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Exemplo de itinerários formativos + como fazer o seu

Exemplo de itinerários formativos + como fazer o seu

Equipe iScholar

Você está procurando um bom exemplo de itinerário formativo? Pode ter certeza que você não está sozinho nessa.

Com o novo ensino médio chegando com tudo em 2023, muitas escolas estão descobrindo só agora como montar um itinerário formativo, e o tempo está passando rápido.

Só lembrando: o novo ensino médio é para todos os anos em 2023: primeiro, segundo e terceiro. Até 2022, só o primeiro ano precisava estar de acordo com os novos parâmetros.

Tem muita coisa que você precisa incluir no documento. Esse texto vai servir como um passo a passo do que precisa constar e, ao final, damos um exemplo de itinerário formativo para download, cortesia do CIEB - Centro de Inovação para a Educação Brasileira.

Começando com o principal:

O que precisa ter em um itinerário formativo?

Armários de metal usados em escola

Olha, essa é a parte mais importante desse texto. É aqui que vamos discutir o que o seu itinerário formativo vai precisar ter para ele ser formalizado.

Primeiro de tudo: o que nós vamos construir juntos aqui é um documento com todas as justificativas do seu Itinerário Formativo. Vamos deixá-lo de um jeito que qualquer pessoa da sua escola vai conseguir entender.

E qualquer gestor da educação do governo, na época do Censo Escolar, também consegue entender sem grandes complicações.

O que um bom itinerário formativo precisa ter é o seguinte:

  • Áreas de mobilização;
  • Perfil do egresso;
  • Cursos relacionados;
  • Competências específicas;
  • Competências da BNCC;
  • Carga Horária;
  • Unidades Curriculares;
  • Modalidades (presencial ou EAD);
  • Pré-requisitos;
  • Relação com outros itinerários;

Esses são os pontos principais que precisam aparecer, e estão todos já com as informações preenchidas no exemplo de itinerário formativo ao final do texto.

Mas até a gente chegar lá, vamos ver o que precisa ter em cada um desses pontos no passo a passo para montar um itinerário formativo:

Passo a passo para montar seu próprio itinerário formativo

Professores reunidos em reunião

Você sabe como montar seu itinerário formativo? A tendência é que surjam itinerários de várias entidades.

Veja: os itinerários formativos precisam estar dentro de um ou mais desses 4 eixos: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.

Então, é mais do que natural que empresas, indústrias, ONGs, Universidades etc. lancem os seus próprios. A sua escola pode se beneficiar disso!

Mas em alguns outros casos, você vai precisar editar alguns desses itinerários para que eles façam mais sentido para a sua escola.

E em outros casos, você vai precisar montar esses itinerários formativos do zero.

Aqui vamos te mostrar o que vai em cada um dos itens que enumeramos logo ali em cima. Começando:

Passo 1: áreas de mobilização

O Novo Ensino Médio agora tem áreas de conhecimento. São quatro:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

Nem todas as áreas de conhecimento precisam necessariamente estar em um itinerário formativo. Ele pode conter uma ou mais dessas áreas, além da Formação Técnica e Profissional.

Pare e pense: quais dessas quatro áreas de conhecimento você está abraçando? No nosso exemplo de itinerário formativo, disponibilizado pelo CIEB, ficou assim:

Captura de tela do Itinerário formativo da CIEB mostrando as áreas de conhecimento mobilizadas

Isso quer dizer que o Itinerário Formativo está movimentando todas as áreas de conhecimento disponíveis do Novo Ensino Médio.

Passo 2: Perfil do Egresso

O aluno egresso de um curso é aquele aluno que terminou as aulas, cumpriu toda a carga horária e, basicamente, “passou de ano”.

O perfil do egresso é onde o seu aluno vai estar depois de ele terminar o itinerário de formação. É basicamente o objetivo que seu itinerário de formação quer atingir, mas pensando na realidade do aluno.

Veja o exemplo do CIEB:

Captura de tela do Itinerário formativo da CIEB mostrando o perfil do egresso

O perfil do egresso serve para te mostrar quais são os conhecimentos que os alunos vão ter quando eles finalizarem o curso. Isso é ótimo inclusive para os próprios alunos, que conseguem ter uma ideia melhor do que o itinerário formativo vai cumprir.

Mas continuando:

Passo 3: cursos relacionados

Aqui você vai falar quais são os cursos do ensino superior que dialogam com o seu Itinerário Formativo.

O melhor que você faz aqui é elaborar uma lista dos cursos que parecem se relacionar com o Itinerário, e depois buscar nas ementas desses cursos de uma faculdade federal alguns elementos em comum.

Por exemplo: você está fazendo um Itinerário Formativo de Escrita Criativa. Logo de cara já fica claro que ele pode ter relação com os cursos de Letras, Ciências Sociais e Comunicação Social, certo?

Procure nas ementas desses cursos elementos que são similares ao que você vai oferecer no Itinerário Formativo para confirmar a sua suspeita.

O Itinerário Formativo da CIEB tem os seguintes cursos relacionados:

Captura de tela do Itinerário formativo da CIEB mostrando cursos superiores relacionados

Passo 4: competências específicas

Esse é um ponto muito importante para entender nosso exemplo de Itinerário Formativo e também fazer o seu próprio.

Vai ser aqui nas competências específicas que você vai listar tudo o que o seu itinerário formativo está se propondo a fazer.

É o momento de pensar na pedagogia e redigir alguns parágrafos explicando melhor o que o aluno vai encontrar ao longo das aulas, e como ele será beneficiado delas.

Essa é a hora de caprichar na redação. Essa é a sua maior defesa do Itinerário Formativo que você está criando ou adaptando. Veja como o CIEB incluiu no exemplo de itinerários formativos que vamos disponibilizar mais abaixo:

Captura de tela do Itinerário formativo da CIEB mostrando as competências específicas do itinerário

O nome desse Itinerário Formativo é Cultura Digital. Só pelo nome já podemos ter uma boa ideia do que ele vai abordar, mas lendo as competências fica claro o motivo desse Itinerário ser único e desejável.

É um textinho assim que você vai criar: falando um pouco do que vai ser feito e mais outro tanto do que o Itinerário vai buscar alcançar com essas ações.

Passo 5: Competências da BNCC

Todas as quatro áreas de conhecimento têm competências específicas na BNCC. Cada uma delas tem 7 competências.

Você pode consultar cada uma delas diretamente na BNCC disponibilizada pelo MEC. Clique aqui para ir direto na parte correta.

Você não vai precisar listar qual é a competência, até porque o texto é bem grande. O importante é que você consiga relacionar a competência dentro da área de conhecimento que o seu Itinerário Formativo vai se relacionar.

Não é nada complicado. Veja no exemplo:

Captura de tela do Itinerário formativo da CIEB mostrando as competências específicas mobilizadas em cada área de conhecimento

Passo 6: carga horária

Calcular a carga horária dos Itinerários Formativos também não precisa ser muito complicado. Quanto mais áreas do conhecimento ele envolver, maior precisa ser a sua carga horária.

Mas um momento aqui pra gente relembrar as cargas horárias gerais do Novo Ensino Médio:

No total, os alunos podem fazer no máximo 1.800 horas do ensino médio regular, da BNCC;

Os alunos precisam fazer 1.200 horas de Itinerários Formativos durante o Ensino Médio.

É comum que escolas ofereçam 400 horas por oferta. É o caso do nosso exemplo de itinerário formativo, que contempla 400 horas ao longo do ano.

Todas as escolas precisam oferecer no mínimo 2 Itinerários Formativos, mas todos os alunos precisam de 1.200 horas neles, no total. Então, disponibilizando três de 400 horas você alcança o mínimo do MEC.

Mas e os alunos? Será que eles não merecem vários itinerários? Quanto mais deles você tiver, melhor para a sua escola.

Passo 7: Unidades Curriculares No nosso texto sobre o Novo Ensino Médio em 2023 falamos bastante sobre as Unidades Curriculares.

Basicamente, as Unidades Curriculares são os recursos pedagógicos empregados para o aprendizado do aluno naquele Itinerário Formativo.

Então, se o aluno está fazendo um Itinerário Formativo com foco em Cultura Digital, como vem sendo o nosso exemplo, uma Unidade Curricular pode ser “Construção em Laboratório de Eletrônica”.

Mas as Unidades Curriculares não são só horas em laboratório. Elas podem ser também disciplinas tão formalizadas quanto as Áreas de Conhecimento, sendo aplicadas na própria sala de aula.

As Unidades Curriculares são as aulas do Itinerário Formativo. É sempre bom fazer essa distinção: o Itinerário é a jornada, por isso o nome. E as Unidades Curriculares são os meios de transporte utilizados.

Veja as Unidades Curriculares divididas em módulos do exemplo de Itinerário Formativo da CIEB:

Captura de tela do Itinerário formativo da CIEB mostrando as unidades curriculares

Passo 8: modalidades

Como você vai ministrar os seus itinerários formativos? Eles vão ser online ou presenciais?

O Ensino Híbrido está cada vez mais forte no país, especialmente em escolas particulares. Nem todos os Itinerários Formativos precisam necessariamente ser dentro da escola.

Aliás, para aqueles que não exigem laboratórios físicos, é até melhor que a maior parte das aulas sejam online.

Você não precisa criar um Itinerário Formativo presencial para um grupo de estudos de ficção fantástica, por exemplo. Isso pode muito bem ser discutido em reuniões pontuais.

E como as atividades são de leitura, fichamento e interpretação, muita gente prefere fazer de casa.

Quanto mais liberdade o aluno tiver para cumprir seu horário com mais tranquilidade, melhor. Lembre-se que são 1.200 horas a mais que eles precisam cumprir. Facilitar é sempre o melhor caminho.

Passo 9: Pré-requisitos

Alguns exemplos de Itinerários Formativos vão pedir pré requisitos dos alunos. Outros, da escola e do professor. Na hora da elaboração, é importante destacar quais são eles para que o aproveitamento das atividades seja maior.

Um exemplo: um Itinerário Formativo com foco em experimentos químicos através do método científico e a anotação dos resultados. O mínimo que os alunos precisam saber é como fazer a notação das fórmulas - algo que se aprende em química orgânica.

Logo, o pré requisito para esse itinerário formativo é ter completado as aulas de química orgânica.

Pré-requisitos para professores também podem acontecer. Você pode estar ministrando um curso de eletrônica, por exemplo, e exigir a presença de um programador nas Unidades Curriculares.

Lembrando que o Novo Ensino Médio permite que pessoas sem licenciatura, mas com notório saber, conduzam essas aulas.

Ou seja: bacharéis em direito podem ministrar Unidades que falem sobre o Código Penal. Ou padeiros podem ministrar Unidades que falem de fermentação na prática.

Passo 10: relação com outros itinerários

O nosso exemplo de itinerário formativo, da CIEB, dialoga com um outro itinerário formativo: o da SBC, focado em computação.

Se o seu Itinerário vai dialogar com outro, é sempre bom incluir aqui. Assim, professores podem se conhecer, alunos podem conversar sobre o curso e a interação fica muito melhor.

É claro que nada disso é obrigatório. Mas também é claro que, conforme seus Itinerários Formativos vão surgindo, eles vão se relacionar uns com os outros mesmo sem querer.

Exemplo de itinerário formativo para download

Todos os prints que a gente usou ao longo do texto são do Itinerário Formativo Cultura Digital, da CIEB.

Para acessá-lo, basta clicar neste link https://cieb.net.br/itinerario-formativo-em-cultura-digital/. É super fácil.

Ao longo desse texto, nós focamos em mostrar a apresentação do Itinerário Formativo. A sua “cara”, por assim dizer. Mas acessando o documento você vai ver que tem mais quatro páginas bem densas contendo as Unidades Curriculares.

Os Itinerários Formativos envolvem vários profissionais dando várias aulas. E todas elas precisam estar muito bem descritas no documento e no seu sistema de Gestão Escolar.

Ainda no nosso exemplo de Itinerário Formativo:

Captura de tela do Itinerário formativo da CIEB mostrando com detalhes as unidades curriculares

Cada uma das 400 horas descritas no exemplo de Itinerário Formativo está muito bem explicada: tem recursos a serem utilizados, as habilidades que vão ser trabalhadas e as práticas sugeridas ao professor.

Tudo isso fica complicado de gerenciar se a sua escola ainda está no bom e velho diário escrito à mão.

São muitas informações, e elas são bastante complexas. O melhor jeito de organizá-las é através de um software de gestão escolar. E é isso que a gente veio te oferecer.

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A maior delas é a de ser contemporânea. Hoje, os sistemas de gestão escolar já são tão necessários quanto os computadores. Até mais: quanto as próprias lousas.

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