Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

5 dicas para a gestão escolar pós-pandemia

Escrito por Hillary Moraes

5 dicas para a gestão escolar pós-pandemia

A crise da COVID-19 forçou o fechamento de escolas em cerca de 180 países, impactando a rotina de milhões de estudantes e profissionais da educação. Nesse período, escolas tiveram que se reinventar para garantir a continuidade do processo de aprendizagem e amenizar os danos causados pela paralisação das atividades escolares presenciais.

Com a desaceleração da pandemia e a chegada de um cenário mais otimista devido aos avanços nos planos de imunização da população, muitos países já planejam e executam a reabertura das instituições de ensino. No Brasil, apesar dos diferentes cronogramas de reabertura por estado, existe um consenso quanto a necessidade de analisar e avaliar a melhor forma de reabrir as escolas.

Por isso, os profissionais da saúde e educação têm discutido sobre as melhores estratégias a serem incluídas no plano de ação da escola para se adaptar ao novo cenário. Neste post, você irá encontrar algumas dicas para aplicar na gestão de sua escola.

Leia também: Como se preparar para o retorno das aulas presenciais

1. Priorize a segurança e cuidados com higienização

Para reabrir as escolas com segurança, as decisões dos gestores e equipe escolar devem ser orientadas por dados e medidas em vigor em seu país, estado e cidade. Essas medidas envolvem, principalmente, cuidados com a higienização pessoal e sanitização frequente dos ambientes compartilhados.

A lista de cuidados pode ser extensa, envolvendo regras de circulação, distanciamento social, proibições de objetos compartilhados e muitos outros. Dessa forma, é muito importante que sua escola tenha um plano de ação que abranja todos os pontos necessários.

Você pode conferir um documento completo com dicas de ações a serem consideradas pela escola no retorno às aulas presenciais clicando aqui.

2. Adapte sua escola ao ensino híbrido

O ensino híbrido é uma modalidade que tem ganhado mais destaque nos últimos meses. Afinal, ela permite que parte do processo de ensino aprendizagem ocorra presencialmente e outra parte on-line.

Por isso, o ensino híbrido tem sido cotado como uma das principais estratégias a serem utilizadas pelas instituições de ensino no retorno às aulas. Sua escola deve, portanto, analisar as vantagens desse modelo, a importância de seu uso durante o cenário recente de recuperação da pandemia, e estruturar seu planejamento de adaptação ao ensino híbrido.

Saiba o que é ensino híbrido e como aplicá-lo na sua escola

3. Opte pela automatização de processos

Atualmente existem diversos recursos tecnológicos que auxiliam na otimização da gestão de escolas. Grande parte deles são responsáveis por automatizar processos que normalmente gastam muito tempo para serem realizados.

Ao optar por um sistema de gestão escolar, você passa a usufruir de muitos benefícios como a otimização de todos os setores de sua instituição, do acadêmico ao financeiro, contando com recursos como diário escolar on-line, notificações automáticas, matrícula on-line e muitos outros.

Descubra os benefícios da matrícula on-line para sua escola

4. Mantenha uma comunicação transparente e efetiva

A comunicação é um processo fundamental para manter em sintonia todas as pessoas que fazem parte de uma instituição. Por isso, é importante que sua escola mantenha uma boa comunicação interna, com equipe de funcionários e alunos, e externa, com pais e responsáveis.

No passado, a comunicação com os pais consistia apenas em reuniões presenciais e envio de recados impressos. O desenvolvimento da tecnologia e suas ferramentas começou a fazer muita diferença nesse processo, que agora pode ser cada vez mais prático e eficiente.

Essa facilidade é ainda mais importante em épocas como essa, em que o uso da tecnologia evita o contato presencial desnecessário. Afinal, sua escola pode ter seu próprio sistema de comunicação, que permite personalizar o conteúdo e enviar notificações imediatas aos pais e alunos através de canais de comunicação como e-mail, SMS e app próprio.

Com apenas alguns cliques, os alunos e responsáveis têm à sua disposição mais informações. Isso está ajudando a desenvolver relacionamentos que antes não existiam e todas as partes envolvidas estão sendo beneficiadas.

5. Analise a escola como negócio

A escola também é uma organização e, portanto, precisa de vários setores funcionando bem para continuar alcançando bons resultados. Por isso, implemente práticas que auxiliem na gestão integrada de todas as áreas de sua escola, do acadêmico ao financeiro.

A visão da instituição de ensino como um negócio também é fundamental para o sucesso em diferentes cenários econômicos. Monitore constantemente o mercado em que você atua e tudo o que sua escola oferece. Essa análise te ajuda a preparar seu negócio para atravessar todos os desafios que podem surgir.

Além disso, é uma ótima maneira de encontrar seus diferenciais e estudar formas de se destacar frente à concorrência.

Dicas práticas para sua escola sobreviver em tempos de recessão econômica

Espero que este conteúdo tenha te ajudado! O sistema de gestão iScholar possui as funcionalidades citadas nesse artigo, automatizando processos e tornando a comunicação em sua escola mais eficiente. Se você deseja modernizar e otimizar a gestão de sua escola, conheça melhor nossos recursos solicitando uma demonstração gratuita aqui.

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!