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Quais são os pilares da gestão escolar?

Quais são os pilares da gestão escolar?

Equipe iScholarLeitura: 9 min

Para entender o que é a gestão escolar, entender quais são os seus pilares é o primeiro passo.

Isso porque os pilares da gestão escolar são, basicamente, uma explicação bem breve e resumida do que de fato é a gestão escolar.

Conhecendo esses pilares, você fica mais próximo de conhecer a verdadeira face da gestão escolar na prática. E é através deles que os sistemas de gestão escolar conseguem organizar todos os processos da escola.

O texto de hoje vai falar sobre todos os pilares da gestão escolar. Mas primeiro: o que você precisa ler para se aprofundar sobre o assunto?

Os principais livros sobre os pilares da gestão escolar

Livros marcados com post-its.

Quem quer se aprofundar na gestão escolar está muito bem de materiais. Existem vários autores renomados que dedicaram suas carreiras para desvendar os pontos mais importantes dela.

Nós já publicamos um texto bem completo sobre os livros de gestão escolar aqui no blog. Todos vêm com o arcabouço teórico necessário para fazer sua gestão escolar decolar. Mas ao mesmo tempo, lê-los é uma atividade longa. E são muitos livros.

Então a dica que fica é simples — leia o resto do texto, e conforme você vai se interessando pelos assuntos que vamos abordar, você pode procurar alguns livros dessa lista:

Você não precisa ler todos esses livros, é claro. Mas é sempre bom tê-los por perto para te ajudar na sua gestão escolar. 

É interessante investir na compra de todos — o valor mal chega em R$ 500,00 — e deixá-los disponíveis para a leitura por todos que se interessarem na escola.

Os pilares que vamos mostrar aqui ao longo do texto estão diretamente relacionados com esses livros. Na verdade, os pilares são como resumos, esqueminhas, do que esses grandes autores determinaram como sendo gestão escolar.

Isso dito, vamos saber quais são os pilares da gestão escolar?

Quais são os pilares da gestão escolar?

Gestor empilhando pedacinhos de madeira sobre uma mesa, ilustrando o conceito dos pilares da gestão escola

Os principais pilares da gestão escolar são os seguintes:

Acessando esses links você vai ter acesso aos nossos textos mais aprofundados sobre cada um desses temas. Vale a pena ler todos para se inteirar melhor de todos os pilares da gestão escolar.

Mas essa leitura vai levar um bom tempo, pelo menos um dia inteiro para ler todos esses textos, certo? Se você está procurando algo mais rápido, logo abaixo falamos um pouco mais sobre cada um desses pontos específicos.

É bom entender também o que é exatamente a gestão escolar.

O que entendemos pelo termo é o trabalho diário, de curto e longo prazo, conduzido pela coordenação e direção para manter todos os aspectos da escola funcionando.

E todos esses aspectos são bastante importantes para o bom funcionamento da sua escola. Sem o RH, problemas com trabalhadores podem surgir, e eles impactam as aulas.

Da mesma forma, sua escola pode ser tão eficiente quanto uma empresa, mas sem a gestão pedagógica, você ainda vai ter dificuldades em gerar novas matrículas.

Para saber mais sobre a relação que os pilares da gestão escolar têm com o trabalho sendo conduzido na escola, continue na leitura:

1 - Gestão financeira

A gestão financeira escolar está no topo da lista de prioridades dos pilares da gestão escolar. Especialmente nas escolas particulares. 

Em escolas públicas, mesmo as mais inovadoras e com os maiores orçamentos, o dinheiro vem do estado, do município ou da federação. O maior problema que pode surgir é ter menos recursos do que o necessário.

Nas escolas particulares, esse trabalho é bem diferente. Os retornos financeiros vêm das matrículas, e elas, por sua vez, vêm com tudo o que a sua escola oferece.

A gestão financeira como um dos pilares da gestão escolar está preocupada com:

  • O retorno dos investimentos feitos para atrair matrículas;
  • Gestão de custos e gastos
  • Criar os orçamentos para os anos letivos; 
  • Acompanhar a aplicação desse orçamento; 
  • Gerir os gastos com manutenções; 
  • Gestão do patrimônio escolar;
  • Gestão dos fornecedores escolares; 
  • Gestão de impostos e notas fiscais;

Dentre outros pontos específicos para cada escola.

Toda empresa tem um gestor financeiro. Na escola não deve ser diferente.

Apesar desse trabalho ser muitas vezes determinado como responsabilidade da direção, ele funciona melhor quando alguém com experiência empresarial na área assume a função.

2 - Gestão pedagógica 

A gestão pedagógica é normalmente responsabilidade da coordenadora, que com o seu time de pedagogos e pedagogas, trabalha para manter a unidade pedagógica sempre coesa.

Além de manter a pedagogia da escola nos eixos e seguindo o que foi programado no Projeto Político Pedagógico da escola, a gestão pedagógica também dá um grande foco no desenvolvimento dos alunos.

O maior ativo de uma escola particular são seus alunos. É sua responsabilidade formar cidadãos através das suas práticas de ensino, e essa formação, além de um dever social, é o que atrai cada vez mais matrículas.

A gestão pedagógica está sempre se atualizando, descobrindo tendências, as aplicando e medindo os resultados em notas e satisfação dos alunos, professores e responsáveis.

A assistência psicológica também é um ponto importantíssimo na gestão pedagógica. No link acima você lê um texto que se aprofunda muito mais sobre o assunto.

3 - Gestão de RH

Há quem diga que o RH é a parte mais importante de uma empresa. E não é diferente nas escolas.

A gestão do RH é responsável pelo bem estar de todos os trabalhadores, além de controlar os sistemas de ponto, administrar medidas disciplinares, realizar os pagamentos com holerites e resolver micro crises entre a equipe.

É muito comum que escolas pequenas terceirizem esse serviço para escritórios de contabilidade. Os custos ficam mais baratos quando os trabalhadores são poucos, e é possível dividir as responsabilidades do escritório com assuntos financeiros.

Mas escolas maiores e as que possuem várias unidades precisam muito de um RH para centralizar todas as informações.

Eles também servem como o destino certo para novos trabalhadores com dúvidas sobre o seu trabalho e também realizam processos seletivos para contratar mais pessoas.

4 - Gestão de marketing e comunicação

É muito comum que a equipe do RH se encarregue também de alguns pontos relacionados à comunicação — a abertura de novas vagas, por exemplo.

Mas é melhor contar com um time de marketing para trabalhar esse ponto porque esse time tem o domínio da comunicação e já está fazendo um trabalho similar — só que voltado para o marketing.

Vamos clarificar com um exemplo? Suponhamos que uma escola pequena dispare comunicações para os responsáveis e alunos via RH.

Quando essa escola precisar fazer um trabalho de redes sociais escolar, o RH não vai estar disponível para ajudar — essa não é nem a sua função.

Por conta disso é que surge a necessidade de trabalhar a comunicação e o marketing no mesmo departamento. A mesma equipe pode fazer os dois sem custos adicionais.

5 - Gestão administrativa

A equipe administrativa de uma escola geralmente inclui a diretoria, os sócios (ou proprietário) da escola e a coordenação — essa última em menor grau.

A gestão administrativa tem duas funções principais: a primeira delas é manter a escola funcionando no seu dia a dia.

Questões como a resolução de problemas corriqueiros, acompanhamento do trabalho da secretaria, planejamento de reuniões de pais e responsáveis etc. se encaixam nesse trabalho.

Outra função da gestão administrativa é trabalhar questões estratégicas da escola. Podemos destacar:

  • Abertura de novas unidades; 
  • Aprovação de orçamentos anuais; 
  • Expansão do número de salas; 
  • Abertura de novas modalidades de ensino; 
  • Busca e implementação de novas práticas pedagógicas;

Dentre outros pontos.

6 - Gestão tecnológica

Como o nome indica, a gestão tecnológica cuida da parte de T.I. — tecnologia da informação — de uma escola.

Sua atuação depende muito do que a sua escola normalmente oferece. Se ela tiver aulas online, por exemplo, pode ter certeza que a gestão tecnológica tem um impacto muito grande nas aulas.

Cursos técnicos via EAD, por exemplo, têm uma ênfase muito maior na gestão da tecnologia. Esse departamento vai ter um protagonismo muito maior nesses casos.

Mas hoje em dia até escolas 100% presenciais ainda precisam de pessoas para cuidar da rede de computadores, cuidar dos próprios computadores etc.

Existe um software de gestão escolar que trabalha todos esses pontos?

Pessoas usando o computador em um escritorio

É muito comum encontrar softwares de gestão escolar especializados em alguns pilares da gestão escolar.

Por exemplo sistemas de gestão com foco maior no financeiro, ou no RH, ou na gestão pedagógica.

Mas o melhor custo benefício sempre vai estar em sistemas de gestão integrados, que fazem de tudo um pouco e trabalham todos os pilares da gestão escolar.

O Sistema iScholar oferece várias opções de automação em cada um desses pontos que mencionamos. Você já conhece?

Então tenho um convite pra você. Faça uma avaliação do iScholar para entender o que podemos te oferecer. É grátis!

Vou ficar te esperando. Um abraço e a gente se vê 😉
 

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