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Retenção de alunos: dicas essenciais para sua escola

Retenção de alunos: dicas essenciais para sua escola

Equipe iScholar

Um dos indicadores de desempenho mais importantes numa instituição de ensino é a retenção de alunos. Se o índice de retenção estiver baixo, a reputação de sua escola pode ser prejudicada e sua renda reduzida. Por isso, é preciso se atentar às medidas que contribuem para que os alunos continuem matriculados na instituição.

Neste conteúdo, apresentaremos a você, gestor, algumas dicas úteis que ajudarão sua escola a melhorar a retenção de alunos.

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O que causa a evasão escolar?

Embora as razões pelas quais os alunos saiam da escola sejam variadas, essas são algumas das mais comuns:

  • Dificuldades acadêmicas
  • Dificuldades financeiras
  • Falta de envolvimento com a comunidade escolar

Ao entender esses desafios únicos, as escolas podem desenvolver programas inovadores e eficientes para ajudar os alunos a permanecer matriculados e, consequentemente, aumentar as taxas de retenção.

Para garantir que mais estudantes deixem a instituição apenas após concluir os estudos, a escola deve se concentrar, principalmente, em melhorar a experiência do aluno. Para isso, confira a seguir algumas dicas para sua escola colocar em prática.

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7 dicas para melhorar a retenção de alunos

1. Desenvolva objetivos

Planejar é sempre um aspecto essencial dentro de qualquer processo. As escolas que não estabelecem metas têm mais dificuldade em medir o sucesso e em implementar estratégias eficazes. Por esse motivo, é fundamental que gestores determinem objetivos claros e estudem as melhores maneiras de alcançá-los.

2. Colete dados e use-os bem

Para resolver o problema das baixas taxas de retenção de estudantes, as instituições devem coletar dados sobre desempenho dos alunos, inadimplência, eficácia na utilização dos recursos da escola e qualquer outra informação relevante.

Após a coleta desses dados, eles podem servir para aprimorar os esforços de retenção de alunos de maneira inteligente, ano após ano. Uma boa maneira de coletar dados é usar um sistema de gestão escolar, que também facilita o acompanhamento dessas informações através da geração de diversos relatórios.

3. Procure feedback e aplique-o

Ninguém conhece os prós e os contras de um processo de ensino-aprendizagem em determinada instituição melhor do que seus próprios alunos. Assim, pesquisar a opinião dos alunos e responsáveis regularmente e obter seu feedback é um componente essencial para o sucesso da escola.

Caso você esteja se perguntando como fazer, saiba que pode ser muito simples. Com ferramentas como o Google Forms, é fácil perguntar aos alunos o que eles pensam. É uma maneira prática e gratuita de obter informações.

Isso fornece às instituições informações valiosas e verificação externa sobre o que está funcionando e o que precisa ser alterado para melhorar a experiência do aluno. É importante lembrar de não ficar só na teoria e buscar implementar aquelas sugestões que possam funcionar e deixar que os alunos e responsáveis saibam que você está testando.

4. Aumente recursos para aconselhamento acadêmico

O aconselhamento acadêmico é um fator crítico para o sucesso do aluno. Os alunos com problemas acadêmicos muitas vezes desistem por falta de apoio, pois estão insatisfeitos com as notas e não acreditam que podem mudar.

Se você puder contar com um orientador em sua equipe, será essencial para melhorar as taxas de retenção. Isso acontece porque muitas vezes os alunos se sentem mais valorizados quando percebem que estão sendo acompanhados. Se sentindo dessa forma, eles podem ficar mais motivados e se esforçarem mais para atingirem melhores resultados.

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5. Capriche na comunicação

Interagir com os alunos e responsáveis e mantê-los sempre atualizados significa aumentar seu índice de satisfação. As pessoas valorizam cada vez mais a facilidade para obter informações.

Na era digital, o cenário da vida acadêmica e a experiência de aprendizado estão em constante mudança. Isso oferece às instituições de ensino uma grande variedade de ferramentas e caminhos para melhorar a comunicação com sua comunidade.

Portanto, comunique-se frequentemente com sua comunidade sobre qualquer assunto relevante para a vida escolar, apostando em meios como SMS, e-mail e app.

6. Seja ativo nas mídias sociais

Como as pessoas gastam cada vez mais tempo nas mídias sociais, é uma boa ideia que as instituições de ensino usem as diferentes plataformas para se conectar com seus alunos. Plataformas como o Instagram, Facebook e Twitter são ótimas para comunicar informações, promover a interação e fornecer soluções para preocupações ou problemas dos alunos.

Com um bom planejamento e estratégia, qualquer instituição pode criar sua marca nas mídias sociais. Usando recursos como histórias em vídeo (exemplo: Instagram Stories), é possível compartilhar experiências dos alunos e promover eventos futuros para criar engajamento e, como resultado, melhorar a retenção.

7. Ofereça condições para que o aluno fique

No caso de estudantes enfrentando dificuldades financeiras, é necessário elaborar um plano de ação que os ajude a permanecer na instituição. Analise informações importantes como o histórico de pagamentos do aluno e como tem sido seu desempenho escolar.

Em seguida, você e sua equipe podem pensar em práticas como oferecer bolsas de estudos, descontos nas mensalidades, renegociação de dívidas e outras maneiras de favorecer a retenção de seus alunos.

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Gestor, espero que esse post tenha te ajudado a pensar em soluções para continuar aprimorando o índice de retenção em sua instituição de ensino. É importante lembrar que um sistema de gestão escolar, dentre seus tantos benefícios, te ajuda nesse processo. Que tal solicitar uma demonstração gratuita do iScholar?

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