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Alunos hiperativos: entendendo o desafio e cuidados básicos

Alunos hiperativos: entendendo o desafio e cuidados básicos

Equipe iScholarLeitura: 16 min

Trabalhar em uma escola significa encontrar alunos de todos os jeitos. Alunos hiperativos são só um deles.

 

Os desafios sempre vão existir, mas lidar com alunos hiperativos não é mais uma tarefa feita no escuro. 

 

Hoje, com os avanços da psicologia e da psicopedagogia, já entendemos quais são as principais dificuldades que esses alunos têm e quais são as melhores formas de lidar com elas. 

 

E lidar significa manter a sala de aula funcionando para todos ao mesmo tempo em que as necessidades específicas dos alunos hiperativos também sejam respeitadas. 

 

Hoje vamos conversar sobre isso aqui no texto. Primeiro, vamos entender quem são os alunos hiperativos —  quais são as causas dessa hiperatividade. 

 

E depois, vamos conversar sobre as melhores práticas, com base na psicopedagogia, para mantê-los focados, aprendendo e felizes. 

Vamos começando: 

 

O que causa a hiperatividade nos alunos? 

Quando falamos sobre hiperatividade, a maioria das pessoas logo lembra do TDAH — o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. 

 

Porém, o TDAH é apenas uma possibilidade para explicar o comportamento dos alunos hiperativos. 

 

Outros transtornos diferentes podem causar comportamentos iguais ou tão semelhantes que eles passam a ser indistinguíveis até para os professores. 

 

É sempre bom contar com a presença de um psicólogo na escola. Esses profissionais conseguem fazer diagnósticos mais precisos para entender o que realmente está acontecendo com o aluno. 

 

Às vezes, inclusive, não há nenhum transtorno causando a hiperatividade, mas sim algum outro fator situacional, que pode estar até fora da escola. 

 

Nos próximos itens você acompanha uma lista mais completa com os fatores que podem levar ao comportamento hiperativo dos alunos. Acompanhe: 

 

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade — TDAH

O TDAH ainda é responsável pela maior quantidade de casos de alunos hiperativos na escola. 

 

Ele é diagnosticado por profissionais, sendo encaminhado pela própria escola após o comportamento ser notado pelos professores e pedagogos. 

 

É importante notar também que o Transtorno do Déficit de Atenção também pode vir sem hiperatividade. É o caso dos alunos com dificuldade de aprendizado. 

 

O TDAH é crônico e não tem cura, mas tem tratamentos com base em medicamentos. 

 

Ansiedade e Transtorno de Ansiedade Generalizada

Achamos melhor separar os dois termos porque nem toda pessoa ansiosa vai necessariamente ser diagnosticada com TAG. 

 

Pessoas ansiosas lidam com situações de estresse de diversas formas, uma delas sendo a hiperatividade. 

 

Crianças com TAG, porém, têm sintomas mais frequentes, sendo que a hiperatividade é um bastante comum. 

 

Em situações de estresse, essas crianças apresentam dificuldades de concentração no geral, que podem evoluir para um comportamento disruptivo caracterizado pela hiperatividade. 

Transtorno Desafiador Opositivo — TOD

O TOD não costuma causar hiperatividade nos alunos, mas seus comportamentos podem muitas vezes serem confundidos. 

 

O TOD é caracterizado por um comportamento agressivo à figuras de autoridade e regras de convivência impostas por elas, além de excesso de raiva, indisciplina e comportamento vingativo. 

 

Em acessos de raiva, o comportamento da criança pode facilmente ser confundido com hiperatividade, mas as estratégias de apaziguamento da situação são diferentes. 

 

Também vale a pena mencionar o TOD porque, segundo alguns estudos, 30% das crianças com TOD também têm TDAH, exacerbando o comportamento hiperativo ainda mais. 

Fatores sociais e situacionais

A hiperatividade também pode ser sintoma de outros problemas acontecendo na vida da criança, dentro ou fora da escola.

 

É sempre bom analisar a criança hiperativa partindo de um olhar de cuidado mais próximo. O que está acontecendo na vida dela? 

 

Situações de alto estresse, como bullying, contribuem para a hiperatividade das crianças. A escola precisa ficar de olho para evitar que elas aconteçam.

 

Ao mesmo tempo, envolver a família na escola também ajuda a entender melhor a dinâmica de casa, facilitando o diagnóstico pelo psicopedagogo e psicólogo. 

Como lidar com alunos hiperativos na escola?

Agora que conversamos sobre as causas da hiperatividade na escola, precisamos conversar também sobre as técnicas para lidar com os alunos hiperativos. 

 

Algumas dessas técnicas vão ser muito mais disruptivas do que outras. Algumas crianças têm comportamentos hiperativos severos, devido ao TDAH, mas o contrário também é verdadeiro. 

 

Algumas crianças, mesmo com TDAH, não exibem um comportamento tão marcado de hiperatividade — não atrapalham a aula, por exemplo — mas ainda têm problemas relacionados a ela na hora de aprender e se organizar. 

 

Portanto, a estratégia empregada em uma criança vai ser diferente da empregada em outra. 

 

Conhecer essas nuances é interessante para que a sua escola sempre consiga oferecer a melhor experiência de aprendizado para todos os alunos. 

 

➡️ Leia também: 22 escolas inovadoras brasileiras para te inspirar

 

Vamos saber mais? 

1. Implementar Rotinas Estruturadas e Previsíveis

Uma das melhores maneiras de ajudar alunos hiperativos é estabelecer rotinas estruturadas e previsíveis.

 

Estes alunos frequentemente se beneficiam de saber o que esperar ao longo do dia, o que pode reduzir a ansiedade e melhorar o foco.

 

Como Implementar:

 

  • Agenda Visual: Utilize quadros com horários visuais que incluam todas as atividades do dia, desde o início até o final. Isso ajuda os alunos a visualizarem a estrutura do dia.
  • Transições Claras: Prepare os alunos para as transições entre atividades com avisos antecipados. Utilize um sistema de contagem regressiva ou alarmes para marcar o tempo restante. 
  • Consistência: Mantenha uma rotina consistente, especialmente para atividades chave como início da aula, pausas e intervalos. A previsibilidade pode proporcionar uma sensação de segurança.

Estabelecer uma rotina estruturada pode reduzir a hiperatividade causada pela ansiedade e pela incerteza, permitindo que os alunos se concentrem melhor nas tarefas acadêmicas.

2. Utilizar Técnicas de Ensino Ativas e Interativas

Alunos hiperativos geralmente têm dificuldade em ficar sentados por longos períodos e manter a atenção em aulas tradicionais. 

Por isso, técnicas de ensino que envolvem movimento e interatividade podem ser especialmente eficazes.

Como Implementar:

 

  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Incorpore projetos que exigem pesquisa, construção ou experimentação. Isso permite que os alunos trabalhem de maneira mais prática e dinâmica.
     
  • Jogos Educacionais: utilize jogos que exigem movimento físico ou que incentivem a competição saudável. Jogos de tabuleiro educativos, por exemplo, podem ser adaptados para diversas disciplinas.
     
  • Tecnologia Interativa: ferramentas edtech, como aplicativos educacionais e quadros interativos, podem transformar aulas tradicionais em experiências interativas e envolventes.

A aprendizagem ativa mantém os alunos envolvidos, reduz a necessidade de comportamento disruptivo e melhora a retenção de informações.

3. Oferecer Pausas Físicas Regulares

Para alunos hiperativos, a necessidade de movimento é constante. 

Permitir e estruturar pausas físicas durante o dia pode ser extremamente benéfico para manter o foco e a produtividade.

 

Como Implementar:

 

  • Intervalos de Movimento: Agende pequenos intervalos de movimento entre as atividades de sala de aula. Esses intervalos podem incluir alongamentos, caminhadas rápidas ou brincadeiras estruturadas.
  • Cantos de Movimento: Crie um espaço na sala de aula onde os alunos possam ir para se movimentar quando necessário. Esse espaço pode incluir materiais como bolas de exercício, cordas de pular e esteiras de yoga.
  • Atividades Sensoriais: Incorpore atividades que envolvam estimulação sensorial, como massinhas de modelar, bolas anti-stress ou fidgets. Isso pode ajudar os alunos a se acalmarem e se concentrarem.

Pausas físicas regulares permitem que os alunos liberem energia acumulada, o que pode resultar em melhor comportamento e maior capacidade de concentração durante as atividades acadêmicas.

4. Personalizar o Ambiente de Aprendizagem

Um ambiente de aprendizagem personalizado pode atender melhor às necessidades individuais dos alunos hiperativos. 

 

Adaptações simples no espaço físico da sala de aula podem fazer uma grande diferença.

 

Como Implementar:

 

  • Assentos Flexíveis: Ofereça diferentes opções de assentos, como cadeiras de balanço, almofadas ou bolas de exercício. Isso permite que os alunos escolham a melhor forma de se sentarem e se movimentarem enquanto aprendem.
     
  • Redução de Distrações: Minimize as distrações visuais e auditivas na sala de aula. Isso pode incluir o uso de divisórias, fones de ouvido com cancelamento de ruído ou áreas de trabalho individuais.
     
  • Ambientes Calmos: Crie espaços tranquilos onde os alunos possam ir para se acalmar se estiverem se sentindo sobrecarregados. Esses espaços devem ser confortáveis e incluir elementos calmantes, como iluminação suave e materiais de leitura.

Ambientes de aprendizagem personalizados ajudam os alunos hiperativos a se sentirem mais confortáveis e menos distraídos, o que pode melhorar seu foco e desempenho acadêmico.

5. Fomentar a Comunicação Aberta e a Colaboração

Trabalhar de forma colaborativa com alunos, pais e outros educadores é crucial para o sucesso dos alunos hiperativos. 

 

Uma comunicação aberta e contínua garante que todos estejam alinhados e possam fornecer o suporte necessário.

 

Como Implementar:

 

  • Reuniões Regulares: Organize reuniões regulares com os pais para discutir o progresso do aluno e compartilhar estratégias que estão funcionando. Isso cria uma parceria entre a escola e a família.
     
  • Planos Individualizados de Educação (PIE): Desenvolva PIEs para alunos hiperativos que delineiam objetivos específicos e estratégias de ensino personalizadas. Envolva pais, professores e especialistas no desenvolvimento desses planos.

     
  • Feedback Contínuo: Forneça feedback regular e construtivo para os alunos sobre seu comportamento e desempenho acadêmico. Utilize sistemas de recompensa para reconhecer e incentivar comportamentos positivos.

A comunicação aberta e a colaboração criam uma rede de suporte robusta, garantindo que os alunos hiperativos recebam a assistência necessária tanto em casa quanto na escola.

 

Automatize seu operacional e tenha mais tempo para os seus alunos 

As estratégias que separamos aqui não são fáceis de implementar. Elas precisam do apoio de várias áreas da escola. 

 

Para tornar essa tarefa mais fácil, você pode contar com o apoio de um ERP Educacional. 

 

Esse sistema automatiza rotinas repetitivas na escola e garante que seus profissionais passem menos tempo na burocracia e mais no ensino dos alunos. 

 

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