Central de vendas:

(34) 2512-0244
Como usar o Metaverso na educação hoje?

Como usar o Metaverso na educação hoje?

Equipe iScholar

O metaverso na educação veio para ficar. Em muitos casos, ele é simplesmente necessário: no EAD, o contato com os professores e colegas somente pelo computador pode não ser o suficiente.

É necessário um elemento extra que a tecnologia dá passos largos para implementar. Uma forma de conexão que envolva todas as linguagens do aprendizado: gestos, exemplos, a presença em um ambiente de aprendizado e o contato com outras pessoas para além das telas.

E é exatamente isso que o metaverso na educação oferece: uma experiência mais inclusiva de EAD, um ensino à distância que trabalhe para diminuir a distância, não torná-la mais acentuada.

Neste texto vamos falar sobre como começar a usar o metaverso na educação hoje mesmo. Quais softwares já estão disponíveis? Quais equipamentos você vai precisar comprar? O que mais você vai precisar em organização escolar para começar suas aulas? Saiba em instantes.

Mas primeiro:

O que é o Metaverso?

Essa é a pergunta de ouro do Metaverso. O que ele é exatamente? É um lugar? É um programa? Tem como usar na escola?

A resposta é Sim para todas as perguntas.

O Metaverso é uma realidade virtual e está sendo construído pouco a pouco por várias pessoas, marcas e outras instituições. Pense nele como um mundo virtual, uma internet 3D, para ficar mais fácil.

Por exemplo: você está lendo este texto no site do iScholar, certo? O site do iScholar está na internet, que tem mais um monte de outros sites - bilhões e trilhões deles.

A proposta do Metaverso é ser a mesma coisa, só que com visualização 3D. Pessoas constroem seus espaços, seus “sites”, que outras pessoas também podem visitar.

Garoto usando um headset de realidade virtual preto e branco em casa.

Hoje, para alguém comprar roupas online, precisa entrar no site e escolher a roupa. Mas e se o comprador(a) quisesse andar pelos corredores e ir escolhendo as peças? Com o Metaverso, é possível.

Algumas aplicações do Metaverso são mais difíceis de compreender e parecem até coisa de ficção científica. Mas vai ficar mais claro agora que a gente vai falar sobre a aplicação nas escolas. Olha só:

Onde usar o metaverso na educação?

O metaverso na educação pode ser usado em várias situações, todas elas com ótimos resultados. Mas a mais utilizada, é claro, está sendo em cursos 100% EAD, que estão explodindo no país desde a pandemia.

Entre 2019 e 2020, as matrículas EAD para cursos superiores saltaram de 19,1% para 26,8%. Foi a primeira vez na história que o número de ingressantes no EAD superou a modalidade presencial.

Estamos escrevendo este texto em 2022, e boa parte das pessoas que se inscreveram em 2020 ainda estão fazendo o curso. Mas fazendo através do modelo mais complicado: as aulas através do computador.

Computador em cima de uma mesa, com bloco de notas e café ao lado.

O ensino superior é de longe o que mais se beneficia - ou vai se beneficiar no futuro - de um trabalho com o Metaverso e a realidade virtual em geral. Mas ele não é o único.

Desde 2020 já se fala sobre a tendência do ensino híbrido para o pós-pandemia. Várias escolas, do ensino básico ao médio, já estão aplicando o conceito. Principalmente porque grande parte das escolas teve que fazer essa virada durante a pandemia, e a estrutura já está mais ou menos pronta desde lá.

No ensino híbrido, a aplicação do Metaverso não é nem uma questão de valer a pena ou não. É de quando vai ser acessível para a maioria das escolas. É possível aplicar:

  • Para salas de aula virtuais, exclusivas para turmas remotas;
  • Para laboratórios de informática;
  • Para aulas de literatura interativas;
  • Como espaço para reuniões de grupos escolares;
  • Para aulas práticas em escolas técnicas;

Dentre vários outros. Mas hoje, como as escolas podem aplicar o metaverso?

Recursos para aplicar o Metaverso nas escolas

Existem vários jeitos de você aplicar o metaverso em uma escola. Vários mesmo. Pode ser através dos recursos da própria Meta, ou outras empresas que estão construindo o Metaverso.

Já existem jogos educativos, salas online e recursos do próprio Facebook voltados para a educação. Vamos listá-los aqui pra você conhecer e usar o que mais faz sentido para a sua realidade.

Olha só:

1 - Mozilla Hubs

O Mozzila Hubs é um recurso da criadora do navegador Firefox para encontros virtuais. Hoje, é a nossa maior recomendação para agregar alunos de EAD, por ser grátis, seguro, rápido e altamente customizável.

Nós já falamos sobre como o metaverso é, na verdade, um enorme espaço digital 3D interativo, certo? O Mozilla Hub te oferece uma oportunidade única: criar seu próprio espaço com grandes possibilidades de customização.

Você pode criar sua sala de aula e usar o Metaverso na educação com o Mozilla Hub. E de um jeito extremamente fácil: é só entrar no site e clicar. Tão fácil que vamos criar uma agora:

captura de tela de uma sala no Mozilla Hubs

Dois cliques para criar uma sala. E se você se cadastrar gratuitamente, você tem acesso a toda a customização possível no momento.

Por ser Open Source, qualquer pessoa consegue criar uma sala, chamadas de scenes. Uma vez que essas salas são aprovadas pela Mozilla, qualquer outra pessoa pode utilizá-las. Você também pode criar suas próprias scenes através do aplicativo Spoke, também da Mozilla.

Já existem salas de aula, visitas ao espaço, um mergulho na corrente sanguínea e várias outras scenes com um enorme potencial educativo.

O Mozilla Hubs pode ser usado por qualquer pessoa que tenha um navegador, celular, tablet ou óculos VR. Todas essas pessoas podem interagir em uma sala ao mesmo tempo, conversar e se movimentar.

E o melhor é que o Hubs é totalmente grátis e sempre vai ser.

2 - Labster

A Labster é, de longe, a plataforma que oferece mais possibilidades para o desenvolvimento acadêmico e científico dentro do Metaverso na educação. Mas diferente do Hubs, ela é paga e não permite customizações - as lições já vêm prontas;

O que a Labster oferece são laboratórios virtuais com lições que seus alunos vão poder fazer. Essas lições têm objetivos lúdicos que envolvem o manejo de materiais químicos em um laboratório, todos com o máximo de autenticidade que o universo permite.

Captura de tela do Labster.

A Labster tem dois planos. A imagem acima está mostrando exercícios voltados para escolas de ensino médio, mas eles também oferecem planos para faculdades.

O que acontece: quando você contrata a Labster, tem acesso ao programa para instalar nos óculos de realidade virtual. No programa, você vai ter lições específicas, criadas pela própria Labster.

No total, a Labster oferece 404 lições diferentes. São 240 voltadas para faculdades e 164 para o ensino médio.

Captura de tela do Labster.

O maior problema da plataforma hoje é que ela não oferece suporte em português. Está tudo em inglês por lá, com algumas lições em espanhol.

Mas para faculdades e escolas onde o professor pode ajudar os alunos com orientações sobre o que fazer e traduzindo em tempo real, vale bastante a pena testar.

3 - Horizon Worlds

Captura de tela do Horizon Worlds

O Horizon Worlds é o Metaverso criado pela Meta, e portanto o mais desenvolvido hoje e com mais recursos disponíveis - e mais potencial para o futuro também.

O que ele se pretende a fazer é quase como unir as duas tecnologias que mencionamos até agora: o Hubs e o Labster (ou outros programas similares a ele). No Hubs, você cria os mundos. No Labster, você vive as experiências no laboratório.

No Horizon Worlds, você pode criar o mundo e criar as próprias experiências também.

Um exemplo para ficar mais claro. Você quer fazer um mundo para a professora de ciências, onde ela e seus alunos estão explorando Marte, coletando minerais e os depositando na sonda que está estacionada perto do seu habitat no planeta.

Depois da coleta, a professora e os alunos voltam para o habitat, e lá conversam sobre as amostras. Isso é possível com o Horizon Worlds: criar mundos e histórias.

É claro que tudo isso está em uma fase muito inicial, e ainda não há suporte no Brasil para a ferramenta. Mas em um futuro próximo, as aplicações para o Horizon Worlds no EAD vão ser revolucionárias.

Captura de tela de uma experiência customizada para educação no Horizon Worlds

Como usar o Metaverso na educação infantil?

Hoje, o único recurso disponível para o metaverso na educação infantil no Brasil é a criação de salas de aula virtuais. Ainda não é possível criar experiências com o Horizon Worlds porque ele não está disponível no país.

No futuro, porém, vai ser fácil criar vários tipos de aula onde todo mundo vai poder participar online sem precisar ficar olhando para a tela do computador, mas fazendo parte da aula de verdade.

Hoje, com o Mozilla Hubs, já é possível criar um espaço customizado, e a partir dele, aplicar aulas EAD. Uma aula de ciências no espaço, já pensou? Isso engaja muito mais os alunos do que ter uma aula inteira olhando conteúdos estáticos na tela do computador.

Os cenários no Mozilla Hubs podem ser criados pelos próprios professores, e eles também podem escolher os que já existem. Essa é a melhor aplicação hoje no Brasil para o metaverso na educação infantil.

Como usar o metaverso na educação superior?

O melhor jeito de usar o metaverso na educação superior hoje, em português, ainda é por meio das salas de aula virtuais.

Mas para turmas onde o inglês não é problema, lições de química e biologia já estão disponíveis pelo Labster, pioneira no metaverso educacional, que citamos anteriormente.

Quais equipamentos a escola precisa ter para entrar no Metaverso?

Não muitos. Basicamente, você vai precisar de um óculos VR para ter a experiência completa, 3D, que a maioria dos programas oferece. Mas a grande maioria dos programas que te levam para o Metaverso oferece suporte para o uso direto no desktop.

Ou seja, sua escola pode, hoje mesmo, criar uma sala de aula virtual no Metaverso sem precisar comprar nenhum outro equipamento.

O Horizon Worlds, da Meta, é o único que é bem mais restrito. O programa só funciona através de um aparelho da própria Meta, o Meta Quest 2. Hoje, ele já é vendido no Brasil e custa entre R$ 3 mil e R$ 4 mil.

Qual é o futuro do Metaverso na educação?

Com certeza o futuro do Metaverso na educação é a criação de ambientes cada vez mais voltados para as realidades do ensino em seus vários níveis.

O que nós vemos hoje no Youtube, por exemplo: vários canais educacionais, certo? No Instagram: vários perfis de professores. O Metaverso, no futuro, vai oferecer algo similar. Vários produtos para vários tipos de escolas e faculdades.

A gente viu ali em cima o caso da Labster. Daqui em diante, outros produtos focados no Metaverso e na realidade virtual vão surgir igual a esse. Vai ter trilha de conhecimento sobre botânica na fazendinha, vai ter aula sobre ciências dentro de um foguete etc.

Mulher com headset de realidade virtual em frente a paniel com constelações

O futuro do Metaverso está começando agora. E é muito legal fazer parte dele. Se você quer se preparar, sugiro começar agora com uma boa organização dos materiais da sua escola, do seu inventário mesmo.

A realidade do EAD nunca esteve tão presente no Brasil. E as escolas precisam investir pesado em equipamentos para suprir essa demanda. Como manter tudo em ordem e ser capaz de planejar inovações e ao mesmo tempo ter uma boa gestão financeira e pedagógica?

Com um sistema de gestão escolar, é claro. Para terminar esse texto, te convido a conhecer um pouco mais sobre o nosso sistema. A avaliação é gratuita. Vamos lá?

Marcadores:

Equipe iScholar

Equipe iScholar

Ver todos os artigos

Com 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!

Compatilhar
Compatilhar

Escolha crescer hoje com o iScholar!

Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.

Homem de negócios usando um notebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

*O iScholar precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.