidor na nuvem.

Se por algum motivo, algum usuário do sistema não estiver presente na escola e necessitar de alguma informação ou de realizar algum tipo de operação no sistema, ele pode acessá-lo e colher informações importantes de onde estiver.

Implantação rápida

Em um sistema na nuvem, a implantação também é realizada de maneira remota e online. Ela é 100% online e dispensa o deslocamento de uma equipe especializada até a sua escola. Essa economia de tempo otimiza o trabalho da sua equipe, que agora terá mais tempo disponível para outras tarefas.

Troca de informações em tempo real

Essa característica permite que as operações realizadas no sistema e todas as informações a ela relacionadas sejam atualizadas em questão de segundos. Se, por exemplo, o professor lança uma nota na plataforma, os responsáveis já conseguem acessá-la imediatamente.

Gestor, espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor sobre o funcionamento de sistemas na nuvem e como eles podem ajudar a sua escola. O que acha de experimentar um sistema 100% online na sua instituição de ensino?

Solicite uma demonstração gratuita!

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!