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Como dar aulas online em 7 passos simples

Como dar aulas online em 7 passos simples

Equipe iScholar

Não é fácil encontrar professores que sabem perfeitamente como dar aulas online. Sério? Aulas online, em pleno pós-pandemia? Explico:

Ao contratar novos professores, você vai encontrar muitos que já deram aulas pela internet - mas é raro alguém que estude o EAD com paixão, que saiba técnicas diferentes e que some para o seu ensino híbrido.

Isso porque a maioria dos professores formados hoje mal imaginava que o mundo ia dar a volta que deu entre 2020 e 2022. Os cursos de licenciatura, apesar de pesquisarem sobre EAD, nunca ofereceram - e ainda não oferecem - cursos de como dar aulas online.

Hoje vamos trazer algumas dicas sobre como dar aulas online, voltadas para os seus professores trabalhando hoje aí na sua escola.

Por que aprender como dar aulas online?

Reunião por videoconferência em tela de computador

O ensino híbrido está aí, quer concoreamos com ele ou não. As escolas precisam trabalhar com o EAD como uma possibilidade - mesmo que ele não seja regra.

E é até bom que o ensino à distância não seja regra - um padrão nas escolas. Para a maioria, ensino presencial ainda é o melhor jeito de ensinar, e também o melhor jeito de aprender.

Mas com as limitações técnicas da internet ficando cada vez menores, o ensino híbrido está ficando cada vez mais popular. Existem escolas de ensino médio, por exemplo, expandindo suas atividades e oferecendo cursinhos pré-vestibulares para o Brasil inteiro.

E nesses casos, os professores precisam estar preparados para oferecer as melhores aulas. Existem várias escolas oferecendo a mesma coisa. O melhor jeito de se destacar pode ser por meio dos professores.

E indo além da oportunidade de negócio com o EAD, o modelo híbrido também ajuda bastante os alunos. Apesar de ser mais difícil de controlar, oferecê-lo na escola pode ser um bônus na hora de fechar novas matrículas.

Os Itinerários Formativos podem ser online

Pessoas reunidas em mesa com computadores e eletrônicos

Você está sabendo sobre o Novo Ensino Médio? Ele está começando agora, em 2023, a ser obrigatório para todas as escolas.

E o Novo Ensino Médio traz algo que também vai se beneficiar bastante do EAD: os Itinerários Formativos.

Os Itinerários são cursos que os alunos precisam fazer de forma concomitante às aulas. Eles precisam completar 1.200 horas nesses Itinerários ao longo dos três anos do ensino médio.

Inclusive, temos um texto que traz alguns exemplos de Itinerários Formativos para download, se você quiser saber mais sobre o assunto.

Acontece que nem todos esses Itinerários Formativos precisam ser administrados de forma 100% presencial. Muitos deles podem ter módulos - ou Unidades Curriculares - completamente online.

Uma oficina de escrita criativa, por exemplo. Em Unidades Curriculares destinadas a discutir algum texto, os alunos podem se encontrar online ao invés de ir para a sala de aula.

E com alguns avanços do metaverso, essas aulas online podem ficar ainda mais dinâmicas sem você precisar gastar nada.

Unidades Curriculares online vão ser bem populares porque a carga horária dos Itinerários é difícil de cumprir. Os alunos precisam ir à escola fora do horário, o que é sempre difícil de garantir.

E claro: os pais vão agradecer não ter que levar e buscar os filhos à escola 4 vezes por dia.

Como dar aulas online em 7 passos simples

professor sentado em mesa com macbook

Dar aulas online é um trabalho de preparação, talento e experiência. A primeira parte é fácil de resolver - você e os professores da sua escola estão lado a lado nessa tarefa.

A segunda parte já vem praticamente resolvida. Seus professores tem um talento enorme no que eles fazem de melhor - dar aulas.

A experiência vem com o tempo. Não é experiência em dar aulas, mas em dar aulas online. Isso vem com o tempo e com o entendimento do que o novo formato oferece, e suas limitações também.

Todos os sete passos que oferecemos aqui estão relacionados com esses três pontos básicos. Seus professores vão entender como se preparar, como extrair o melhor do talento que eles já têm e como melhorar a cada nova aula ministrada.

Saiba mais:

1. Equipamentos necessários para a escola

Antes de entender como dar aulas online, você precisa garantir que a sua escola tenha os equipamentos necessários para oferecê-las aos seus alunos.

Imagine que, na aula presencial de matemática, o professor pare a cada 10 minutos porque ele não consegue mais falar. Isso atrapalha bastante seu raciocínio e o dos alunos, certo?

Nas aulas online, o risco disso acontecer é imenso caso você não tenha os equipamentos corretos.

O primeiro equipamento que você vai precisar comprar e instalar é uma câmera multidirecional com microfone embutido. Os modelos da Poly são os mais usados em aulas online hoje - navegue pelo link para descobrir o que faz mais sentido para a sua escola.

A câmera de videoconferência já resolve o microfone e a filmagem, e dependendo do modelo, também resolvem a conversa entre alunos e professores. Existem câmeras que captam o que você diz e também reproduzem o que os alunos estão dizendo.

Indo além do equipamento, você vai precisar de uma boa plataforma de videoconferências e uma internet de no mínimo 100mb para não ter quedas na conexão.

A internet depende da provedora aí na sua cidade, e aqui vão 5 recomendações de plataformas para te ajudar na escolha da ideal:

2. Plano de aula que leva em conta o online

Tudo certo com o seu equipamento? Agora vamos pensar no como de como dar aulas online.

A preparação de uma aula online é diferente da que você faz para uma aula presencial. Você precisa levar em conta alguns fatores que o formato traz, como a timidez dos alunos, não poder olhar nos olhos de cada um, interrupções, dificuldade em estabelecer um diálogo de grupo etc.

Em uma sala de aula que o professor domina, é simples fazer uma pergunta e esperar que os alunos levantem a mão para responder. Mas no online, o professor precisa ficar acompanhando a tela para saber quem levantou a mão.

Essas pequenas diferenças se tornam bem grandes na hora de aplicar a aula online. É trabalho da coordenação pedagógica elaborar estratégias diferentes para o EAD. E é papel do professor ajudar nessa elaboração e sempre buscar melhorias no seu processo.

3. Espaço para perguntas fora da explicação

Expandindo um pouco mais sobre o planejamento de aula: as perguntas e comentários precisam ser incluídos após a explicação principal do professor.

Aulas online funcionam mais como pequenos seminários. Elas não são tão participativas por uma limitação do formato e dos equipamentos.

Todo mundo conversando ao mesmo tempo é complicado. E enquanto em sala de aula isso é fácil de resolver - o professor está na frente ou no centro e conduz a discussão - online isso fica muito mais difícil.

O professor pode ter dificuldades em estabelecer um diálogo onde tudo mundo fala junto. É preciso que as perguntas sejam feitas depois da explicação justamente por isso - para que ninguém se perca.

4. Use técnicas de ensino diferentes das que você usaria em uma aula presencial

Os dois últimos passos mais esse são complementares. Você vai entender, quando acompanhar os professores dando suas aulas online, que as técnicas de ensino são bem diferentes entre as duas mídias.

Não é possível manter uma sala online engajada do mesmo jeito que você manteria uma sala presencial. Novas técnicas, exclusivas para o online, são necessárias.

Veja alguns exemplos:

  • É preciso desenhar tudo no quadro durante todas as explicações;
  • É preciso um material ou plano de aula entregue para os alunos antes;
  • Não é uma boa ideia deixar os alunos copiando da lousa;
  • Não compensa abrir longas discussões onde ninguém entende ninguém;
  • É preciso chamar os alunos que não interagem constantemente;

Dentre outras situações. Dar aulas online é diferente do presencial. Com o tempo, os professores mesmo vão encontrar essas diferenças e trabalhá-las com você para chegar na melhor solução possível.

Mais sobre esse último ponto:

5. Chame os alunos que não interagem para a ação

É comum que alunos desliguem a câmera e vão fazer outras coisas durante uma aula online.

Isso é algo impossível em uma sala de aula presencial? Quem já foi professor sabe que não. Alunos deitam e dormem, alguns não falam nada nunca, outros decidem mais conversar do que assistir as aulas.

O problema é que, durante o online, alguns alunos podem se fechar tanto que não são nem vistos pelos professores. Durante a aula, o professor precisa ficar de olho na tela sempre para saber se está todo mundo lá.

Aluno assistindo uma aula online.

E atenção: os programas de videoconferência que sugerimos podem ter problemas em telas menores, como a de notebooks. Uma sala de 40 pessoas, por exemplo, vai ficar com todo mundo tão espremido na tela que é difícil do professor ver quem está dormindo ou acordado.

Dependendo do programa, inclusive, alguns alunos podem nem aparecer.

É interessante investir em uma televisão para dar aulas online por conta disso. Assim o professor pode olhar nos olhos de todos os alunos com a câmera ligada, e tem uma visão maior de quem está fazendo o quê.

6. Tente encontrar melhorias diretamente com os alunos

As únicas pessoas com tanta autoridade quanto os professores para falar da experiência de ter aulas online são os próprios alunos.

Inclusive, eles têm experiências ruins com a pandemia, onde o EAD virou norma de um dia para o outro. Eles sabem o que não dá certo. Com a ajuda deles, escola e professores começam a construir o que funciona.

Sempre converse com os alunos e pergunte o que pode ser melhorado em todas as turmas EAD da sua escola - tanto do ensino regular quanto nos Itinerários Formativos.

7. Faça avaliações periódicas do aprendizado

As provas durante um período EAD precisam ficar um pouco mais frequentes para que você consiga avaliar o aprendizado dos alunos.

Itinerários Formativos, por exemplo, não tem provas. Ninguém “passa de ano” em um Itinerário. Mas ainda assim, formas alternativas de avaliação precisam ser implementadas, nem que seja de forma informal diretamente com os professores.

Como organizar o currículo EAD da sua escola

Trabalhar com duas turmas ao mesmo tempo - presencial e EAD - não é a tarefa mais fácil do mundo. Nem de longe.

Na verdade, é uma das mais difíceis. Os modelos tradicionais de gestão escolar estão se transformando, e um dos motivos é a a digitalização das aulas.

A tecnologia está chegando com tudo nas escolas e você precisa estar preparado para ela. Uma das formas de se preparar é usando um sistema de gestão escolar.

Isso sem falar no Novo Ensino Médio, que traz seus próprios desafios.

Com um sistema de gestão escolar, você consegue acompanhar de forma simples e centralizada o desempenho de todas as suas turmas. Notas, presença, tudo: o sistema trabalha de um jeito muito amplo.

Isso sem falar na organização do seu financeiro, na venda de uniformes, eventos escolares etc. Tudo fica melhor com um sistema de gestão.

Mas você não precisa acreditar nisso: teste hoje, grátis, a plataforma IScholar e veja você mesmo como ela funciona!

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