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O que são os eixos estruturantes do novo ensino médio?

O que são os eixos estruturantes do novo ensino médio?

Equipe iScholar

Você sabia que agora o Novo Ensino Médio tem 4 eixos estruturantes, todos voltados para os novos conhecimentos que os jovens precisam ter no mundo de hoje?

E o mais interessante é que esses eixos estão organizados de uma forma prática, dialogando com outros recursos que transformam completamente o ensino e o aprendizado.

Eles não são guias genéricos ou diretrizes que ninguém sabe onde aplicar. Toda a documentação do MEC, incluindo a BNCC, mostra usos práticos dos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio.

Eles chegaram para identificar perfis de alunos em grandes categorias que servem para muito mais do que o aprendizado - com os eixos estruturantes, os alunos se preparam para a vida cidadã, para a universidade e para o mercado de trabalho.

Vamos descobrir como formar cidadãos através dos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio?

O que tem de diferente no Novo Ensino Médio?

Aluno do ensino médio junto com colegas.

Nós já fizemos um texto super completo falando sobre tudo o que tem de diferente no Novo Ensino Médio, mas é sempre bom relembrar, né?

O Novo Ensino Médio vem com modalidades de aprendizado diferente e uma carga horária ampliada para os alunos. Agora, contando os três anos, todos os alunos precisam cumprir até 1.800 horas do currículo regular da BNCC e mais 1.200 horas dos Itinerários Formativos.

Mas além dessas horas a mais que os alunos vão precisar cumprir, o Novo Ensino Médio vem com modalidades de aprendizado diferentes. Vamos dar uma relembrada em cada um dos pontos?

Ensino Técnico junto com o Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio abre a possibilidade dos seus alunos de cursarem, simultaneamente, o ensino médio regular junto com o ensino técnico.

Isso funciona através das separações de horas. O ensino técnico, voltado para o mercado de trabalho, também pode funcionar como um Itinerário Formativo, que vamos ver um pouco mais pra frente.

Nessa nova carga horária, os alunos podem complementar as reservadas para outras atividades - ou seja, as que não estão incluídas nas 1.800 da BNCC - com o ensino técnico.

Dessa forma, quando eles terminarem o terceiro ano, já vão ter um diploma técnico junto com o diploma escolar do Novo Ensino Médio.

As matérias do Novo Ensino Médio mudaram?

As matérias se mantém iguais no Novo Ensino Médio. A diferença é que agora elas são chamadas de Componentes Curriculares, e estão presentes dentro das 4 grandes Áreas de Conhecimento.

São elas:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

Percebeu alguma semelhança com os assuntos cobrados no ENEM? Essa padronização vai ajudar os alunos na hora de fazer a prova mais esperada do ano.

Dentro de cada uma dessas Áreas de Conhecimento, os Componentes Curriculares são divididos assim:

  • Linguagens: Língua Portuguesa/Literatura, Língua Inglesa, Arte e Educação Física;
  • Matemática: Álgebra, Geometria, Estatística;
  • Ciências da Natureza: química, física e biologia
  • Ciências Humanas: filosofia, sociologia, história e geografia.

Agora existem os Itinerários Formativos

A maior mudança do Novo Ensino Médio, de longe, é a presença dos novos Itinerários Formativos.

Eles são cursos pontuais ofertados como parte do currículo das escolas, e podem ser desenvolvidos pelas próprias escolas ou adaptados de outras fontes.

Inclusive, oferecemos dois Itinerários Formativos no nosso texto que dedicamos inteiramente a eles. Você pode baixá-los grátis.

Esses Itinerários Formativos são cursos mesmo, com carga horária definida, professores e aulas pré-definidas. A diferença é que eles não fazem parte do currículo da BNCC.

Então, um Itinerário Formativo não pode ser “aulas de reforço de química orgânica”, por exemplo. Isso é função do currículo regular da BNCC.

Os Itinerários Formativos estão aí para outra função - trazer assuntos que a escola não trazia antes. E isso só é possível através dos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio.

Vamos conversar mais sobre eles?

O que são os eixos estruturantes do Novo Ensino Médio?

Pessoas fazendo anotações em um livro.

Um eixo é uma linha que atravessa o centro de um corpo, fazendo com que esse corpo tenha um movimento de rotação.

É igual o eixo de um carro, por exemplo.

Os eixos estruturantes do Novo Ensino Médio servem exatamente esse propósito - é através deles, essas 4 retas que atravessam os Itinerários Formativos, que é possível trazer sentidos diferentes para o aprendizado do aluno.

Os eixos estruturantes nada mais são do que a fundamentação temática dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Lembra quando falamos que eles não poderiam ser só “aulas de reforço da matéria X?”.

Pois é: os eixos estruturantes é que garantem que isso não vai acontecer, que os Itinerários Formativos vão permanecer independentes tematicamente, ainda que fundamentados no currículo regular que todo mundo já conhece.

Temos 4 eixos estruturantes principais no Novo Ensino Médio. São eles:

1. Investigação científica

recriação de “A Criação de Adão”, com uma mão enluvada tocando em outra com um átomo no meio.

Um dos pontos mais em alta na sociedade hoje é a investigação científica. Passamos por um momento tão delicado com a pandemia da COVID-19 que esse eixo estruturante do Novo Ensino Médio chega para aplacar a curiosidade de todos os minicientistas.

E haja curiosidade! Durante a pandemia, os cientistas viraram verdadeiros superstars. A demanda por cursos assim vem crescendo cada vez mais nas escolas.

O eixo estruturante Investigação Científica busca preparar os alunos para todos os rigores dos projetos científicos conduzidos para os mais diversos fins.

A ciência tem vários mecanismos, e alunos inclinados a seguir uma carreira acadêmica só vão descobrir os rigores da pesquisa quando chegarem na universidade. Muitos, dependendo do curso, só quando forem terminar o ensino superior.

Preparar os alunos para a ciência desde a adolescência é o maior objetivo do eixo Investigação Científica. Mas como isso é feito dentro de um Itinerário Formativo?

Investigação Científica na prática

Como aplicar esse eixo em um Itinerário Formativo? De várias e várias formas. A que mais chama a atenção é a condução de um projeto científico de verdade, com todos os rigores que a ciência requer.

Aqui estamos falando de método científico, hipóteses, experiências, conclusões e formalização em um trabalho final. Uma ideia interessante é pedir para os alunos encontrarem teorias e tentar prová-las através do método científico.

Isso é algo que todo mundo que segue uma carreira acadêmica vai precisar fazer na Universidade. Não só quem estuda biologia, química etc. - a produção científica não tem disciplina.

2. Processos Criativos

Rapaz pintando em tela com mulher ao lado dele, observando.

Esse eixo estruturante do Novo Ensino Médio busca levar os alunos ao pensamento artístico - seja ele em qualquer mídia.

Quando pensamos em arte nas escolas, imediatamente lembramos dos cadernos de desenho, das cópias em papel de seda e das experiências com tinta guache. Mas os processos criativos são mais do que isso - a própria arte é mais do que isso.

O objetivo desse eixo estruturante do Novo Ensino Médio é estimular o pensamento criativo em todas as áreas de aprendizagem do aluno. Inclusive em outras que não estão relacionadas diretamente com a arte: o pensamento inovador, por exemplo.

O interessante no eixo Processos Criativos é fazer essa conexão com outras áreas além das artes. É claro: há muito espaço para ela. Mas também há espaço para habilidades criativas modernas, que estão surgindo agora, e que são demandadas pelo mercado de trabalho.

Processos Criativos na prática

O limite para Itinerários Formativos com foco nos Processos Criativos não existe. São tantas formas de abordar o pensamento criativo e sua expressão que a escola fica livre para escolher o que faz mais sentido para ela.

Algumas sugestões:

Dentre outras.

3. Mediação e Intervenção Sócio Cultural

Recorte de papel com homem, mulher, crianças e um cadeirante.

Esse é o eixo estruturante do Novo Ensino Médio que mais toca nas ciências humanas e sociais. Aqui, o aluno vai se inteirar de acontecimentos reais da escola e da comunidade onde ele vive e propor mudanças e reflexões.

Esse também é o eixo estruturante do Novo Ensino Médio mais abstrato de todos os outros, até mesmo do que o anterior, Processos Criativos.

Na Mediação e Intervenção, os alunos vão aprender a olhar para a sociedade, compará-la, compilar dados e, através deles, chegar a conclusões sobre a sua própria vida e a dos seus colegas.

Além disso: conclusões sobre seus professores, sobre a escola, sobre sua família e sobre a sociedade em geral.

Esse eixo estruturante trata de cidadania. Ele é extremamente importante, já que a função social da escola é justamente formar cidadãos.

Mediação e Intervenção Sociocultural na prática

Que tal levar os alunos para fazer trabalhos de campo? Lembra quando falamos que a ciência não está restrita à química, biologia etc?

Pois é: as Ciências Socias têm métodos claros, voltados para a historiografia e a análise em campo.

Os projetos de Mediação e Intervenção Sociocultural podem ser voltados para isso: análise da história, elaboração de hipóteses e experimentos conduzidos com pessoas reais.

4. Empreendedorismo

Entre os eixos estruturantes do Novo Ensino Médio, o que trata de Empreendedorismo tem um grande potencial para ser o mais popular de todos.

Isso porque o Empreendedorismo por si só está em alta no país. O Brasil é o país dos empreendedores, sendo que, segundo o IBGE, 99% das empresas operando aqui são microempresas, pequenas empresas e médias empresas.

Mas também é fato que 60% das empresas fecham antes de completarem cinco anos de idade. Por que você acha que isso acontece?

É muito porque o brasileiro, sem nenhuma aula na sua vida sobre Empreendedorismo, acaba fazendo muita coisa no instinto. Algumas dão certo, mas as que dão errado dão muito errado.

A educação empreendedora consegue imprimir nos alunos, desde muito cedo, a importância de pequenas ações que mantém empresas funcionando.

Assuntos como folha de pagamento, quando contratar, análise de concorrência e plano de negócios precisam ser trabalhados na escola para que nosso cenário empreendedor fique cada vez mais forte.

####Empreendedorismo na prática

A empresa júnior é um ótimo recurso para trabalhar esse eixo estruturante do Novo Ensino Médio.

Mas ela precisa ser trabalhada nos rigores do negócio: desde o plano de ação até a construção do plano de negócio, passando por captação de recursos e análise do mercado.

Esse por si só já pode ser um Itinerário Formativo, o que você acha?

Garoto com camisa gola polo azul segurando um tablet.

Como funciona a relação entre eixos estruturantes e Itinerários Formativos

Os eixos estruturantes, pelo que você está vendo até aqui, têm muitas áreas de compatibilidade entre eles. Eles funcionam melhor juntos.

O exemplo de Itinerário Formativo que oferecemos no nosso texto sobre o tema (link novamente para quem não viu) mobiliza todos os quatro para tratar de Cultura Digital.

O ideal é que seus Itinerários Formativos movimentem todos os eixos estruturantes. E não é difícil fazer isso. Há espaço para pensamento criativo, científico e social na criação de uma empresa júnior, por exemplo.

https://conteudo.ischolar.com.br/transforme-a-sua-instituicao-em-uma-empresa-lucrativa Banner Material Rico 1 [extendido] (1).png Se eles foram feitos para serem trabalhados em conjunto, não faz sentido separá-los. E como eles trabalham tão bem juntos, é melhor mantê-los sempre assim.

Se você ainda está com dúvidas sobre o Novo Ensino Médio, o blog Ischolar tem uma série de textos focada nisso.

Temos um texto geral, que fala sobre tudo o que tem no Novo Ensino Médio, um focado nos Itinerários Formativos, outro sobre Unidade Curricular e agora esse.

Cada um desses textos vai te ajudar a compreender melhor onde você está entrando no Novo Ensino Médio.

A gente se vê no próximo texto!

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