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O que é Unidade Curricular no Novo Ensino Médio + 40 exemplos

O que é Unidade Curricular no Novo Ensino Médio + 40 exemplos

Equipe iScholar

Falar sobre as Unidades Curriculares no Novo Ensino Médio é um trabalho muito bacana. Porque elas podem ser muitas coisas ao mesmo tempo: cada uma com sua particularidade.

A transição do modelo antigo para o Novo Ensino Médio não é fácil. As escolas precisam se preparar para saber tudo o que elas precisam oferecer: a partir do ano que vem é obrigatório.

As Unidades Curriculares são parceiras dos Itinerários Formativos - é através delas que você vai realizar as metas educacionais propostas em cada Itinerário.

Mas como exatamente? É o que vamos descobrir juntos, e agora:

O que são as Unidades Curriculares do Novo Ensino Médio?

Alunos em pé escrevendo em caderno em frente à lousa

As Unidades Curriculares são as atividades presentes nos Itinerários Formativos. São elas que vão dar as horas necessárias para os Itinerários.

Vamos supor, por exemplo, que a sua escola criou um Itinerário Formativo Clube do Livro. Você já sabe o que ele vai fazer, quais são seus objetivos, quais são os professores que vão ministrar as oficinas etc.

Mas o que vai ter nesse Itinerário Formativo? Quais vão ser as “aulas”?

A resposta para essa pergunta são as Unidades Curriculares. Se o seu Itinerário Formativo tiver 400 horas, você pode dividi-las nas seguintes Unidades:

- 100 horas de leitura dirigida;

  • 100 horas de debate sobre o livro;
  • 100 horas de produção de uma história original sobre o livro;
  • 100 horas de apresentações das histórias e discussão;

Todos esses pontos são Unidades Curriculares dentro do seu Itinerário Formativo. Esse é um exemplo bem básico: as UCs costumam ser mais modulares e dinâmicas, com menos horas cada uma.

O Novo Ensino Médio está dividido em várias frentes de atuação. Tem Itinerários Formativos, FICs, Ensino Técnico e várias ramificações em cada um desses pontos.

É importante saber a nomenclatura para você não se confundir. Na internet mesmo, nesse exato momento, tem pessoas falando sobre Componentes Curriculares como se eles fossem Unidades Curriculares.

Mas você vai ver logo abaixo que eles não são:

Qual é a diferença entre Unidade Curricular e Componente Curricular?

Aluna com tablet e livro em biblioteca escolar.

Você já sabe que o Novo Ensino Médio é dividido de acordo com Áreas de Conhecimento, certo?

Elas são:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

Cada uma dessas áreas de conhecimento é separada em Componentes Curriculares - o que estamos acostumados a chamar de Disciplinas hoje.

Separado, fica assim:

- Linguagens: Língua Portuguesa/Literatura, Língua Inglesa, Arte e Educação Física; - Matemática: Álgebra, Geometria, Estatística; - Ciências da Natureza: química, física e biologia - Ciências Humanas: filosofia, sociologia, história e geografia.

Esses são os Componentes Curriculares da BNCC. Toda escola precisa ministrar essas aulas normalmente, com até 1.800 horas ao longo de todo o ensino médio.

A maior diferença está aí: as Unidades Curriculares não são determinadas pela BNCC. São as próprias escolas que vão defini-las de acordo com a sua infraestrutura e claro, com os Itinerários Formativos que elas vão compor.

No fim, toda escola precisa ministrar 1.200 horas totais em Itinerários Formativos ao longo do ano. Todas essas horas vão ser realizadas através das Unidades Curriculares.

Como criar Unidades Curriculares?

Diretora de escola sentada em mesa digitando no computador e escrevendo em caderno de anotações.

As Unidades Curriculares vão ser muito específicas para cada Itinerário Formativo. Elas podem ser similares entre si, mas somente com Itinerários Formativos que também são similares.

Vamos pegar dois exemplos de Itinerários Formativos já construídos: o de Computação da SBC e o de Cultura Digital da CIEB. Ambos estão disponíveis para download grátis.

Vendo no documento, percebemos que ambos são bem parecidos. Apesar deles não compartilharem Unidades Curriculares porque foram feitos em instituições diferentes, se fossem na mesma escola poderiam ter algumas em comum.

Por exemplo: O Itinerário Cultura Digital da CIEB tem uma Unidade Curricular de Letramento Digital. Nessa Unidade, os alunos têm seu primeiro contato com as ferramentas que eles vão usar ao longo do Itinerário.

Essa mesma Unidade Curricular poderia ser usada também no Itinerário de Computação da SBC, já que os alunos também precisam de Letramento Digital para prosseguir na sua jornada de aprendizado.

Estude as propostas do Itinerário Formativo

Esse é o principal caminho para elaborar as suas Unidades Curriculares. Todo Itinerário Formativo tem uma justificativa padronizada: qual é o Perfil do Egresso, quais Áreas de Conhecimento são movimentadas etc.

Quando você entende o que seu Itinerário Formativo está se propondo a fazer, fica muito mais simples criar as Unidades Curriculares. Elas são as ferramentas necessárias para cumprir tudo o que o Itinerário Formativo se propõe.

Converse com os professores

Quem vai te ajudar muito na elaboração das Unidades Curriculares são os próprios professores da sua escola.

Uma vez que eles são selecionados para o planejamento do Itinerário Formativo, as Unidades Curriculares já vão sendo imaginadas desde a primeira reunião de planejamento.

Não se esqueça que os professores passam a vida profissional inteira planejando aulas. Então, as melhores pessoas para desenvolver as Unidades Curriculares são eles.

Deixe tudo formalizado

É necessário uma documentação mostrando quais são as Unidades Curriculares dos seus Itinerários Formativos. E isso por uma série de motivos.

Primeiro: você vai precisar dessa formalização para conseguir trabalhar bem as aulas e não desviar da proposta inicial do Itinerário. Segundo: e se algum professor precisar ser substituído? Como fazer sem uma formalização?

Uma vez que você determinou quais são as Unidades Curriculares, faça a formalização do texto que você já tem. E nem precisa ser muita coisa escrita: se guie nos modelos que disponibilizamos ali em cima.

Disponibilize tudo para os alunos com antecedência

Uma das maiores características do Novo Ensino Médio é o protagonismo dos alunos. O aluno deve ter a liberdade de estudar as Unidades Curriculares de um Itinerário Formativo e decidir fazer o curso ou não.

Esse protagonismo faz parte da principal característica do Novo Ensino Médio: mais que ensinar a matéria, ele busca ensinar os alunos a viver em sociedade.

E no futuro, em uma faculdade e em um emprego, o seu aluno vai precisar tomar as mesmas decisões que ele está tomando agora: comparar situações e decidir o melhor caminho para ele.

Exemplos de Unidades Curriculares do Novo Ensino Médio

jovens abraçados em um parque com área verde.

Como você viu até agora, as Unidades Curriculares podem ser muitas e completamente diferentes entre si. Mas elas também podem ser similares de vez em quando.

A resposta mais simples é que elas funcionam como aulas personalizadas para cada Itinerário Formativo. Elas vão se aproveitar dos recursos físicos, estruturais e intelectuais da escola.

Um exemplo: uma Unidade Curricular ministrada por professores de Língua Portuguesa e Literatura dentro da Biblioteca usando livros da própria biblioteca. Recursos físicos (livros), estruturais (biblioteca) e intelectuais (professores).

Cada Itinerário Formativo vai ter as suas Unidades Curriculares e, dependendo das Áreas de Conhecimento movimentadas, essas Unidades vão ter suas particularidades também.

Tudo depende da sua escola. Como ela vai trabalhar os Itinerários? Quais são os recursos que você tem disponível?

Fizemos uma lista rápida de exemplos para você considerar na hora de escolher suas Unidades Curriculares para o Novo Ensino Médio - tudo separado pelas Áreas de Conhecimento.

Olha só:

Unidades Curriculares para Linguagens

Linguagens e suas Tecnologias aborda Português, Literatura, Educação Física e Arte. Esses Componentes estão buscando contemplar todos os tipos de expressão humana: verbal, física e visual.

As Unidades Curriculares para Linguagens, então, precisam ser voltadas para isso. Veja alguns exemplos:

  • Práticas esportivas variadas;
  • Leituras dirigidas;
  • Resumos e apresentação de obras;
  • Intertextualidade de obras estudadas;
  • Oficina de desenho;
  • Oficinas de circo;
  • Oficinas de teatro;
  • Pintura em tela;
  • Saraus de poesia;
  • Oficina de cordel;

Unidades Curriculares para Matemática

Em muitos casos, você vai encontrar que a Área de Conhecimento Matemática e suas Tecnologias tem apenas matemática como principal Componente.

Mas não é bem por aí. A definição de matemática no ensino médio é aritmética, estatística e geometria. Então esses três conceitos precisam ser tratados na hora de desenhar seus Itinerários Formativos e as suas Unidades Curriculares.

Veja 10 exemplos:

  • História da matemática;
  • Matemática no universo;
  • Matemática na música;
  • Construções geométricas práticas;
  • Pesquisas de opinião nas escolas;
  • Letramento digital e linguagens de programação;
  • Oficinas preparatórias para vestibulares;
  • Aulas de reforço voluntárias;
  • Finanças pessoais, impostos e economia básica;
  • Análise de dados complexos.

Unidades Curriculares para Ciências Humanas e Sociais

As Ciências Humanas e Sociais Aplicadas são as matérias mais importantes para desenvolver o senso crítico nos alunos da sua escola.

E, no fim das contas, o objetivo maior da escola é formar cidadãos. Sempre pense nisso ao trabalhar com essa Área de Conhecimento, que engloba Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Veja mais 10 exemplos de Unidades Curriculares para o Novo Ensino Médio:

  • Debates com moderação dos professores;
  • Redação de manifestos imaginários para a escola;
  • Planejamento de campanha par Grêmio Estudantil;
  • Aulas ao ar livre em parceria com Universidades;
  • Aulas de lógica e retórica;
  • Criação de discursos;
  • Análises históricas da sua cidade;
  • Análise geopolítica de um mundo que a sala cria junto;
  • Condução de pesquisas etnográficas;
  • Condução de pesquisas quantitativas.

Unidades Curriculares para Ciências da Natureza

Tudo o que a natureza criou é alvo de investigação nessa Área de Conhecimento. Isso inclui física, química e a biologia.

É provável que essas Unidades Curriculares sejam as mais simples de implantar nas suas escolas. Grande parte delas têm um laboratório que pode ser usado para química e biologia ao mesmo tempo.

A física, por ser mais abstrata, pode ser um pouco mais complexa de encontrar boas Unidades Curriculares. Mas ao mesmo tempo, ela está por toda parte - não há necessidade de investir em equipamentos caros demais.

Veja 10 exemplos de Unidades Curriculares para Ciências da Natureza:

  • Notação científica de reações vistas em laboratório;
  • Análise no microscópio de colônias de bactérias;
  • Dissecação de animais;
  • Atividades práticas de física com bolas na quadra;
  • Explorações do método científico através de experimentos;
  • Provar a teoria da evolução através de análise de características dos animais;
  • Aulas práticas de física em ambientes diferentes da escola;
  • Oficina de reciclagem;
  • Construção de esculturas funcionais, como pontes e prédios;
  • Experimentos éticos em animais cobaias.

Professor em um laboratório escolar usando jaleco e óculos.

Como manter todas as Unidades Curriculares organizadas?

Até agora você percebeu que as Unidades Curriculares são documentos bem densos, com bastante justificativas e informações pedagógicas.

O pior é que existem escolas hoje que estão entrando no Novo Ensino Médio ainda usando os conhecidos diários preenchidos à mão. Isso é completamente inviável.

Todas as informações desses cursos precisam estar muito bem formalizadas. Só assim é possível trabalhar com elas de uma forma que funcione para a escola e você não se perca aí na coordenação.

O melhor a se fazer nesses casos é contar com um software de gestão escolar. Venha fazer um teste do IScholar e veja como nós podemos te ajudar!

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