[GUIA] Aula da saudade: decoração, roteiro e o que comprar
A aula da saudade é um dos eventos mais inesquecíveis que uma escola ou universidade pode fazer para a conclusão do curso. Depois dela, só a formatura tem uma relevância tão grande.
Para os educadores, que fazem uma aula da saudade todo ano, o evento pode ser uma despedida emocionante, mas também vai se tornando rotineiro. Mas, para os alunos, a situação é bem diferente.
Para eles, a aula da saudade vem com muita saudade mesmo. É um momento muito marcante, a culminação dos últimos anos de estudo. É na aula da saudade que os alunos começam a entender que sua vida de estudante do EM está ficando para trás.
Por conta dessa importância que os alunos colocam para a aula da saudade, todas as escolas precisam levar esse evento muito a sério, colocando os alunos em primeiro lugar e oferecendo tudo o que eles vão gostar.
Para te ajudar nisso, fizemos esse miniguia com tudo o que você precisa se preocupar: o que comprar, como montar um roteirinho, como fazer a decoração e mais algumas dicas extras.
E aí, tudo pronto para começar?
O que é a aula da saudade?
A aula da saudade é um evento que reúne todos os formandos e professores para relembrarem dos anos estudando e se prepararem para a formatura, que acontece logo em seguida - alguns dias ou semanas depois.
Durante a aula da saudade, os formandos se reencontram e a instituição - seja escola ou faculdade - traz algumas atrações e atividades para animar a festa. O conceito por trás da aula da saudade é a despedida da turma.
O estilo das aulas da saudade variam muito conforme a própria instituição e as turmas que vão participar.
É comum, no ensino médio, que as aulas da saudade sejam na própria escola, com estrutura própria montada por ela na quadra, no pátio ou no auditório.
Mas nas faculdades, as aulas da saudade costumam ser bem mais elaboradas. Principalmente porque algumas produtoras de formaturas incluem o evento no seu pacote de formatura.
Quais são os eventos de formatura além da aula da saudade?
Além da aula da saudade, uma formatura também costuma incluir um culto ecumênico, a colação de grau e a própria formatura.
Embora algumas produtoras de evento façam a aula da saudade, isso não é muito comum. O valor da formatura já costuma ser bem alto, e com a aula da saudade, o preço pode chegar a inviabilizar o evento para os formandos.
É por isso que, na maioria das instituições, a aula da saudade é feita pelas próprias escolas, com seus recursos e sua organização.
É nesse ponto que muitas instituições - escolas ou faculdades - acabam se enrolando um pouco. Um evento na escola precisa ser preparado com bastante antecedência, e acontece que a aula da saudade vai sendo deixada para depois.
Quando o fim do ano chega, muitas instituições acabam precisando correr atrás de tudo com pouco tempo para se preparar, o que causa bastante estresse.
Se você está se preparando agora, com ou sem prazo, não se preocupe. Veja agora os 5 passos fundamentais para preparar uma aula da saudade:
Passo a passo para fazer uma aula da saudade
Fazer uma aula da saudade não é necessariamente muito difícil. Você só vai precisar se preparar e ter pelo menos alguns dias de antecedência.
Se preparando e seguindo este guia, você vai conseguir oferecer uma aula da saudade que vai entrar para a história da sua escola, e que seus alunos nunca vão esquecer.
O objetivo da aula da saudade é esse, no fim das contas: criar uma memória que vai acompanhar os alunos que participaram dela para sempre.
Nós vamos abordar os 5 pontos principais da aula da saudade aqui:
- Local: onde a aula da saudade vai acontecer e o que você precisa preparar com antecedência;
- Equipamentos e buffet: o que você vai precisar comprar ou alugar para a sua aula da saudade;
- Atividades: o que vai ter de interessante na sua aula da saudade;
- Roteiro: quem vai apresentar o que e em que momento;
- Operacional: convites, transporte, segurança do evento etc.
Esses são os 5 pontos básicos para fazer uma aula da saudade na sua escola. Nada muito complicado, mas são pontos que vão precisar de bastante planejamento para que tudo dê certo.
Veja os 5 passos para fazer a aula da saudade explicados logo abaixo:
Local
O primeiro ponto que você precisa determinar é onde a sua aula da saudade vai ser. Normalmente, ela é feita na própria escola, em algum local onde é possível reunir muitos alunos ao mesmo tempo.
Aqui você tem duas opções: você pode fazer uma grande aula da saudade, reunindo todos os alunos, ou fazer uma aula da saudade para cada turma.
É comum que em escolas a primeira opção seja a mais popular, já que são várias turmas e fica difícil fazer dez eventos em dias diferentes para cada uma.
Mas o que vai bater o martelo nesse ponto é a capacidade de acomodação de onde você vai fazer a aula da saudade. Escolha um lugar arejado, de preferência com sistema de climatização, para que todo mundo fique confortável.
E ao escolher, é importante consultar o sistema de gestão escolar para ver se não tem nenhuma reserva para o espaço no dia, e informar para a escola - através do sistema ou de outras formas de comunicação - que a aula da saudade vai acontecer naquele local e no dia determinado.
Equipamentos e buffet
Para que a sua aula da saudade seja inesquecível, você vai precisar comprar ou alugar algumas estruturas previamente.
Primeiro, o buffet. Essa é a parte mais fácil, já que com uma estimativa de quantos alunos vão participar é fácil fazer uma cotação do serviço e já contratá-lo.
Para os equipamentos de áudio e vídeo, tudo depende do que você está planejando. Essa lista que elaboramos logo abaixo leva em consideração uma estrutura com música, depoimento de alunos e professores, filmagem e transmissão da festa.
Você vai precisar de:
- Mesa de som com operador treinado (ele vem com o aluguel dos equipamentos);
- No mínimo 2 microfones + 1 reserva;
- 2 caixas de som (ou mais, caso o ambiente seja maior);
- Estrutura de palco;
- Equipe de fotografia e filmagem (pode ser necessário contratar outra empresa);
- Tendas se o local for aberto (sempre pode chover);
Isso é o que você precisa para uma aula da saudade completa, mas sempre é possível economizar aqui e ali. Mas para uma experiência incrível, você vai precisar de pelo menos esses equipamentos.
Atividades
O que vai acontecer na sua aula da saudade? Quem são os professores que vão falar, os alunos, há alguma apresentação de slides que você quer transmitir?
Tudo isso precisa ser elaborado com no mínimo um mês de antecedência. O ideal aqui é apontar uma equipe multidisciplinar, com representantes da coordenação, professores e alunos, e decidir em conjunto o que vai ter de interessante na aula da saudade.
Algumas dicas do que a aula da saudade costuma ter:
Bandas de alunos;
Professores tocando músicas que usaram em aula (ótimo para professores de biologia);
Saraus de poemas;
Depoimentos de alunos;
Apresentação de slides de cada turma;
Dentre várias outras. Aqui vai depender do que aconteceu na escola durante a formação dos alunos, o que ficou de marcante.
É muito comum que, no ensino médio, cada turma fique responsável por organizar suas atividades da aula da saudade. Elas criam slides e escolhem um aluno para ser o orador da turma.
Roteiro da aula da saudade
A parte das atividades é fundamental para você entender o que vai ter na sua aula da saudade. E depois que tudo está planejado, é hora de elaborar um roteiro para saber como essas atividades vão se desenrolar.
Um roteiro de aula da saudade nada mais é do que um documento que guia exatamente o que acontece em cada momento. Ele deve ser muito bem separado, indicando quem vai dizer e fazer exatamente o quê.
É algo assim:
- Abertura: cerimonial declara a aula da saudade aberta, com agradecimentos aos presentes, professores, familiares e equipe da escola (10 minutos);
- Apresentação cultural: banda da turma C vai tocar 5 músicas (20 minutos);
E por aí em diante. Tudo o que você determinou como atividades, como explicamos no tópico anterior, precisa estar determinado nesse roteiro.
É através dele que a equipe contratada e a equipe da sua escola vão conseguir entender qual é a próxima atração, e o que é necessário fazer para que ela aconteça sem problemas.
Operacional
Por trás de todo esse trabalho de organização da aula da saudade tem um outro muito mais importante: o operacional.
É aqui que você vai se preocupar com questões como:
- A elaboração e o envio de convites;
- Como será feita a segurança do evento;
- Quem vai ficar na porta recebendo os alunos;
- Quantos convites extra por aluno;
- Se será necessário transporte para os alunos ou a equipe;
- Que horas a aula da saudade começa;
- Que horas ela termina;
Dentre outros pontos. Essa equipe do operacional trabalha melhor quando está focada, então o melhor é separar esse pessoal da turma que está elaborando a festa em si - mas sempre com muita comunicação
O que falar na aula da saudade?
Essa é uma dúvida muito comum em escolas que estão organizando uma aula da saudade. O que os professores e alunos devem falar?
Uma boa aula da saudade vem cheia de depoimentos, tanto dos alunos quanto dos professores. O ideal é falar sobre os anos que vocês passaram juntos, com mensagens de despedida e lembranças de acontecimentos que vocês viram acontecer.
Os alunos precisam falar deles próprios - cada turma elabora uma apresentação de slides e uma pequena apresentação com oradores. Cada turma tem um professor escolhido como “patrono” para a formatura, que também pode ser homenageado na aula da saudade.
Os professores e a escola, porém, devem evitar de falar especificamente dos alunos. Eles são muitos, então é impossível falar de todos.
É interessante mencionar características de cada turma, o que elas conseguiram realizar, como elas superaram seus maiores desafios etc.
Quando é feita a aula da saudade?
A aula da saudade é feita antes das preparações da formatura - antes da missa, da colação de grau e do baile de gala.
Normalmente, a aula da saudade acontece uma semana antes da formatura em si, e logo após as aulas terminarem.
Algumas escolas com limitações no calendário, inclusive, fazem a aula da saudade durante o período letivo.
Mas se você conseguir, o ideal é que ela aconteça depois, já que alguns alunos podem estar finalizando algumas atividades e não é justo colocar distrações para eles nesse período.
Como fazer a decoração para a aula da saudade?
A decoração da aula da saudade precisa ser linda para ser inesquecível. Você vai ter um pouco de trabalho para montá-la, mas quanto mais criativo e minucioso você for, mais a aula da saudade vai ficar guardada na memória.
Perceba que a preocupação com o orçamento vai ser um ponto complicado de ignorar. Você já vai estar fazendo um investimento bem alto na locação de equipamentos, buffet e estrutura, então o melhor é tentar economizar onde for possível e buscar parcerias.
Veja três dicas para elaborar a decoração para uma aula da saudade inesquecível:
Busque parcerias com lojas locais
Se sua escola pretende economizar na decoração mas sem sacrificar a experiência, uma ótima ideia é buscar parcerias com papelarias, lojas de embalagens e lojas de artigos de festas para a sua decoração.
Funciona como um patrocínio mesmo. Reserve um local no seu espaço para pendurar banners das lojas e crie um pequeno pacote de mídia para cada nível de patrocínio.
Por exemplo: a loja que ajudar com R$ 500,00 pode pendurar um banner, distribuir panfletos na entrada e dar brindes com a marca impressa para os presentes.
Mas a loja que ajudar com R$ 200,00 pode só colocar banners nos locais reservados.
Isso vai te ajudar a economizar e estreitar os laços com os negócios locais!
Peça ajuda aos alunos
Muitas escolas deixam a aula da saudade para que os próprios alunos organizem.
Eles podem ir criando um fundo ao longo do ano com eventos que eles próprios organizam, como gincanas, festas juninas, rifas etc.
Deixando a decoração com os alunos, eles vão atrás de tudo o que precisa ser comprado. A escola ajuda liberando seu espaço para qualquer evento que eles queiram fazer.
Todo mundo monta junto
A mão de obra para montar a decoração da sua aula da saudade também não pode ser ignorada de jeito nenhum. Não é fácil fazer o trabalho, que leva no mínimo um dia inteiro.
Quando você estiver com tudo comprado, compensa criar uma força tarefa de decoração envolvendo alunos e equipe da escola, e esperar para fazer a montagem quando os equipamentos chegarem.
Quando a montagem do palco, do som, dos microfones e da iluminação estiver acontecendo, você leva sua equipe para fazer a decoração. Assim os dois serviços terminam juntos e não vai ser necessário ajustar nada depois.
E aí, tudo pronto para fazer a sua aula da saudade? Espero que sim!
Mas você consegue perceber que a sua equipe precisa estar bem livre para fazer a aula da saudade acontecer, certo?
E no fim de ano, “equipe livre” não é algo muito comum em escolas. Pelo menos não nas escolas que não trabalham com um sistema de gestão escolar.
Com um sistema, todo o trabalho de fechar notas e se preparar para o próximo ano é feito de forma simples e, na maioria dos casos, automatizada.
Se você não está acreditando, te convido a fazer um teste rápido, de 7 dias, com a plataforma IScholar. É grátis e você pode começar agora! Vamos?
Marcadores:
Equipe iScholar
Ver todos os artigosCom 17 anos de expertise, nossa missão é transformar escolas em grandes empresas. Desde as soluções tecnológicas que desenvolvemos aos conteúdos que produzimos em nosso blog e materiais ricos, nosso intuito é um só: te auxiliar a conquistar uma gestão escolar de alto nível!
Escolha crescer hoje com o iScholar!
Tenha uma empresa de alta performance com o melhor sistema de gestão escolar. Fale agora com um especialista.