Blog

Acompanhe nossos conteúdos e saiba tudo sobre Gestão Escolar, relacionamento escola/pais/alunos, uso da tecnologia na educação, entre outros temas.

Compartilhe

Ensino remoto: como manter os professores motivados

Escrito por Hillary Moraes

Ensino remoto: como manter os professores motivados

Professores motivados são cruciais para uma instituição de ensino de sucesso. Por isso, é vital manter uma equipe motivada que esteja focada em entregar os melhores resultados. Mas manter essa motivação também pode ser um desafio. À medida que o fim do ano letivo se aproxima, ou durante crises como a pandemia da COVID-19, essa positividade nas atitudes pode começar a diminuir.

Então, o que os gestores podem fazer para ajudar os educadores a ir além e manter a motivação mesmo quando estão cansados e enfrentando momentos difíceis? Neste post, iremos trazer algumas dicas para você.

Leia também: Gestão de pessoas: entenda a importância de gerir seus colaboradores

O ensino remoto

Durante a pandemia da COVID-19, instituições de ensino em todo o mundo tiveram que paralisar as atividades presenciais. O fechamento de escolas desencadeou várias mudanças na maneira de trabalhar, ensinar e aprender. E um exemplo disso é o processo de ensino-aprendizagem que se tornou remoto.

A partir da adoção do home office, os professores se apoiaram no uso das mais variadas ferramentas on-line, resultando em um processo de adaptação à nova maneira de lecionar. Por isso, confira dicas a seguir para manter a motivação da equipe mesmo em momentos desafiadores como as aulas on-line.

Veja porque o seu próximo sistema de gestão deve estar na nuvem

7 dicas para manter sua equipe motivada durante o home office

1. Reconheça os esforços dos professores

Parece óbvio, mas o reconhecimento realmente faz a diferença no trabalho de qualquer profissional. Uma das coisas mais naturais que você pode fazer para apoiar seus professores é mostrar que você reconhece seu trabalho e agradece o comprometimento.

Para isso, você pode fazer gestos simples como mandar uma mensagem (exemplo: Dia dos Professores) ou até mesmo fazer uma reunião informal de agradecimento, como um lanche colaborativo (mesmo através de encontros on-line). Ao se sentirem valorizados, os professores podem ficar ainda mais motivados.

2. Incentive a colaboração

Ficar de fora de uma decisão importante que os afeta é a maneira mais fácil de um professor perder a motivação. Convide professores a participarem durante as reuniões e obtenha suas opiniões sobre os temas discutidos e estratégias propostas.

Considere também incentivar a troca de conhecimento entre o time. Professores mais experientes podem ser reconhecidos por suas estratégias de ensino que funcionam há muito tempo, e professores mais jovens podem contribuir na validação de novos métodos.

Você pode até considerar criar comunidades de aprendizagem profissional dentro de sua escola para criar uma estrutura mais formal de colaboração.

3. Valorize o progresso feito

Certifique-se de lembrar seu time do quão longe vocês chegaram. Revise e celebre o sucesso, refletindo sobre as experiências adquiridas com o uso de novas metodologias. Afinal, todos estão em constante aprendizado e é importante reconhecer cada conquista, mesmo aquela considerada mais simples.

Gestão participativa na escola: tudo o que você precisa saber sobre esse modelo

4. Explore oportunidades de desenvolvimento

A maioria dos professores entende que ser um bom professor é um processo em constante evolução. O desenvolvimento profissional contínuo auxilia seus professores a se tornarem ainda melhores no que fazem.

Mostre aos professores que você está comprometido com o futuro deles oferecendo oportunidades de desenvolvimento. Mesmo com um orçamento curto é possível investir em sua equipe.

Isso pode ser feito de diversas formas, como por exemplo indicando bons materiais que falam sobre determinado assunto, como as aulas on-line, ou depoimentos/contato de outros profissionais que estão passando pelo mesmo processo. Essa troca de conhecimento pode ser muito valiosa para que os professores sintam que não estão sozinhos e sejam capazes de continuar trabalhando bem dessa forma.

5. Reconheça tempos estressantes

Muitas vezes, em épocas mais movimentadas do ano, os professores podem se sentir sobrecarregados e muito ocupados para lidarem com mais informações.

Portanto, evite implementar novas iniciativas que afetarão as aulas durante a preparação do plano de aula das disciplinas e período de avaliações, especialmente quando se trata de períodos ainda mais desafiadores devido às consequências de uma crise como a atual.

Distanciamento social: adaptação dos professores ao trabalho remoto

6. Teste diferentes abordagens

Às vezes é necessário analisar ações e resultados sob um novo olhar. Por exemplo, converse com seus professores sobre o que eles têm feito nas aulas on-line e quais os desafios enfrentados. Por exemplo: caso seus professores não tenham gostado de tal ferramenta sugerida e existe outra melhor disponível, dê apoio à troca.

Sugira também que eles busquem se desafiar para nunca ficarem apenas na zona de conforto encontrada. Isso pode significar testar novas abordagens no plano de aprendizagem, o que é uma forma de escapar do óbvio e também manter os alunos interessados.

7. Esteja sempre disponível

Seu papel como líder também envolve contribuir para que seus professores possam ensinar e seus alunos possam aprender. Por isso, ouça o que seus professores têm a dizer e os ajude a resolver os possíveis problemas enfrentados.

Não tome uma atitude apenas passiva, mas sim demonstre interesse de perguntar o que eles acham que pode ser feito para resolver essas dificuldades. Dessa forma, você mostra que está disponível para ouvi-los e auxiliá-los. Essa atitude te aproxima mais de sua equipe e os fazem se sentir mais valorizados.

Para isso, considere criar um cronograma de reuniões on-line com sua equipe, como por exemplo uma vez por semana.

Gestor, agora que você já conferiu dicas para manter seus professores motivados, saiba que você pode facilitar o trabalho de professores com um diário on-line. Descubra essa e outras vantagens de utilizar um sistema de gestão escolar solicitando uma demonstração gratuita do iScholar.

Aguarde nossos próximos conteúdos e nos siga nas redes sociais:

Facebook | Instagram

Até a próxima!